domingo, 14 de outubro de 2007

EM 2008, CONCURSO PÚBLICO PARA CORONEL DA POLÍCIA MILITAR.

Jovem cidadão fluminense não perca a oportunidade de ser um Coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, inscreva-se no “Concurso para Coronel da Polícia Militar”, as inscrições para o concurso serão novamente disponibilizadas em 2.008, conforme edital público a ser divulgado oportunamente.
Seja um Policial Militar.
Seja um herói social.
Seja um Coronel da Polícia Militar.
Seja um líder.
Seja um mandatário dessa Instituição bicentenária, honrada e gloriosa, que tem a nobre missão de servir e proteger o cidadão fluminense.
Seja um Instrutor Militar formando as novas gerações da Polícia Militar.
Seja um Comandante, Chefe ou Diretor de uma Organização Policial Militar tendo centenas de homens e mulheres a seu comando.
Seja o responsável pelo desenvolvimento da Polícia Ostensiva e da Polícia de Preservação da Ordem Pública.
Seja uma autoridade de Polícia Judiciária Militar, instaure e solucione Inquéritos Policiais Militares, Sindicâncias e Averiguações.
Seja um Juiz Militar, quando convocado pela Auditoria de Justiça Militar.
E quem sabe, você será um dos próximos Comandantes Gerais, dirigente de toda a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Jovem cidadão fluminense a Polícia Militar tem duas portas de entrada, pelas quais você poderá ingressar na Instituição e chegar a ser um Coronel da Polícia Militar.
A primeira porta é o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – 31 de Voluntários, onde você fará o Curso de Formação de Praças, com duração média de oito meses.
Você retornará sistematicamente a esse quartel que forma heróis sociais ao longo de sua carreira na Polícia Militar.
Voltará para o Curso de Formação de Cabos, para o Curso de Formação de Sargentos e para o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos.
Nessa altura, 1º Sargento ou Subtenente, com mais de vinte e cinco anos de serviço, você poderá realizar o concurso interno para o Curso de Formação de Oficiais do Quadro de Oficiais da Administração - QOA.
Aprovado você realizará o curso na Academia de Polícia Militar D. João VI – APM - a segunda porta de entrada na Instituição e caso conclua com aproveitamento o curso, após os oito meses de duração, será um Oficial, no posto de 2º Tenente.
O tempo seguirá e você será promovido a 1º Tenente e depois a Capitão, quando prestará um novo concurso interno, dessa feita para o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, realizado na Escola Superior de Polícia Militar - ESPM.
Um novo obstáculo a ser ultrapassado.
Aprovado e tendo concluído o curso de oito meses estará habilitado para daqui a alguns anos ser promovido a Major.
Jovem cidadão fluminense, na verdade, utilizando a primeira porta de entrada e seguindo a carreira como Praça, atualmente você só alcançaria o Posto de Major, encerrando a sua carreira com mais de trinta anos de serviço.
Entretanto, você que estará entrando em 2008, pode sonhar que na sua época, o último posto do QOA já seja o de Coronel – o último da escala hierárquica.

