quinta-feira, 4 de outubro de 2007

A POLÍCIA JUDICIÁRIA QUE QUEREMOS!





Do G1, no Rio
A operação policial realizada nesta quarta-feira (3) no Morro Dona Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, resultou na maior apreensão do ano de 2007. Segundo a secretaria de Segurança, a ação superou a quantidade de armas e drogas apreendidas no Complexo do Alemão, na Zona Norte, no dia 27 de junho. Na operação, foi apreendida uma tonelada de maconha, além de duas metralhadoras ponto 30, uma arma antiaérea, oito fuzis, cinco espingardas calibre 12, oito pistolas, duas mil munições e cinco galões de 'cheirinho da loló', totalizando 25 litros. A ação envolveu cerca de 60 homens e foi coordenada por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), que contaram com o apoio de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e de um helicóptero da Polícia Civil.
Encontrado paiol de armas
A polícia informou que foi estourado um paiol de armas e munições de uma organização criminosa, que estava escondido debaixo de um barraco. No local conhecido como “mina”, onde foi encontrada a carga de maconha e o arsenal, sete homens que faziam a segurança da casa atiraram nos policiais e depois fugiram em direção à mata.
Segundo a secretaria de Segurança, dois traficantes foram mortos no alto do morro, após troca de
tiros com policiais.
Houve também um detido, identificado como Igor Vieira da Silva, de 18 anos, que admitiu trabalhar para o tráfico de drogas da região. Ele exerce a função de “radinho” (ele avisa os criminosos sobre a movimentação dos policiais), o antigo fogueteiro. Em entrevista ao G1, ele admitiu ser traficante, mas negou ter participado da troca de tiros. Ele conta que estava fumando maconha quando foi detido.
Tiroteio foi intenso

No início da tarde, o tiroteio ainda era intenso na região. Na subida do morro, em frente à sede da Mocidade Unida do Santa Marta, era possível ouvir em breves intervalos a explosão de granadas.
Policiais militares que não participam da operação informaram que um homem foi baleado e encaminhado ao Hospital Rocha Maia, em Botafogo, na Zona Sul. A polícia suspeita que ele seja um traficante da região.
Escola suspendeu aulas
Por conta do tiroteio, a Escola Alemã Corcovado, na Rua São Clemente, próximo à entrada principal do Dona Marta, suspendeu as aulas no turno da tarde. No colégio Santo Inácio, a direção informou que, por causa do tiroteio, as crianças não puderam usar o pátio na hora do recreio, nesta manhã. Mas a escola garante que as aulas não foram suspensas. Na British School, as crianças também não puderam usar o pátio nesta manhã.
A operação foi comandada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do helicóptero Águia, da Polícia Civil. São 100 policiais que ocuparam a favela.
As informações são do delegado Allan Turnowski, do Departamento de Polícia Especializada

O Dia ON LINE

Polícia apreende uma tonelada de maconha e arsenal de armas no Dona Marta Esta é a maior apreensão do governo Cabral.
Rio - Operação da Polícia Civil no Morro Dona Marta, em Botafogo, terminou com uma megaapreensão de cerca de uma tonelada de maconha e de um paiol de armas com sete fuzis, duas metralhadoras ponto 30, uma ponto 50 – capazes de derrubar aeronaves – oito pistolas, cinco espingardas calibre 12, duas mil munições e até mesmo um lançador de flechas, além de cinco galões de "cheirinho da loló", num total de 200 litros. A operação teve o objetivo de reprimir roubos de carros, envolveu 60 homens e teve apoio de um helicóptero da Polícia Civil.
Esta foi a maior apreensão da gestão Cabral/Beltrame.

Durante a manhã, por volta de 9h30, houve intenso tiroteio e pelo menos dez explosões de granadas, quando cerca de 80 policiais entraram na favela. A droga encontrada estavaem baixo de um barraco, onde existe uma passagem de esgoto. A maior parte das armas foram encontradas dentro de tubos de PVC, enterradas na mata - local onde ocorreram os confrontos mais intensos. As primeiras informações falavam em um bandido morto, dado desmentido pela Secretaria de Segurança.
Marcelo Valdivino Sales, 19 anos, e Igor Vieira da Silva, 19 anos, o Tuítuí foram presos e serão autuados tentativa de homicídio e associação ao tráfico.
DRFA planejou a ação
A operação foi planejada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), que investiga o Comando Vermelho há mais de um ano. Segundo o delegado Ronaldo Oliveira, a facção costuma esconder carregamentos em favelas não tão visadas pela polícia para evitar grandes prejuízos. Mesmo assim, o policial se surpreendeu com o volume de drogas encontradas. Oliveira disse que essa droga era para abastecer usuários de toda a Zona Sul. A quadrilha, chefiada pelo bandido Merenda - o mesmo da Ladeira dos tabajaras -, também costuma alugar armas para assaltos a pedestres e motoristas.
Estudantes se escondem
A troca de tiros chamou a atenção de moradores, motoristas e pedestres na Rua São Clemente, uma das principais do bairro. Pais de alunos da escola particular Corcovado, que fica perto do morro, informaram que os alunos do turno da manhã saíram das salas durante o tiroteio e que, à tarde, as aulas foram suspensas. A direção do colégio não confirmou a informação. Uma creche também foi fechada por medida de segurança.
Apreensão supera a do Complexo do Alemão A apreensão desta quarta no Dona Marta supera, em quantidade de drogas e armas, a ocorrida no Complexo do Alemão, na Zona Norte, no dia 27 de junho, quando foram apreendidos cerca de 115 kg de maconha, 30 kg de cocaína e 3 kg de crack. A operação também recolheu, entre outros materiais, 50 unidades de explosivo em pasta, três fuzis, cinco pistolas, 10 sacos com 2 mil munições variadas e duas metralhadoras Ponto 30.

A releção completa do que foi apreendido

07 fuzis:02 G3 76202 FAL 76201 AK-4701 AR-1501 fuzil de precisão 3.3002 metralhadoras Ponto 3001
metralhadora Ponto 5005
espingardas calibre 1208
pistolas01
revólver
2 mil munições (calibres 12, ponto 30, 762, pistolas 40 e 9 mm)
01 tonelada de maconha, cerca de mil tabletes com um quilo de maconha cada um
05 galões com 200 litros de loló
01 lançador da marca Horton Hunter XS e 16 flechas
01 rifle de caça calibre 3802
bombas caseiras
01 cachimbo de crack
50 peças e acessórios para montagem de armas

Um comentário:

Wanderby disse...

Espero que a seqüência das ações investigativas da Polícia Civil revele como tal armamento e drogas chegaram aquele local. Que revele ainda de onde saíram; quem os levou; quem os comprou; quem os vendeu; onde estão tais pessoas; quem mais é responsável (além de quem já foi preso) e qual sua relação com o roubo e furto de automóveis.