terça-feira, 16 de outubro de 2007

SONHAR, MAIS UM SONHO IMPOSSSÍVEL.


O processo ensino- aprendizagem sempre me fascinou.

Filho de um professor de Biologia, desde cedo frequentei as escolas onde o Professor Vicente exercia a meritória profissão do Magistério.

Nos seus mais de 30 (trinta) anos de trabalho, meu pai ajudou a formar milhares de cidadãos e tal fato sempre me orgulhou.

Meu pai desencarnou cedo, aos 63 (sessenta e três) anos, pois o corpo se deteriorou rápido naquela rotina de dar aulas toda manhã, toda tarde e toda noite, de segunda a sexta-feira.

Aos sábados as aulas eram pela manhã e pela tarde.

Aos domingos, preparava aulas, lia livros, corrigia provas e jogava um buraco ou uma copas fora, além de torcer pelo nosso Fluminense.


No Brasil, o Professor não recebe a devida valorização, isso é um fato!

Sobreviver dignamente como Professor só se "matando de dar aulas".

Isso é tão histórico, quanto estúpido, considerando que não se faz uma nação sem educação e não se tem educação sem Professores valorizados.


Em 1975, quando passei no concurso para o Curso de Formação de Oficiais, também passei no vestibular de Biologia, tendo optado por adiar o sonho de ser Professor.

Em 1978, no segundo semestre e ainda Aspirante, iniciei o Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, que conclui em 1981.

Entretanto, nunca consegui tempo para dedicar ao magistério, tendo que exercer o meu sonho como Instrutor da Escola de Formação de Oficiais - EsFO e do Centro de Formação de Praças - 31 de Voluntários.

Fui instrutor durante muitos anos, encerrando o ciclo quando era Subcomandante da Academia de Polícia Militar D. João VI, antiga EsFO, isso em 2.000.

Ao encerrar a minha matéria, nas duas últimas turmas da EsFO para as quais ministrei instrução, após a última instrução, utilizando um toca CD, reproduzia a música abaixo que passou a fazer parte da minha vida quando a ouvi pela primeira vez, na voz de Maria Betânia:

Sonho Impossível

Sonhar

Mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
Vencer
O inimigo invencível
Negar
Quando a regra é vender
Sofrer
A tortura implacável
Romper
A incabível prisão
Voar
Num limite improvável
Tocar
O inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar esse mundo
Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã, se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão


A letra é uma versão.

Eu a utilizava para falar sobre a construção de uma Polícia Militar melhor.

Um sonho que naquela época parecia impossível.

Um inimigo que parecia invencível, a corrupção.


Hoje eu tenho certeza que o sonho não é impossível e o inimigo está longe de ser invencível.

Sei que juntos, homens e mulheres de bem, somos fortes!

Nós sim, somos invencíveis, basta queremos.

Basta não nos importamos com quantas guerras teremos que vencer.

Essa tem que ser a nossa lei, a nossa questão, lutar quando é fácil ceder.

Virar esse mundo, por um pouco de paz.

E morrer de paixão!


PAULO RICARDO PAÚL

CORONEL

CORREGEDOR INTERNO
BARBONO

4 comentários:

Anônimo disse...

corrupção
Ministério Público denuncia 73 PMs do batalhão de Duque de Caxias
Publicada em 16/10/2007 às 22h25m
Marcos Nunes - Extra e O Globo Online
RIO - O Ministério Público estadual em Duque de Caxias acaba de denunciar 73 policiais do 15º BPM (Duque de Caxias) por formação de quadrilha e extorsão. Dentro da lista, estão os 57 PMs que foram presos, no mês passado, por suspeita de envolvimento com traficantes de favelas em Caxias . Todos responderão pelos crimes na Justiça comum, e também foram denunciados pela Auditoria Militar por concussão - extorsão praticada por agente público no exercício da função. Além disso, seis PMs do grupo denunciado responderão também por associação para o tráfico.

Os 57 PMs presos no início da Operação Duas Caras tiveram a prisão preventiva decretada nesta terça-feira, quando se esgotaria o prazo de 30 dias da prisão temporária. Os outros 16 policiais foram reconhecidos segunda-feira, por uma testemunha, como sendo policiais que também receberiam propinas de traficantes da favela Santa Lúcia.

Até a noite de terça, a Polícia Militar não havia recebido cópias da decisão judicial. Por isso, nenhuma operação foi deflagrada para cumprir os mandados de prisão. Além dos 73 policiais, a Justiça determinou a prisão de sete traficantes. Todos participariam do esquema de pagamento de propinas.

Três promotores - que não tiveram os nomes divulgados por questão de segurança - assinam a denúncia, a ser apreciada pela juíza Maria Daniela Binato de Castro, da 1ª Vara Criminal de Caxias. A magistrada será auxiliada pelo juiz Paulo César Vieira de Carvalho Filho, do Juizado Especial Criminal (Jecrim).

Anônimo disse...

"Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha, mas sonho que se sonha junto é REALIDADE".

Anônimo disse...

EDUCAÇÃO - o princípio de tudo. Através dela consegue-se reduzir a violência e a corrupção.
Entendo perfeitamente o que sente o autor do blog, pois também tenho essa paixão pela educação e formação.


Turma 76

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr. Cel. Paúl!

Parabéns pelo incentivo dado aos seus alunos quanto passou à eles essa música.
Certamente quem percebeu o conteúdo da mesma, em algum momento da vida militar lembrará.
Acredito muito que professor não é somente aquele que ministra aulas. Acho que também é aquele que usa na sua vida cotidiana, os exemplos que fornece aos alunos.
Parabéns!
CHRISTINA ANTUNES FREITAS