Entretanto, jovem cidadão fluminense, você poderá acelerar significativamente a sua carreira, optando por entrar diretamente pela segunda porta – a APM D. João VI.
Participe do concurso para o Curso de Formação de Oficiais, realizado na APM D. João VI.
Aprovado você será matriculado no CFO – curso superior - que tem a duração de três anos e carga horária igual à de uma faculdade civil com duração de seis anos.
O CFO funciona em regime de internato com aulas pela manhã e a tarde.
Ingressando em 2008 e concluindo o curso com aproveitamento, no dia 1 de dezembro de 2010, você será declarado Aspirante à Oficial.
Em seguida você será submetido a um estágio probatório nas Unidades Operacionais da Polícia Militar e caso seja avaliado positivamente, no dia 25 de agosto de 2011 será promovido ao posto de 2º Tenente.
Jovem cidadão fluminense, como pode perceber a segunda porta lhe permitirá alcançar o Oficialato muito mais rapidamente.
Todavia, devemos esclarecer que optando por entrar pelo CFAP – 31 de Voluntários, você poderá participar dos concursos para ingresso no CFO, você não precisará percorrer todas as graduações.
Atualmente, na Polícia Militar podemos afirmar que todos os novos integrantes podem alcançar o último posto da Instituição, basta estudar.
E voltando a você, agora um 2º Tenente, o tempo seguirá, no mínimo 2 (dois) anos e você será promovido a 1º Tenente e depois a Capitão, isso depois de mai 3 (três) anos, no mínimo.
Já com mais de dez anos de serviço, no posto de Capitão, você enfrentará uma nova barreira para prosseguir na carreira, o concurso interno para o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, sem o qual você não poderá ser promovido a Major, interrompendo a sua carreira.
Aprovado no concurso e concluindo o curso com aproveitamento, você aguardará a próxima promoção ao posto de Major, que deverá alcançar com mais de quinze anos de serviço.
Na proximidade do seu vigésimo ano de serviço surgirá uma nova barreira, o concurso interno para o Curso Superior de Polícia Militar.
Aprovado no concurso, talvez já como Tenente Coronel, caso você conclua com aproveitamento o CSP, estará habilitado para ser promovido a Coronel.
E assim, possuindo quase trinta anos de serviço, você será promovido a Coronel da Polícia Militar e estará habilitado para ser o futuro Comandante Geral, isso lá pelo ano de 2038.
Ao longo dessa carreira você terá chefiado seções, comandado companhias e batalhões.
Comandará as mais diversas Operações Policiais Militares, além de trabalhar nos finais de semana e nos feriados, principalmente, nos grandes eventos, nos carnavais, nos natais e nas passagens de ano.
Jovem cidadão fluminense, eu deixei de fornecer alguns detalhes importantes, no que diz respeito ao desempenho profissional.
O Oficial da Polícia Militar é avaliado semestralmente por uma comissão composta por três Oficiais e presidida pelo seu Comandante direto.
Ser mal ou bem avaliado é fundamental para as promoções por merecimento, que passam a ocorrer para os postos de Oficiais Superiores (Major, Tenente Coronel e Coronel).
O aproveitamento nos cursos de formação, aperfeiçoamento e especialização (você fará alguns ao longo da carreira) também é muito importante.
O aspecto disciplinar também é relevante no processo de avaliação, as punições diminuem o conceito.
Além das avaliações feitas pelos Comandos diretos dos Oficiais, a Polícia Militar possui ainda a Comissão de Promoções de Oficiais, presidida pelo Comandante Geral e composta por sete membros, todos Coronéis, que o avaliará para as promoções por merecimento.
Jovem cidadão fluminense aproveite as vantagens que o CFO lhe proporciona, considerando que a carga horária de matérias jurídicas é muito grande, o que permitirá que elimine vários créditos no curso de bacharel em direito, realizado nas faculdades públicas e privadas.
Aliás, devo avisá-lo, embora não seja uma exigência, inexiste na Polícia Militar Coronel que além do curso superior de formação – CFO – não possua pelo menos mais um curso superior, além de pós-graduações, sendo que a maioria possui o curso de bacharel em direito, pelas razões já expostas.
Infelizmente, jovem cidadão fluminense, não existe concurso direto para o posto de Coronel da Polícia Militar e devo avisá-lo, nem para o posto de Coronel do Corpo de Bombeiros Militar, ou Coronel da Aeronáutica, ou Coronel do Exército e nem para o equivalente na Marinha, o posto de Capitão de Mar e Guerra.

Chefes militares, só de carreira!


PAULO RICARDO PAÚL

CORONEL

CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

SENHOR:
LI ATENTAMENTE O "PASSO-A-PASSO"
QUE O JOVEM DEVE SEGUIR PARA SER POLÍCIAL MILITAR. AO FINAL DA LEITURA, FICOU A PERGUNTA: VALE A PENA?

Anônimo disse...

Um pingo é letra.

Anônimo disse...

QUANDO SE TEM IDEAL TUDO VALE A PENA,SOMENTE OS FORTES CONTINUAM A LUTAR PELA PEMERJ MELHOR E POR SEUS IDEIAIS.PARA SER MILITAR TEM QUE TER CARATER, DIGNIDADE, HONESTIDADE E IDEAL.

PAI DE MILITAR,QUE TEM ORGULHO DE TER SEU FILHO COMO 1º TENENTE DA PEMERJ ,E HOJE ESTA ESTUDANDO, FAZENDO DIREITO.

Anônimo disse...

Ô Major Wanderby, um pingo é um pingo. O que o Cel Paul quiz dizer é que na P. Civil um gatotão ou uma moça que acabou de sair da faculdade de Direito, faz uma inscrição, passa numa prova que não é lá essas coisas e pronto! alcança um dos cargos mais elevados na hierarquia da Polícia Civil. Muitas das vezes não sabe sequer usar uma simples pistola, tem medo de vagabundo e treme só de ouvir barulho de tiro num stand. Mas como lhe é conferida a prerrogativa de autoridade, recebem um generoso salário dos cofres públicos, quase não trabalham e muitos ainda atrapalham uns poucos que querem trabalhar. Chegam tarde nas DPs e saem cedo. Seus almoços duram horas enquanto o babaca do PM lhes aguardam para avaliar uma ocorrência para ver se cabe ou não a Autuação em Flagrante. Não investigam nada, não comparecem aos locais de crime e mamam no 643(muitos deles). Enquanto o PM... deixa prá lá, é muito sofrimento.

Anônimo disse...

É, acho que o amigo "Anônimo" (acima), o qual cita as palavras do Maj Wanderby, não entendeu a questão... Considero que, para se chegar ao posto de Coronel, ou Major QOA não é algo muito fácil.

É uma árdua e longa jornada a ser galgada em uma carreira militar, mas, dizer que "é só fazer uma provinha" se atinge a "ponta" da hierarquia na PCERJ é uma tremenda falta de conhecimento. Em primeiro lugar, ao prestar o concurso para Delegado de Polícia, ao ser aprovado, o futuro policial iniciará sua carreira na condição de Delegado de Polícia 3 classe; em segundo lugar, "uma provinva que não é lá essas coisas" é considerado o concurso mais disputado do Brasil !

Além disso, para se tornar um Delegado de Polícia o candidato deve ter no mínimo formação superior em direito, o que dura em média cinco anos...