segunda-feira, 9 de maio de 2011

POLÍCIA CIVIL DO GOVERNO SÉRGIO CABRAL TEM PRODUTIVIDADE DE 1% NA ELUCIDAÇÃO DE HOMICÍDIOS.

Os nossos leitores habituais conhecem os problemas da segurança pública no Brasil, um dos piores serviços públicos essenciais prestados à população. No Rio, por exemplo, o cidadão não se sente seguro em nenhum lugar, não importando o dia ou horário, o que podemos definir como um estado de insegurança completa.
O nosso modelo constitucional para o sistema policial é ÚNICO no mundo, nenhum país civilizado tem um modelo igual ao nosso, inteiramente ineficaz. Apesar dessa realidade, temos que destacar que nem mesmo esse modelo nós conseguimos implantar, embora seja muito antigo e tenha sido ratificado pela Constituição Federal de 1988.
No Brasil a Polícia Investigativa, a Polícia Civil, em regra, tem sonhos de grandeza, quer ser uma polícia completa e acaba não se dedicando com exclussividade a sua ÚNICA missão constitucional, a INVESTIGAÇÃO CRIMINIAL.
No Rio esse sonho é crônico e fez com que a Polícia Investigativa se transformasse em uma força paramilitar. A Polícia Civil tem veículos blindados para transporte de tropa (caveirões), helicópteros blindados e uma tropa de assalto, a CORE. Obviamente, a instituição está completamente desviada de sua ÚNICA função, a investigação.
Os resultados desse desvio funcional podem ser avaliados pela taxa de elucidação de delitos no Rio de Janeiro, em especial a elucidação de homicídios, que destaquei na matéria (vermelho).
Cabe destacar que nesse 1% estão incluídas as prisões em flagrante, normalmente feitas pela Polícia Militar.
Urge que mudemos por completo a segurança pública no Brasil, pois nem as Polícias Militares, nem as Polícias Civis e nem a Polícia Federal cumprem as suas missões constitucionais de forma aceitável.
É hora de agir.
JORNAL O GLOBO
Crime sem castigo
Apenas quatro mil dos cerca de 50 mil homicídios cometidos por ano no país são resolvidos
Cássio Bruno

RIO - Por que é tão difícil a polícia identificar e prender um assassino no Brasil? A pergunta feita por muitas famílias vítimas desse tipo tragédia expõe uma triste realidade: dos cerca de 50 mil homicídios ocorridos no país por ano, a estimativa de Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador da pesquisa Mapas da Violência 2011, divulgada pelo Ministério da Justiça, é de que apenas quatro mil crimes (8%) têm o autor (ou os autores) descoberto e preso. Para se ter uma ideia do problema, são pelo menos cem mil assassinatos sem solução no Brasil até 2007 - e muitos já prescritos dentro do prazo de 20 anos previsto pelo Código Penal Brasileiro - segundo o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
(...)
No Rio, o Centro Integrado de Apuração Criminal (Ciac) possui 30 mil inquéritos da capital, sendo 15 mil de homicídios ocorridos até dezembro de 2007.
Dos 15 mil procedimentos abertos, 60% estão prontos para serem arquivados. Ou seja: casos sem qualquer referência dos assassinos ou já investigados, mas com baixa possibilidade de se chegar ao autor. Outros 39% ainda dependem de investigações e apenas 1% tem a autoria identificada.
- Criamos o Programa de Resolução Operacional de Homicídios, com técnicas padronizadas para obter sucesso nas investigações. O conselho do Ministério Público recomendou a outros estados para que exista um padrão nas investigações - diz o procurador de Justiça Rogério Scantamburlo, coordenador do Ciac (leiam).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

O jornal O DIA de ontem (domingo) publicou uma nota falando que hoje a nossa mobilização contará com o apoio dos policiais civis. Eles estão dispostos a uniser-se ao movimento. E aí papa mike!? Venha ombrear conosco também!
BM

Paulo Ricardo Paúl disse...

Serão bem-vindos.
Grato pelo comentário.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Enquanto isso uma porrada de aprovados da PCERJ mendigando para serem aproveitados pelo atual governo que simplesmente os ignora como se a polícia civil não precisasse de efetivo. Mas analisando profundamente percebemos que realmente não precisa não, afinal tem tantos PMs, Bombeiros, GMs e até SEAPs fazendo papel de polícia investigativa, que os concursados aprovados não fazem falta. Parece piada, mas não é! É a atual realidade da Gloriosa Águia!

Anônimo disse...

Enquanto isso uma porrada de aprovados da PCERJ mendigando para serem aproveitados pelo atual governo que simplesmente os ignora como se a polícia civil não precisasse de efetivo. Mas analisando profundamente percebemos que realmente não precisa não, afinal tem tantos PMs, Bombeiros, GMs e até SEAPs fazendo papel de polícia investigativa, que os concursados aprovados não fazem falta. Parece piada, mas não é! É a atual realidade da Gloriosa Águia!

sgt paulo cesar disse...

VAMOS colegas da PC, amanhã na alerj as 14 hs, vamos mostrar a nossa insatísfação com o desgovernador.