sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CRISE NA PM: GOVERNO SÉRGIO CABRAL (PMDB) SÓ QUER COMPRAR.

JORNAL EXTRA:
Fechadas e sem água e esgoto, torres blindadas são vigiadas por PMs para evitar vandalismo.
Fabiano Rocha / Jornal Extra.
Priscilla Souza.
Do lado de dentro de pelo menos sete torres blindadas da Polícia Militar, instaladas em diversos pontos do Rio, há banheiros prontos, escadas, macas e aparelhos de ar-condicionado. O principal, porém, só é encontrado do lado de fora: os próprios PMs. Apesar de instaladas, as estruturas nunca foram abertas por falta ligação com as redes de água e esgoto. Numa curiosa inversão, em lugar de proteger os policiais de ataques, são estes que as vigiam para, segundo a Secretaria de Segurança, evitar depredações.
— Como eu posso oferecer segurança para a população se eu mesmo não tenho segurança? — pergunta um policial militar que faz plantão numa das torres blindadas.
Ele não é o único que se queixa do trabalho. As críticas se repetem a cada torre percorrida. Temendo represálias, eles preferem não se identificar. A cabine da Linha Vermelha, perto do acesso ao viaduto Mario Henrique Simonsen, está trancada. A dupla de policiais é obrigada a ficar em pé do lado de fora, com um único recurso: a viatura.
— Estou aqui há pouco mais de um mês e essa cabine nunca foi aberta. Está trancada. A gente fica exposto tomando conta da via e da própria cabine, para que nenhum tipo de vandalismo seja cometido — diz um dos policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).
Nessa condição, questões básicas como ir ao banheiro viram problemas complexos.
— Para ir ao banheiro, a gente tem que pedir rendição e ir até a cabine que fica no acesso à Perimetral. Só que a viatura que nos rende fica circulando. Então, o tempo de demora varia de acordo com a distância e o trânsito — conta o outro policial da dupla.
Torre blindada no viaduto da Perimetral: sem policial Foto: Fabiano Rocha / Extra
Idealizadas pela Secretaria de Segurança para dar conforto aos PMs e melhorar a segurança em vias estratégicas, as torres viraram um problema no dia a dia dos policiais.
— Ninguém quer fazer esse serviço aqui. Se eu disser que me sinto seguro, estarei mentindo — afirma um PM.
No Viaduto do Gasômetro, outra torre está vazia e fechada. Um dos PMs de plantão reclama da falta de estrutura das unidades.
— Às vezes, eu tenho que fazer xixi em pé aqui, tentando me esconder dos carros que passam. Isso é constrangedor para um policial militar. Não é certo, mas eu tenho que admitir que faço, porque não há outro jeito — diz o policial, envergonhado.
Em pé diante da cabine, ele se posiciona para tentar escapar do sol e, ao mesmo tempo, do trânsito intenso.
— A gente não tem banheiro, água, nenhuma estrutura de saneamento. Temos de ficar 12 horas em pé, debaixo de sol e chuva. Somos alvos fixos de criminosos, e ainda corremos o risco de sermos atropelados — conta o policial.
— A gente está aqui para mostrar que a polícia está presente, mas pouco podemos fazer. A preocupação da corporação não é com o ser humano, é com a possibilidade de picharem a torre blindada — critica outro PM.
As torres no acesso ao Elevado da Perimetral e no Elevado Paulo de Frontin estavam abertas e funcionando, mas não havia carros da PM dando apoio no local.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

9 comentários:

Anônimo disse...

POLICIAIS RECLAMANDO DE BARRIGA CHEIA!!!! ANTIGAMENTE O POLICIAL FICAVA EM CABINES ( NÃO BRINDADAS), SEM AGUA, SEM AR-CONDICIONADO, SEM BANHEIROS....E AGORA NÃO PODEM ESPERAR A COLOCAÇÃO DA AGUA POR PARTE DA CEDAE E LUZ PELA LIGHT.....POLCIAIS FICAVAM NA PERIMETRAL , LINHA VERMELHA, LINHA AMARELA EM TOLDOS....NUNCA A PMERJ TEVE TANTO CONFORTO.....ANTIGAMENTE ERA AS VISIBILIDADES 12 HORAS BASEADAS ( CABINE SOBRE RODAS ) E NINGUEM FALAVA NADA!!! ACHO QUE O POLICIAL QUE DENUNCIOU DEVERUIA SER ESCALADO PARA UM P.O....ISSO SIM ERA SERVIÇO....ME DESCULPE, MAS ISSO JÁ É PERSEGUIÇÃO...A PMERJ NUNCA TEVE TANTO INVESTIMENTO!!!! ACHO QUE NÃO É DE IMEDIATO QUE IRÁ SE MUDAR A QUESTAO DE ABANDONO DE ANOS DE GOVERNOS ANTERIORES....PENSEM NISSO!!!

Anônimo disse...

O comentarista (mais um baba-ovo ou marqueteiro do Pinóquio) esqueceu que o seu "chefinho" se elegeu prometendo mundos e fundos aos funcionários públicos, principalmente, aos Policiais.
Já está no seu segundo mandato e, até agora, nada foi feito de CONCRETO para valorizar tais profissionais.
Só quer saber de viagens internacionais com seu secretariado (e as nossas custas) e "somar forças" com os seus amiguinhos empreiteiros e empresários.
Realmente, nenhum governante investiu tanto em BENEFÍCIO PRÓPRIO.

Anônimo disse...

