segunda-feira, 29 de outubro de 2007

O ESPÍRITO PÚBLICO E A CORRUPÇÃO.


O jornal O Globo publicou no dia 28 de outubro (domingo), uma matéria intitulada:

“NO BRASIL, O CRIME ESTÁ NASCENDO DENTRO DO ESTADO”.
“Pesquisador mostra ligação entre criminosos e o setor público”.

A matéria é uma entrevista realizada pela jornalista LETÍCIA LINS com o professor ADRIANO OLIVEIRA da Universidade Federal de Pernambuco.
A seguir transcrevo um trecho da matéria:

- Autor de “TIROS NA DEMOCRACIA” e vice-coordenador do Núcleo de Estudos de Instituições Coercitivas da Universidade Federal de Pernambuco, o professor Adriano Oliveira acaba de lançar o livro “TRÁFICO DE DROGAS E O CRIME ORGANIZADO, PEÇAS E MECANISMOS”, no qual faz uma análise profunda e científica do assunto. E chega a uma conclusão inquietante: o crime no Brasil tem origem no Estado. O livro partiu de tese defendida na UFPE, aprovada com nota máxima e indicada pelo doutorado em ciência política da UFPE, para concorrer ao título de melhor tese do ano da Capes. Oliveira entrevistou traficantes ricos e pobres, ouviu policiais, analisou inquéritos e processos.

E destaco uma das perguntas:

- Podemos dizer que o Estado é parcialmente bandido?
OLIVEIRA: Claro. No momento em que temos a presença do crime endógeno, principal diferencial do crime no Brasil para o resto do mundo, e em que observamos o envolvimento de atores públicos cooperando, facilitando as atividades das organizações criminosas, não temos como deixar de dizer que o Estado tem o seu lado bandido. Por causa da grande corrupção inerente a ele e das organizações criminosas que se formam dentro dele, o Estado não consegue funcionar adequadamente para combater o crime.

Recomendo a leitura de toda matéria que está na página 15 – O País.

Eu não conheço nem a tese, nem o livro, entretanto não tenho dúvidas de que os dois merecem uma atenção especial de todos nós, brasileiros e principalmente das “autoridades públicas”, dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
Embora o livro mais citado na mídia nos últimos dias tenha sido o livro FREAKONOMICS – O LADO OCULTO E INESPERADO DE TUDO QUE NOS AFETA, que tem como autores STEVEN D. LEVITT e STEPHEN J. DUBNER, não esquecendo a recomendação do jornalista ELIO GASPARI (O Globo), no sentido de que acessemos a grande rede para ler na íntegra o artigo “The impact of legalized abortion on crime”
, que está resumido no livro, devemos ler o livro do professor ADRIANO OLIVEIRA.
As conclusões citadas pelo autor na matéria deveriam estarrecer a todos nós, todavia parece que nós estamos meio que anestesiados quando o tema é a CORRUPÇÃO.
Sinceramente, os escândalos de corrupção não nos horrorizam mais!
Eles são tão freqüentes que parecem fatos rotineiros do nosso cotidiano e apesar do autor afirmar sobre a existência de organizações criminosas dentro do Estado Brasileiro, o que deveria soar como absurdo, isso em nada altera a nossa passividade, a nossa inércia cívica.
Culpamos a todos e a tudo por essa corrupção endêmica, menos nós mesmos, obviamente.
Os motivos para o seu surgimento e a sua expansão são os mais variados, sendo que alguns remontariam ao descobrimento do Brasil e a sua ocupação inicial, porém nos movemos muito pouco para combatê-la eficazmente no dia a dia.
Falta-nos o essencial, o “espírito público”!
A Escola não nos ensina ou nós não aprendemos na Escola que o que é público é de todos nós, na verdade, interiorizamos que o que é público não é de ninguém.
Isso, os bens públicos não são nossos, eles não têm dono.
Recentemente a televisão divulgou imagens de um aluno depredando uma sala de aula, em uma Escola Pública.
As cadeiras atiradas para o ar não são de ninguém, portanto, posso destruí-las, deve ter pensado o aluno no seu “dia de fúria”.
Por sua vez, o dinheiro público também não é de ninguém.

