quinta-feira, 11 de outubro de 2007

ASSOCIAÇÃO DOS PERITOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - EMAIL

Caro Coronel Paulo Ricardo Paúl,
Gostaríamos de agradecer a iniciativa em divulgar nossa luta acerca da autonomia da perícia.
Na realidade, essa luta não é só dos peritos, mas de toda a sociedade.
Diversas vozes têm se juntado em coro para defender a autonomia dos órgãos periciais, dentre eles destacamos promotores, advogados, juízes, defensores públicos, representantes de entidades de defesa dos direitos humanos, pesquisadores, além das associações de classe que representam os peritos criminais e legistas nos diversos estados do Brasil.
Ficamos felizes com mais esse apoio.
Mas reconhecemos que a questão da segurança pública no Brasil e, em especial no Rio de Janeiro, necessita de uma série de outras medidas que garantam um controle efetivo da criminalidade violenta.
Para isso precisamos não só garantir a autonomia da Polícia Técnica, mas investir no policial (militar e civil), dando-o remuneração adequada e capacitação permanente; realizar a reestruturação administrativa da Polícia Civil e Militar, investir maciçamente em inteligência policial para que as ações sejam mais efetivas e menos letais, inclusive para o próprio policial; além de ações outras que fogem da espera policial, como os investimentos sociais.
Neste ponto, concordamos com o Senhor (no artigo: Uma proposta “nova” para a Segurança Pública, baseada na Constituição Federal de 1988) no que concerne à necessidade de um amplo debate público, envolvendo participantes de diversos segmentos da sociedade, a fim de discutir as principais ações a serem implementadas em Segurança Pública no Rio de Janeiro.
Caso julgue oportuno, estamos à disposição para discussão de propostas que visem reduzir a criminalidade violenta no Estado.
Atenciosamente,
Élcio Carvalho da Costa
Presidente da APERJ

Nenhum comentário: