segunda-feira, 30 de maio de 2011

PRAGMATISMO - CAPITÃO BM ANDRÉ SALMA.

Pragmatismo
Por André Salma

RIO - Durante os últimos acontecimentos muito se discutiu nos bastidores do CBMERJ. Da omissão do socorro ao óbito das vítimas por conta da paralização dos serviços. Verdade indiscutível está presente em nosso juramento e na nossa missão: “garantir a segurança da comunidade, mesmo com sacrifício da própria vida” e a ausência do nosso serviço pode significar a diferença entre a vida e a morte de um cidadão. Também compartilho dessa opinião que é inconcebível uma vida se perder por questões financeiras.
Mas compartilhar dessa opinião não significa ficar calado frente as arbitrariedades, injustiças e incompetências dos nossos gestores. É uma visão muito pragmática achar que apenas a ausência do serviço de emergência será o causador de mortes entre a comunidade.
Será que o mal treinamento não mata? O QOS contratado pro PSE que foi “jogado” na ambulância salvou todas as vidas que poderia ter salvado se fosse bem treinado? Será que o cansaço não mata? Será que aquele bombeiro que morreu em um corte de árvore não estaria vivo, se ele não tivesse “virado” do bico?
Será que a falta de equipamentos adequados não mata? Quantos anos de vida não perdeu aquele bombeiro que inalou vapores, derivados dos mais diversos produtos, por ausência de um EPI adequado? E o câncer de Pele? E o pó da china?...
Será que a falta de zelo com o “material humano” não mata? Comparado com a população comum, porque será que temos mais problemas de articulação, coronários, coluna, emocionais, alcoolismo? Quantas horas de folga nos são retiradas indiscriminadamente por semana? A ausência junto a nossas famílias não nos mata e aos nossos lentamente?
E o arrogante, persistente e irresponsável desrespeito as normas de transito? Será que não mata? Pneus, limpadores de para-brisas, faróis e etc, a precariedade desses equipamentos não mata também?
A falta de treinamento adequado, eficaz e eficiente, não mata? A evasão das fileiras não mata? O processo seletivo duvidoso não mata, quando contrata ou promove alguém incapaz? O corrupto da engenharia não mata, quando a boate pega fogo?
Eu já tenho minhas respostas...
O pragmatismo não nos permite ver que o treinamento não é adequado porque tenho que ir pro bico porque o Estado nos paga mal; que o cara da engenharia se corrompeu (também) porque o Estado nos paga mal; que a falta de bombeiros nas fileiras que aperta a escala se dá porque o Estado nos paga mal.
Os problemas são muitos as soluções variadas, mas antes de resolvermos a questão salarial nada se resolve e vidas continuam e se perder, mesmo com o socorro na rua!
ANDRÉ SALMA
CAP BM
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

FIM DO TRIÊNIO SE APROXIMA E MAIS GRATIFICAÇÕES À VISTA. O INATIVO CADA VEZ PIOR

O poder público informa: substituição no time das melhorias salariais dos servidores. Sai o tempo de serviço e entra a avaliação de desempenho. A opção dos governos, válida pelo menos para carreiras que estão sendo criadas recentemente, ficou clara durante a 4 edição do Congresso de Gestão Pública do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad), realizado semana passada em Brasília, onde foram apresentadas diversas experiências sobre o tema.
— Aquela história da escada rolante, na qual você sobe no primeiro degrau e espera o tempo te levar até o topo, tem que acabar. Senão as pessoas não se mobilizam para alcançar os resultados e melhorar o serviço — diz Sérgio Ruy Barbosa, secretário estadual de Planejamento do Rio e presidente do Consad.
Na avaliação dele, o termo “antiguidade é posto” está com os dias contados dentro do serviço público:
— É preciso jogar a responsabilidade pelo aumento do salário não no tempo, mas na vontade do servidor de fazer mais e melhor.
EXTRA

Anônimo disse...

você policial ou bombeiro ativo que teve o seu salario suspenso nesse mês devido a não realização da id funcional não se esqueça de entrar em contato com o telefone 127 do miisterio publico estadual,ou pela internet,pedindo a máxima urgencia!!

brigadaluz disse...

Mata e mata muitos eles, os atuais administradores, também estão sujeito
a essa intempéries provocada pelo descaso, Aja Vista a morte súbta de vários BM a que eles próprios denominam "maldição da Reserva" isso quando ainda os BM chegam lá e o nº de Cel que na flor da idade surge doenças sei la da onde e leva ao óbito. Não vou citar nomes por respeito consideração, alguns eram brilhantes bem como praças também do nada. Tem muito haver com a falta de proteção e um ação de controle da Saúde dos BM. Ex. Antigamente o BM ia ao HCAP para exames aparecendo alguma anormalidade mínima que fosse era baixado investigava-se. Agora faz exame aparece a anormalidade ai é marcado novos exames sem baixar o BM faz demora um longo tempo não volta para busca, se não fizer eles não estão nem ai, antes mandava comparecer no Bol ao HCAP para exames. Quando era grave ficava garrado, com nós falávamos na antiga, tratamento cura, reforma atitude. É meu irmão muito melhor. E os programas de prevenção de Saúde.
JSF

Alexandre, The Great disse...

O Cap BM Salma tem toda razão. Em 2007 o Cel Paúl-então Corregedor- falou algo parecido sobre umas imagens de TV e foi defenestrado pela mídia e pelo governo. No RJ(e no Brasil todo, também) falar/mostrar a VERDADE é bizarro, estranho.