O que significa dizer que pode ser desviado para contas no exterior, considerando que o dono, o povo brasileiro, nunca reclamará, pois não sabe que é o dono e, portanto, não se sente dono do dinheiro.
Um escândalo de corrupção é logo esquecido pelo surgimento de um novo escândalo de corrupção e vida que segue.
E assim nós destruímos e/ou não conservamos escolas, hospitais, praças, quartéis, monumentos, viaturas, praças de esporte, placas de sinalização, e tudo o que é público.
O que é nosso é nosso, ninguém tasca.
O que é público não é de ninguém, quem quiser tire a sua casquinha.
Infelizmente, o interesse público que deveria nortear todos os atos administrativos emanados das autoridades públicas, nem sempre serve como parâmetro primordial, o que acaba por gerar atos administrativos viciados que deveriam ser anulados, o que nunca ou quase nunca ocorre.
A falta de gestores possuidores de espírito público fez com que nos últimos anos os servidores públicos fossem subjugados a um plano secundário, enquanto organizações não governamentais proliferam por todos os lados, atuando como se fossem serviços públicos.
O não atendimento aos interesses públicos trouxe como conseqüência principal serviços públicos de má qualidade, desempenhados por servidores públicos desvalorizados.
São médicos, professores e policiais recebendo parcos salários.
Sem o espírito público dentro de nós, enraizado em cada um de nós, inexiste o interesse público nas nossas ações!
Sem Escola Pública, Saúde Pública e Segurança Pública de qualidade, permanecemos sem cidadania.
Sem cidadania, prospera a corrupção, muita corrupção.

Esse parece ser o nosso destino, desde a época da invasão.

Nada que mereça a nossa preocupação, tendo em vista que terça-feira, 30 de outubro, às 12:00 horas, a FIFA deve anunciar o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2.014!


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL
CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

Cel... proponho aqui um tema para a nova postagens... "ESCOLA DE DEFORMAÇOES DE OFICIAIS" TÓPICO ESSE MUITO INTERESSANTE TENDO EM VISTA O ESTADO QUE O BERÇO DA PM SE ENCONTRA....

Cel. abra o olho de nosso CMT estão deformando nossos alunos... não é q em minha época se fazia X q hj devo fazer o msm... NEGATIVO !!

Pense nisso.. ou melhor reflita... falar de corrpução é importante... mas q tal falar de uma tropa desmotivada ?? isso é que não falei que tal desmotivação vem daqueles que em pouco tempo comandaram centenas de homens...


olha Cel... pergunte aos oficiais do C.A qual deve ser o uniforme para uma situação extremamente FORMAL.. seria o 3A ou seria o Ed. fisica... sinceramente achei ridiculo.... esses são os exemplos...

Por fim nem sei se o senhor vai puclicar... mas fica aqui meu apelo... pelo futuro de nossa corporação... afinal iremos trabalhar com alguns desses "alunos" né....

Anônimo disse...

Caro Coronel
Estou fazendo este post em homenagem a sua coragem em abordar este tema.
É verdade que faço até com algum receio.
O tema é triste, mas verdadeiro.
Esta é a cultura nacional, fruto da corrupção do estado ao longo dos anos.
“Salve-se Quem Puder na Terra Arrasada”.
Louco de quem se opor!
O sistema liquida uma vida sem a necessidade de matar, simplesmente usando a poderosa mídia.
Nem precisa isso, te imobilizam através de um telefonema.
Temos que perceber que esse sistema corrupto, nos fazem reféns.
Agonizamos sem dignidade e sem honra, infectados culturalmente, pela corrupção de maus gestores e políticos.
Quanto sofrimento!
A corrupção e o crime estão impregnados no poder faz tempo.
É que antes só sentíamos a doença, mas não víamos o sangue.
Hoje o sangue brota em qualquer ambiente e impressiona.
O crime e a corrupção materializaram esse sistema, que após, adquiriu vida própria e se blindou, impedindo qualquer intervenção.
Como se pudéssemos intervir, batemos cabeça discutindo e debatendo formas institucionais de controle, para um sistema que não permite ingerências.
O Sistema está no poder e controle do estado e de suas instituições.
Aprendeu a se auto-alimentar e se tornou indestrutível.
Deflagrou uma epidemia, com uma infecção geneticamente transmitida.
Ora, como pode uma sociedade ou instituição, refém, regida ou financiada pelo sistema, combatê-lo?
Impossível!
Não podemos considerar tratar-se simplesmente de combate ao crime, não.
Tão pouco trata-se de combater apenas a corrupção, não.
O inimigo é muito maior, é um sistema criminoso em cadeia, que talvez não consigamos imaginar sua extensão.
Atingiu um nível de perigo, onde o risco, é a Segurança Nacional.
Foge de qualquer controle!
Questiono: Quais instituições nacionais não foram infectadas?
Respondo: As Forças Armadas!
Pois bem, se concordamos que é uma questão de Segurança Nacional, a instância correta e pertinente, seriam as Forças Armadas.
Até porque nunca foram financiadas pelo crime, ou se foram, se deu de forma minúscula e imperceptível.
Será que estou equivocado?
A Segurança Nacional está em risco, se já não foi violada!
Penso que as Forças Armadas combinadas com as polícias, deveriam reunir o Executivo, o Judiciário e o Legislativo, e dar um firme puxão de orelha.
Acho que esta iniciativa cabe as Forças Armadas e este ato deveria ser público.
Não tenho dúvidas que este remédio sanaria a saúde do povo brasileiro.
Sinalizaria de forma contundente, o resgate da moral do povo brasileiro.
Não posso aceitar este sentimento de impotência que assola a nação brasileira, tão sofrida e carente de referências positivas.
Por isso grito ao vento como última esperança: “Cadê as Forças Armadas” ?
Porque não se manifestam ?
Abs à todos e salve-se quem puder!
Jorge Py

