quarta-feira, 11 de maio de 2011

A ENORME DIFICULDADE DE MOBILIZAR OS POLICIAIS MILITARES DO RIO DE JANEIRO.

Os Policiais Militares estão começando a comparecer nos atos cívico-democráticos que estão sendo desenvolvidos na luta por cidadania no Rio de Janeiro. A presença é muito tímida, considerando que entre ativos e inativos somos mais de 70.000 PMs.
A quase totalidade dos que comparecem são inativos e esposas de Policiais Militares.
Alguns dos motivos dessa falta de mobilização são facilmente identificados, sendo a banda podre em franco crescimento, o mais relevante, salvo melhor juízo. Infelizmente, o salário não é importante para uma parcela considerável do efetivo Policial Militar.
Diante de tal verdade, penso que temos que investir na tentativa de mobilizar os jovens Policiais Militares que integram as UPPs, considerando que a maioria está insatisfeita com o trabalho, assim como, nos Policiais Militares dos municípios do Interior, onde a banda podre não tem a força da Capital, Baixada Fluminense e Grande Niterói.
Ontem soube através dos Bombeiros Militares de Angra dos Reis e Paraty que os Policiais Militares do 33o BPM estariam se mobilizando, o que deve ser visto como um ótimo sinal. Aliás, a participação dos Bombeiros Militares que servem no Interior no convencimento dos Policiais Militares que servem no mesmo município é imprescindível e deve ser operacionalizada, embora os Bombeiros Militares de Cabo Frio tenham tentando mobilizar o 25o BPM sem sucesso.
O certo é que não podemos desistir de trazer os Praças da Polícia Militar para se unirem aos Praças do Corpo de Bombeiros, tendo em vista que mobilizar Oficiais das duas Corporações parece praticamente impossível.
Analisando a mobilização dos profissionais de segurança pública do Rio podemos chegar ao seguinte quadro:
- Polícia Militar – Oficiais e Praças estão muito satisfeitos com os salários.
- Polícia Civil – Delegados e Policiais Civis estão muito satisfeitos com os salários.
Corpo de Bombeiros:
- Oficiais estão muito satisfeitos com os salários.
- Praças estão completamente insatisfeitos com os salários.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex- CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

Cel. Paul Com relação aos PMs do interior acho que deveriam ver uma forma facilitar o transporte ate o Rio de Janeiro pois assim muitos Pms que tem a vontade de comparecer ao movimento e não encontra apoio na corporação, desta forma conseguiriam mais integrantes na policia. Talvez caso os Bombeiros ou as assossiações passem a disponibilizar ônibus tudo seria mais fácil. Abraço

Anônimo disse...

Cel vou descordar do sr° em parte, acho que na verdade o salário é tão ruim que os policiais tem medo de perder o pouco que a alguns deles tem sido dado. Na PM, até onde sei, todos ganham R$ 350,00, ganharam na ocasião do complexo do alemão R$ 500,00 ou 1.000,00 se não me engano, UPP e agora ainda tem essa tal de redução de indices. O fato é que os bombas não tem nada a perder e os PM's acham que essas migalhas são pra sempre. Ô PM! Acorda!
BM

eduardo sa disse...

Cel, ontem fiquei aqui acompanhando, enviando e mails e etc., a manifestação foi noticiada no G1 O Globo on line de forma tímida e com comentários paralelos sobre manifesaçoes anteriores.Infelizmente a marcha da maconha tem cobertura mais ampla. Temos que ter estratégias quanto a cobertura da midia para nossas manifestaçoes.E outra alguem tem que dizer ao Sérgio Cabral que o Cmdo BM e PM não está ouvindo a tropa e, se assim o é, ele deve o fazer sendo ele o cmdo supremo das forças militares estaduais.Me impressiona o descaso político do Sergio Cabral para com assunto de tal relevância,os niveis de crimalidade nao cedem de maneira satisfatoria, estamos as vésperas de copa e olimpíadas e as forças militares no RJ estão totalmente esfaceladas.

Nascimento disse...

Cel como seria se ao inves destas mobilizações serem feita somente na ALERJ fosse tirado um dia para que endereço das mobilizações fosse feitas em frente a rede Globo de TV. causando um transtornos a eles e com isso as outras emissoras iriam noticiar com mais impacto. Seria bom pedirmos aumento a globo que manda no estado e censura a gente.