segunda-feira, 1 de outubro de 2007

CAPITÃO LUIZ ALEXANDRE e JORNALISTA GUSTAVO DE ALMEIDA.

Texto extraído do blog do Capitão Luiz Alexandre:
http://capitaoluizalexandre.blogspot.com/
Sábado, 22 de Setembro de 2007.
Acusações do Super Del Pol Alexandre Neto.

Esse texto, segundo a jornalista Roberta Trindade, é do Super Del Pol Alexandre Neto. Engraçado como não vejo em nenhum momento ele acusando Policiais Militares de nada. Na verdade, ele só acusa integrantes de sua própria casa.

Ahhhh... Mas esqueci!!! Jogar a culpa no miserável do PM é sempre mais fácil.

Retirado do Blog Pauta do Dia:
(http://robertatrindade.wordpress.com/).

“UOMINI D’ONORE

Os diálogos obtidos a partir das investigações da Polícia Federal ao chamado grupo dos “INHOS” dão a dimensão do envolvimento destes com o ex-chefe de Polícia e a verdadeira noção da teia interinstitucional que se formou a partir de tal perigosa ligação, que alcançou os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do próprio Ministério Público, desnudando ainda o próprio perfil da inspetora de polícia - e atual deputada federal - que diz ter prendido os maiores marginais do Rio de Janeiro durante os governos da família Garotinho.
Não foi à toa que ela foi escolhida, a dedo, por Álvaro Lins para ocupar cargos estratégicos e importantes da Polícia Civil Fluminense.
Foi a primeira inspetora a ocupar a chefia do CINPOL (Centro de inteligência da Polícia Civil), em detrimento de uma autoridade policial. Para ela não valia a chamada “Lei da Mordaça”.
Tinha autorização para dar entrevistas e enaltecer os feitos da administração de seu ex-chefe, a quem passou a dever sua notoriedade nos meios de comunicação.
Daí sua indignação ao dossiê sobre seus amigos “INHOS” e aos artigos publicados no “O GLOBO” pelo ora subscritor, que sempre davam conta do desastre da política populista implantada pelo governo Garotinho na área da segurança pública, cujos reflexos são suportados pela sociedade e pelo atual governo.
As grandes “canas” que a inspetora diz ter patrocinado não resolveram o problema de nosso estado. Mas certamente resolveram o seu, pois hoje ela é deputada federal e abandonou “sua equipe” de policiais à própria sorte em uma delegacia no interior do estado, “deixando-os na pista”.
O teor das escutas telefônicas procedidas pela Polícia Federal vieram demonstrar a inoperância dos órgãos de inteligência estadual, que nada sabiam sobre o que acontecia dentro de sua própria casa, além do que comprovam que o verdadeiro crime organizado não está nas favelas, mas sim nos gabinetes do próprio Poder Público, onde aqueles que deveriam respeitar a lei são os primeiros a descumpri-la em proveito próprio e de suas camarilhas.
Pelo conjunto da obra, a função dela, durante a passagem pelo CINPOL, certamente foi a de prender os bandidos de fora e manter soltos os delinqüentes de dentro da Polícia.
Aliás, a prova disso eram as visitas quase que diárias aos “INHOS” na carceragem da DAS após a prisão dos mesmos pela Polícia Federal.
A inspetora de polícia, que ora está na condição de deputada federal e pensa encontrar-se acima da lei, vai ter que torcer muito para que nada aconteça àquele que foi alvo de seus desastrosos comentários, até porque dentro da Polícia aqueles que não se submetem aos acordos espúrios e à subserviência que vem de cima realmente “não valem nada” mesmo.
Os que prestam são aqueles que manifestam sua profunda amizade a quadrilheiros e usam linguajar subalterno, análogo ao de marginais.
O círculo confessado de amizades da deputada federal e a sua postura de pessoa pública é de dar inveja aos seus colegas parlamentares.
A má remuneração das polícias é proposital e visa a colocá-las sob o jugo dos políticos, que não querem uma lei orgânica para livrá-las daqueles que delas se utilizam para alcançar cargos públicos e ficarem imunes da Justiça graças ao chamado foro privilegiado.
Numa verdadeira democracia, os políticos e agentes públicos, quando flagrados em crimes contra o erário e demais agentes, deveriam ser apenados em dobro, assim como os marginais e os próprios servidores que ousassem atentar contra a vida de tais agentes.
A situação é de extrema gravidade, pois a Inspetora Marina Magessi foi flagrada antes de ser deputada federal diplomada.
Não cometeu crime de opinião em razão de cargo político, mas sim transgressão disciplinar passível de demissão e crimes comuns que atentam contra a ordem pública, a honra e a própria vida de um superior hierárquico, onde um dos interlocutores se encontra preso e denunciado pelo Ministério Público Federal por formação de quadrilha e corrupção passiva, daí resultando o perigo concreto contra a vida da pessoa indicada no diálogo captado licitamente.
A inspetora era uma esperança de representatividade da classe policial civil no Congresso Nacional, mas hoje não passa de mais uma defensora do maior esquema de corrupção já visto na polícia fluminense.
É uma pena… mas a história nos ensina que os covardes apenas têm vontade, porém precisam dos corajosos para torná-la realidade.

