sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PARTICIPAR DO "MOVIMENTO FORA CABRAL!" É CRIME? É TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR?

Penso que não.
Antes de analisar a tipicidade da participação, por assim escrever, precisamos lembrar aos desavisados que o "Movimento Fora Cabral!" começou em 2008, reunindo em alguns momentos poucas pessoas e em outros centenas, como ocorreu nas marchas em defesa da PEC 300/2008 (Emenda Aglutinativa 2/2010). Portanto,  a pergunta que deve abrir a discussão sobre o tema é:
Por que, somente em 2011, após quatro anos de existência do "Fora Cabral!", o Corpo de Bombeiros resolveu punir três Bombeiros Militares por participarem dessa ação cívico-democrática?
Os atos sempre foram nas ruas, filmados pela Inteligência da PMERJ, do CBMERJ e da SESEG/RJ, os participantes sempre foram identificados plenamente, seus gritos "Fora Cabral!" ecoram por vários bairros e municípios, em dezenas de atos nesses quatro anos, por que só agora a participação neles começou a ser penalizada?
Leitor, recomendo que você pense um pouco sobre esses questionamentos, a razão do "Fora Cabral!" estar sendo reprimido.
Eu arrisco um palpite, um simples palpite, posso estar completamente errado.
No Rio, parte considerável da imprensa toca de ouvido com o governo estadual, o que impede que o grosso da população tenha conhecimento dos problemas que enfrentamos para sobrevivermos no Rio de Janeiro. Além dessa verdade, a internet ainda não tem a força necessária para mobilizar milhares de pessoas para participação em atos nas ruas. Somos milhões de heróis na frente do monitor, mas apenas dezenas ou centenas se levantam e participam nas ruas. Exemplos claros foram os dois atos contra a corrupção, que não reuniram nas ruas nem 5% dos mobilizados na grande rede.
Os dois componentes citados conduzem para uma segurança governamental, uma blindagem, a qual só poderá ser furada com a presença de milhares de pessoas nas ruas, continuamente, multiplicando as mensagens de modo que possam se espalhar tal qual as notícias transmitidas pelas Organizações Globo.
O povo tem que vencer as Organizações Globo na transmissão olho no olho.
No Rio, quem pode colocar milhares de pessoas nas ruas para lutar por seus direitos e levar o pânico aos nossos péssimos governantes?
Só os Bombeiros Militares, só eles.
Nenhum partido político, nenhum político, consegue reunir uma plateia de 500 pessoas sem pagar.
Os Bombeiros reuniram cerca de 30.000 pessoas em Copacabana, a maior marcha cívico-democrática que o Rio de Janeiro presenciou em décadas.
Reuniram 30.000 e podem reunir muito mais, esse é o grande temor do governo, basta que estejam mobilizados e que acreditem na sua força como heróis de um povo carente de heróis.
Eis a minha resposta, o governo está em pânico com a entrada dos Bombeiros no "Fora Cabral". O "sistema" sabe que os Bombeiros podem reunir 50.000 pessoas, no dia 30 OUT 2011, às 10:00 horas, no Posto 12 da Praia do Leblon.
Eles têm pesadelos ouvindo 50.000 vozes gritando "Fora Cabral!"
Acuado o governador mandou reprimir de qualquer jeito.
Façam o que tiver que ser feito, mas parem os Bombeiros no "Fora Cabral!".
As prisões começaram e com o único intuito de intimidar a tropa do Corpo de Bombeiros, afastá-la do "Fora Cabral!".
Graças à Deus, embora Sérgio Cabral (PMDB) pense que pode tudo, ele não pode, ele não é Deus. Os seus prepostos que cumprem essas ordens acabarão sendo responsabilizados, mais cedo ou mais tarde, não tenham qualquer dúvida ou então, as Corregedorias, o Ministério Público e o Poder Judiciário cairão em completo descrédito, algo que não está muito longe de acontecer.
Salvo melhor juízo, lembro dos seguintes fatos recentes, os quais constituem abuso de autoridade, em tese:
- a autuação de 439 BMs e 2 PMs após a entrada no QG do Corpo de Bombeiros na Corregedoria Interna da Polícia Militar;
- minha prisão sem qualquer motivação ou fundamentação, naquele mesmo dia 03 JUN 2011;
- as prisões do Capitão BM Marchesini e do Cabo BM Daciolo, em frente ao Palácio Guanbara; e
- as três últimas prisões disciplinares.
Os dois primeiros eu comuniquei a todas as autoridades públicas do Rio de Janeiro, nada foi feito até a presente data e agora ingressarei no Poder Judiciário. Penso que os outros ofendidos devam adotar os mesmos procedimentos que eu estou desenvolvendo.
Paralelamente, penso que também não esteja sendo apurado o conjunto de denúncias sobre a ação do BOPE na retomada do QG, embora tenha ocorrido uma morte, vários feridos e graves danos ao patrimônio públicco em face dos disparos de fuzis.
Será que o ex-comandante geral da PM e o BOPE também foram anistiados pela presidente Dilma?
Penso que não.
Repito, mais cedo, mais tarde, todos serão responsabilizados penal, administrativa e civilmente.
Prezados leitores, na minha modesta opinião, a realidade é que a tropa (Praças) do Corpo de Bombeiros acuou o todo poderoso governador do Rio de Janeiro, demonstrando idealismo, amor corporativo, destemor, interesse público e determinação incomuns.
Ao gritar "Fora Cabral!" nas ruas, NENHUM cidadão brasileiro está cometendo crime de qualquer natureza e se for funcionário público, não está cometendo qualquer transgressão disciplinar. Na verdade quem grita "Fora Cabral" está expressando uma opinião, exercendo um direito constitucional inalienável, a liberdade de expressão.
Gritar "Fora Cabral!" materializa um desejo justo e democrático, a saída de um péssimo governante que tanto mal está fazendo à população e aos servidores públicos em especial.
Somos ordeiros e pacíficos, mas não somos frouxos!
Ninguém quer ou vai invadir o Palácio Guanabara e arrancar Sérgio Cabral (PMDB) da cadeira, queremos apenas que a vontade popular provoque o seu pedido de renúncia e a sua substituição em conformidade com os mandamentos democráticos.
Gritar "Fora Cabral!" significa "Renuncie Cabral!", não é uma ofensa pessoal, um xingamento.
Diante do exposto, respeitando todas as opiniões em contrário, penso que estando de folga, em trajes civis e desarmados, os Bombeiros Militares podem e deve gritar "Fora Cabral!", a expressão que demonstra a indignação de todos e de todas nós com esse péssimo governante. Aliás, os Policiais Militares e Civis, os funcionários da saúde e da educação, os estudantes, as donas de casa, todos, podem e devem gritar "Fora Cabral!" nas ruas.
Isso é cidadania, isso é democracia.
Não acrescente mais nada, grite apenas "Fora Cabral!"
E, quando ímpias falanges, apresentarem face hostil, Bombeiros Militares representem por abuso de autoridade na Corregedoria Interna, na Corregedoria Geral Unificada, na Comissão de Direitos Humanos da ALERJ e da OAB/RJ e no Ministério Público.
Como eu já aconselhei incontáveis vezes, a mobilização precisa ter um advogado ao seu lado para todo assessoramento jurídico.
Quem não teme o mar grande, quem não teme o fogão infernal, não pode temer represálias quando estiver exercendo seus direitos.
Bombeiros Militares, nunca esqueçam que vocês são heróis, o povo ama vocês e espera muito de cada Bombeiro Militar.
No dia 30 OUT 2011, milhares de vocês devem estar na Praia do Leblon, Posto 12, às 10:00 horas.
"Fora Cabral!"
É ISSO! É ISSO! É ISSO!
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