O cel que postou acima podia tirar pelo menos um serviço no lugar deles que rapidinho mudaria de opinião, falar de dentro do gabinete com o ar ligado e banheiro do lado é mole.

SGT da Reserva disse...

Boa noite, gostaria de me dirigir ao anônimo de 19:15, da o mais simples diagnostico de suas declarações, haja visto que deve tratar-se de uma besta, no passado jogava-se escravos aos leões, aos derrotados da guerra matava-se os homens e velhos, existia o enforcamento e muitas outras coisas, porém sua sumidade, gostaria de lembra-lo que as coisas evoluem e que infelizmente isso não ocorre na área de segurança no BRASIL, não é por quê não se morre mais de febre-amarela que vai se deixar de procurar sempre mante lá erradicada, é por pensamentos com o seu que nós estamos nessa situação, se for aplicado 30% em condições de trabalho o mínimo que se teve ser aplicado no matéria humano é de 70%, para que você possa obter 100% de satisfação podendo desta forma alcançar os objetivos planejados, isso meu caro inerme já se aplica a mais de séculos nos países desenvolvidos, não é conto de fadas e sim estudo aplicado. Caso não tenha argumento para se contra por, mantenha-se calado. Boa noite e BOM serviço. Vai uma pérola minha. A melhor notícia que escutei nesses meus anos de POLICIA foi sobre o arrocho que vai ter, pois só assim a banda podre vai embora e a parte boa vai ter coragem de se manifestar publicamente.

Anônimo disse...

O FORA CABRAL já tem data, hora e local: DIA 30 de OUTUBRO, 10h, NO POSTO 12 DA PRAIA DO LEBLON. Até lá continuaremos cumprindo com a Constituição Federal, seja nas inaugurações pelo estado, acampados na ALERJ, fazendo passeatas e panfletagens, como no dia 19 no hospital da Lagoa, nos manifestando 24h por dia, nas ruas e pela internet.

TODOS OS DESCONTENTES e INDIGNADOS, como os profissionais da saúde (que assistiram a vergonhosa privatização), educadores, estudantes, petroleiros, todas as classes, sintam-se convidados e promovam o dia D, contra a ditadura, opressão, corrupção. O dia D contra a política de privatizações, contra o genocídio na saúde, contra uma educação de péssima qualidade, contra a farsa das UPP’s. O dia D de combate ao maior inimigo do povo fluminense, que criminaliza os movimentos sociais, não dialoga com o servidor e sucateia o serviço público.
FORA CABRAL! FORA CABRAL! FORA
CABRAL!

http://www.sosguardavidas.com/2011/10/democracia-ou-ditadura.html

Anônimo disse...

QUEM FEZ UM COMENTARIO FOI UM PRAÇA E NAO OFICIAL!!! É POR ISSO QUE NOS PMS NAO CONSEGUIMOS NADA!!! JUSTAMENTE PELA FALTA DE EDUCAÇÃO DE ALGUNS...VEMOS PELOS COMENTARIOS ACIMA...CADA UM TEM A OPINIÃO PROPRIA...EU DEI A MINHA OPINIÃO!!! NÃO AGREDI E NEM CHINGUEI NINGUEM !!! VEMOS PELAS DECLARAÇÕES ACIMA PESSOAS DESIQUILIBRADAS, E É POR ESSA FALTA DE CONVERSA QUE NUNCA CONSEGUIREMOS NADA!!! REFLITAM E VOLTEM A UM TEMPO ATRAS....NOS PMS TINHAMOS VIATURAS QUEBRADAS( E SEMPRE TINHAMOS QUE FICAR PEDINDO ESMOLA NAS RUAS P CONSERTA-LAS), HOJE EM DIA VIATURAS NOVAS....O POLICIAL FICAVA NA PERIMETRAL DEBAIXO DE TOLDOS E NUNCA RECLAMOU...( EU RECLAMARIA...POIS É DESUMANO) , MAS QUEM TEM QUE FAZER NAO O FAZ: "CORREGEDORIA" OU NUNCA NINGUEM DA CORREGEDORIA PASSOU POR ESTES LOCAIS ???? RANCHOS TERA INSPEÇÃO: SERA A VIGILANCIA SANITARIA ???? POIS SE FOR FECHARA TODOS!!!! A CORREGEDORIA ALGUM DIA VIU ISSO ???? NUNCA !!! CADA POLICIAL TERA SUA PISTOLA ACAUTELADA....ALGUM DIA TEVBE ISSO ???? PENSEM ANTES DE FALAR!!!! LOGICO TAMBÉM QUEREMOS SALARIOS , MAS QUE TEM POLICIAL RECLAMANDO DE BARRIGA CHEIA TEM!!! SE O POLICIAL TIVESSE RECLAMANDO DE "SALARIO" EU SERIA O PRIMEIRO APOIAR ELE, MAS NA VERDADE ELE ESTA RECLAMANDO PORQUE ESTA PARADO...E NAO ESTA RODANDO....E VCS SABEM O PORQUE DISSO NÉ!!! SENÃO GOSTARAM DO QUE EU ESCREVI, PELO MENOS SEJAM EDUCADOS , E NÃO AGRIDAM NINGUEM, CADA UM TEM SUA OPINIÃO!!!

Alexandre, The Great disse...

Fique tranquilo, "praça anônimo": vc já fez a sua parte e já vai receber o biscoitinho do pinóquio, tá?

Anônimo disse...

seu baba ovo

Anônimo disse...

QUE TEXTO MAIS CHATO.
CONCORDO COM O MEU COLEGA ANÔNIMO
"BABA OVO"