Alexandre Neto - Delegado de Polícia Civil do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 13 Abril de 2007.”

Texto extraído do blog do Jornalista Gustavo de Almeida.

Domingo, 30 de Setembro de 2007.

A blogosfera da Segurança Pública cresce.
O telefone toca minutos antes do gol do Fluminense contra o Paraná Clube na noite deste domingo. Apenas por coincidência, é o tricolor e coronel PM Paulo Ricardo Paúl, corregedor da corporação.
Com o tricolor das Laranjeiras sem grandes pretensões no Campeonato Brasileiro e já classificado para a Libertadores, Paúl pode dedicar seu tempo a discutir a segurança pública - e isto ele faz muito bem, apesar de, como já reiterei no post anterior, discordar totalmente dele quanto ao filme sobre o Bope.
Sou da opinião de que precisamos, sim, ter segredos profissionais em cada profissão, mas apenas dentro da esfera que não tenha contato direto com a sociedade.
E o filme sobre o Bope e a polícia traz justamente a discussão no ponto de contato entre corporação e sociedade.
Fecho parêntese.
O corregedor da PM me liga mais no papel de Barbono, e me conta que abriu um blog - já inscrito aí na tabela lateral, como podem ver.
Para os policiais militares que lêem este blog aqui, recomendo este artigo de Paúl.
Levanta uma questão interessante.
Pelo que conversei com o corregedor, a impressão que tive é que a PM vai começar a contestar com mais veemência o que foi apurado até agora no caso do atentado ao delegado Alexandre Neto.
O sargento Barbosa pode, sim, estar preso inocentemente. Vale aguardar.
NOTAS DO AUTOR DO BLOG:

1. O mesmo texto está postado no blog “REPÓRTER DO CRIME – JORGE ANTÔNIO BARROS, em 1 de outubro de 2007, e foi inserido no “Globo on line”:

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/post.asp?cod_Post=56078&a=151/
2. O atentado contra o Delegado Alexandre Neto ocorreu no dia 2 de setembro de 2007.

3. Três Policiais Militares estão presos por decisão judicial, conforme representação do Delegado que investiga o atentado.

4. Um acusado de estar diretamente ligado ao atentado, em razão do "seu" veículo ter sido filmado passando pela rua, pouco antes do atentado e de terem sido identificados resíduos de pólvora no seu veículo, que está devidamente cadastrado no DETRAN, no nome do Policial Militar e que foi apresentado espontâneamente na Delegacia, assim como, as armas que estavam na residência do PM acusado.

5. Os outros dois Policiais Militares, integrantes de uma guarnição, estão presos sob a acusação de terem escoltado o "veículo do Policial Militar " (marca VW - modelo Polo e de cor prata), utilizando a viatura da Polícia Militar e ainda, por terem "coagido" uma testemunha.

6. No curso da Averiguação instaurada na Polícia Militar evidenciou-se que a viatura utilizada pelos Policiais Militares estava em outro lugar, quando ocorreu o atentado, conforme o gps, serviço gerenciado pela SSP/RJ e identificou uma nova testemunha que confirma a versão dos Policiais Militares, contradizendo a versão da "testemunha coagida", que se encontra protegida pela justiça e que, em tese, pode ter mentido no seu segundo testemunho, quando acusou os Policiais Militares de "coação".

7. A Corregedoria Interna encaminhou cópia dos autos da Averiguação à Delegacia de Homicídios, que investiga o atentado para identificar os reais autores e encaminhá-los à justiça (crime de competência da justiça comum).

8. O vídeo a seguir merece ser assistido:


Um comentário:

Jorge Antonio Barros disse...

Prezado coronel Paúl,
Antes de mais nada quero parabenizá-lo por ingressar na blogosfera. É muita coragem um corregedor de polícia expor suas opiniões, sobretudo na internet. Não é para qualquer um, não.
Gostaria apenas de observar que o artigo do delegado Alexandre Neto foi publicado originalmente no Globo e reproduzido primeiramente na seção de artigos do meu blog, Repórter de Crime, com o título original, que está aqui no seu blog. A Roberta Trindade retirou do blog Caso de Polícia, que havia mencionado a fonte original, o Repórter de Crime, que está no ar há mais de dois anos e, desde fevereiro, no Globo Online. Acho muito importante darmos as fontes na internet, um meio muito fácil de se difundir em informações sem crédito.
Agradeço imensamente a atenção e coloco-me à disposição do sr. e de seus leitores.
Atenciosamente
Jorge Antonio Barros