7 comentários:

Anônimo disse...

O PROBLEMA DISSO TUDO É QUE SE O CABRAL SAIR ENTRA OUTRO IDENTICO A ELE ,CORONEL PAÚL .TA FLORIDA .

Alexandre, The Great disse...

Não entra não!
Se tentar, vai cair...

Anônimo disse...

A LINGUA PORTUGUESA NÃO PERMTE, MAS DIGO: "MAIS PIOR" QUE CABRAL NÃO VAI EXISTIR!!

Anônimo disse...

Alo PMERJ !!! Alo Policia Civil do RJ!

Sexta feira chegou.,.. a noite na Lapa começa a ferver daqui a pouco...

Segue a relação das "bocas de fumo" que funcionam hoje na Lapa...

- na esquina da rua do Lavradio com rua Mem de Sa vende-se cocaina,
- na esquina da rua Mem de Sa com rua Gomes Freire vende-se cocaina e crack,
- na rua do Lavradio em uma vila invadida vende-se maconha, cocaína e crack e ha uma pequena cracolandia no local,
- na rua Andre Cavalcanti no final dela vende-se maconha, cocaina e crack,
- na rua Joaquim Silva na Escadaria de Azulejos vende-se maconha, cocaina e crack,
- na rua Taylor vende-se maconha , cocaina e crack,
- no Beco das Carmelitas vende-se cocaina e crack,
- na rua do Riachuelo em uma escadaria proxima a antiga sede do jornal O Dia vende-se maconha, cocaina e crack...
o resto e com os Srs. policiais...

Duda disse...