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel Paul:

Costumo dizer que "quando não se vê a cara do patrão, não se faz trabalho bem feito".
Claro que falo isso generalizando, pois é uma forma de expressar minha irritação ao ver órgãos públicos e seus funcionários, trabalhando com uma incessante má vontade. Isso quando trabalham, pois o número de faltas e dispensas é uma coisa alarmante.
Quando alguns defendem o fim do regime militar nas Polícias Estaduais e no Corpo de Bombeiros, fico imaginando como seria este serviço, se não houvesse um Regime Disciplinar. Claro que o atual RDPM, merece reformas urgentes (imagino), mas ele é necessário, pois de outra forma esses Policiais e Bmbeiros (do Praça ao Coronel) seriam somente funcionários públicos "sem ver a cara do patrão".
Quanto ao descaso com qualquer coisa pública, principalmente nos Colégios, é gritante.
Minha filha estudou no CMRJ, e uma vez a cada semana, um aluno era destacado a limpar toda a sala (varrer, limpar lixeira, ordenar mesas e cadeiras, limpar quadros e apagadores), e isso de alguma forma fazia com que todos deixassem a sala mais ou menos arrumada, pois sabiam que seu dia de ficar na limpeza iria chegar.
Caso alguma carteira fosse rabiscada (podia ser um pequeno desenho), o responsável era chamado e o aluno ficava com a retirada suspensa. Se fosse algum caso de depredação, o responsável teria que pagar o conserto, e o aluno...
Mas nas Escolas Públicas, pode-se tudo. À começar pelos professores que revoltados por perceberem um salário aviltante, não dão aula ou não se empenham como deveriam. Novamente digo: estou generalizando, sei que muitos não agem assim. Conheço alguns que retiram de seus parcos salários material extra classe para seus alunos.
Acredito que as PAC's serão o grande curral eleitoral dos políticos reinantes...Aí sim haverá um grande renascimento do crime dentro do Setor Público.
Enquanto pagamos impostos, creches para nossos filhos e netos, não temos assistência médica em nosso bairro, tudo isso será realizado nas PAC's das favelas.
Já começo a imaginar os "olhinhos" brilhantes de nossos Governantes, ao ver o retorno nas urnas, pois o voto da classe média é diluído em vários partidos e candidatos.
Estou começando a achar que vou alugar uma "meia água" no Alemão, pois afinal terei médico, escola, creche, quadra poli esportiva...E tudo isso de graça!
Ah...ia me esquecendo! E se resolvesse tornar-me viciada em alguma droga ou aliar-me ao tráfico, estaria tudo ali pertinho, pois ninguém vai achar que esse grande comércio sairia das favelas! Não somos tão tontinhos...
Ah, sei que de alguma forma andei saindo um pouco da "tônica do texto", mas ele é tão abrangente, que não me sinto ortodoxa o suficiente para opíniões mais profundas. De qualquer maneira, ouso, postando sobre o assunto.
Bem: o que nos resta?
Brigar e orar fervorosamente!

Em tempo: Vejo que o número de pessoas que acessam o seu Blog, é bastante considerável, porém o que levaria à essas mesmas pessoas a não mais emitirem suas opiniões e comentários?

Um abraço,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.