quinta-feira, 4 de agosto de 2011

SISTEMA POLICIAL BRASILEIRO - UM DESAFIO.

Puro pragmatismo.
Você se sente seguro na rua onde reside?

No bairro?
Na cidade?
E os seus familiares e amigos, eles se sentem seguros na rua, no bairro e na cidade onde moram?
Se você responder sim a esses questionamentos, agradeça, você é um agraciado, pois o governo está proporcionando de modo eficiente um direito constitucional de todos os brasileiros - a segurança pública - para você, para seus familiares e amigos. Infelizmente, tenho certeza que a maioria dos brasileiros responde não a esses questionamentos, sobretudo os que residem nas grandes cidades, como o Rio de Janeiro.
A sensação de insegurança que experimentamos é um dos efeitos de uma multiplicidade de fatores, não relacionados exclusivamente com a polícia, mas pode ser considerada certamente como um diagnóstico no sentido de que, entre outros componentes do processo, o nosso sistema policial é ineficaz.
Prezado leitor, caso você concorde com a minha opinião, penso que também concordará que temos que mudar o nosso sistema policial para que ele cumpra as suas destinações e o direito à segurança pública que tem todo cidadão brasileiro, seja devidamente respeitado.
Eis o desafio: um convite para que você faça parte desse processo de mudança na polícia, trazendo as suas ideias para uma discussão ampla, democrática e multidisciplinar no nosso espaço democrático.
Peço que aceite esse desafio e mande as suas opiniões como comentários ou para o email: celprpaul@yahoo.com.br
Obviamente, você também poderá encaminhar artigos de terceiros, afinal a proposta é construir uma polícia eficaz, todas as ideias devem ser aceitas e discutidas.
Apenas solicito que as sugestões sejam encaminhadas com a extensão compatível para serem publicadas como artigos de blog, o que servirá também para manter o interesse na leitura e a dinâmica do projeto.
O primeiro passo será elencarmos o conjunto de temas a ser abordado, o que facilitará as discussões e as conclusões.
Traga a sua marreta e os seus tijolos, cada um fazendo a sua parte, logo teremos uma construção sólida para ser apresentada como uma proposta escrita por centenas de mãos.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Anônimo disse...

Amanhã,05/08/2011,reunião com os BOMBEIROS de Guadalupe,Irajá, Penha,Ramos,Lucas,Ricardo,Realengo e todos os BOMBEIROS que quiserem comparecer.Areunião será as 13:00h no CLUBE NACIONAL,que fica na estrada do CAMBOATÁ em GUADALUPE.Passando em frente a guarda do quartel de Guadalupe,seguir e entrar na primeira rua a direita e seguir em frente.O clube fica a uns 200metros a frente.Vamos nos unir ainda mais,JUNTOS SOMOS FORTES!!!

Anônimo disse...

Só teremos Segurança Pública de verdade com salários acima de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) para o cargo de SOLDADO PM! SEGURANÇA DE QUALIDADE, SEM SALÁRIO DIGNO, É IMPOSSÍVEL.

O ESTADO DO RIO DE JANEIRO, possuidor do maior PIB per capta da região sudeste e da segunda maior arrecadação de impostos no país, segundo o IBGE, paga aos seus militares o PIOR SALÁRIO DO BRASIL.

SALÁRIO DIGNO É IMPRESCINDÍVEL, PM mal pago significa INSEGURANÇA pública!! O combate à criminalidade passa, antes de tudo, pela VALORIZAÇÃO DO POLICIAL MILITAR.

O Soldado da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal recebe salário inicial de R$ 4.464,11 (após o curso de formação).

Anônimo disse...

presente para você: Leia!

http://jus.uol.com.br/revista/texto/15072/10-falacias-sobre-a-lavratura-de-termos-circunstanciados-pela-policia-militar