Concordo com tudo Cel. , principalmente , sob o tempo que existe esse movimento , e só , agora , se pune pessoas , pois muitos militares já participavam desse movimento , inclusive o Sr. e Valdelei , aqui em casa tem até camisa Fora Cabral!
E o Sr. esqueceu de citar a prisão , também , no dia 03/06/2011 , do seu colega de farda , Subtenente Delima , também , um guerreiro PM!!

Anônimo disse...

Sou uma cidadã, brasileira, eleitora, não tenho na família bombeiros, mas acompanho a luta desde do início e estou indignada com as atitudes desse governador e se depender de mim ele, jamais terá o meu voto, inclusive o prefeito.Depois que esse maldito entrou no poder o Estado do Rio de Janeiro, está um terror e ele tem que sair em nome do meu Senhor Jesus Cisto. Estou orando pelos nossos heróis, que foram presos injustamente, foi um ato covarde, humilhante e constrangedor e eu estou chorando e com o meu coração apertado, pois estarei no dia 30 de outubro de 2011 e direi com toda força: FORA..... CABRAL..FORA CABRAL.....FORA...FORA NÃO AGUENTO MAIS VER VOCE NO PODER MALTRATANDO OS MEUS HERÓIS ( do povo ). Eles não merecem R$ 2.000,00, mas sim, R$ 5.000,00 (cinco mil reais ), são dignos e merecem ser valorizados, porque abaixo de DEUS, dão a vida para salvarem vidas e dou nota mil para eles e eu amo os bombeiros de todo o meu coração. O governador fez uma burrada,foi mexer com a categoria errada,porque o povo ama os bombeiros e muitas pessoas com quem eu converso, comentam que odeia o governador e que não vai votar no Eduardo Paes, pois moro em Campo Grande, e aqui há muito eleitores,darei a minha resposta no dia da eleições. Quero parabenizar o Coronel Paul e a deputada Janira Rocha, que estão dando apoio aos nossos heróis, por favor nunca os abandones, ok? Duas pessoas vão ficar na história do Brasil, a Ministra Eliane Calmon, mulher íntegra, corajosa, honesta e precisamos de mulher assim, para fazer a faxina no judiciário, que também está uma porcaria, há mais injustiça do que justiça e os bombeiros, que lição de vida os dois estão dando ao Brasil. Toda pessoa que tenta melhorar o país é perseguido, os líderes dos bombeiros foram presos e a Ministra foi taxada de louca. Sugiro, que alguém do movimento dos bombeiros tente entrar em contato com a Ministra e exponha a situação, tenho certeza que esse guadro vai mudar, pois ela já demonstrou ser uma mulher de fibra e não gosta de injustiça. Procure no GOOGLE: ELIANE CALMON/MINISTRA. Acontece que a imprensa não divulgou, que ela está pegando pesado, doa a quem doer.Também sugiro,que a Associção dos Bombeiros tenha um advogado para ´dar assistência jurídica. JUntos somos forte e eu estarei´, vamos mudar o Brasil fazendo uma boa faxina e eu quero os meus heróis soltos, senão vamos juntas as mulheres e tirá-los, nem que seja na marra. Meus heróis Jesus ama voces e Ele fará justiça pode crer.

Anônimo disse...

Presidente Dilma finalmente assume que quer tirar os royalties do Rio
Manchete do Globo online de hoje às 18h57m
Manchete do Globo online de hoje às 18h57m


Conforme poderão ver abaixo com mais detalhes, na matéria do Globo online, no final da tarde de hoje, em Porto Alegre, pela primeira vez a presidente Dilma assumiu a posição de que quer tirar os royalties do Rio, e deixa claro: “não há mais espaço para discussão (negociação)”

Cabral, pelos motivos mais mesquinhos possíveis, joga tudo contra a manifestação de segunda-feira, na Cinelândia. A imprensa noticia que ele na verdade tem medo de que “Garotinho e Rosinha sejam beneficiados pela manifestação”. Da boca pra fora Cabral usa a desculpa de que não quer melindrar a presidente Dilma para não prejudicar a negociação, logo ele que fez ameaças abertas a ela e que nunca dialogou com ninguém.

Agora está mais claro do que nunca, ou o Rio vai para a rua defender os royalties ou vamos perder e só vai restar apelar ao Supremo Tribunal Federal.

É bom que o senador Lindberg Farias (PT), que repentinamente mudou de lado, e os deputados petistas (exceção de Alessandro Molon) e peemedebistas fluminenses, leiam as declarações da presidente Dilma. Se continuarem fazendo o jogo de Cabral e tentando boicotar o movimento suprapartidário em defesa dos royalties e do futuro do nosso estado, podem se preparar que pagarão um preço alto nas urnas. Vão pagar o preço da traição.


Reprodução do Globo online
Reprodução do Globo online