domingo, 1 de maio de 2011

CORONÉIS BOMBEIROS MILITARES, UM GRUPO DIFÍCIL DE ENTENDER.

Nós, os Bombeiros e Policiais Militares mobilizados estamos lutando por cidadania para todos os militares estaduais, um esforço que ultrapassa o quarto ano, alternando momentos de maior e de menor mobilização. Dezenas de atos foram realizados nesse período, raros com mais de mil participantes, alguns com centenas, a maioria com dezenas e muitos apenas com um ou dois manifestantes. Essa será uma luta longa, não poderia deixar de ser, considerando o estágio de indigêngia que vitimou as tropas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Se lutamos por cidadania, o que inclui a luta por liberdade, não podemos condenar os que decidem não participar da mobilização, pois isso é um direito. Podemos sim criticá-los, tendo em vista que serão beneficiados pela luta de terceiros, portanto, como são interessados nos resultados, deveriam fazer parte do processo de lutas.
Infelizmente, temos muitos fatores que dificultam a generalização da mobilização: o medo natural que existe em todos nós; o risco de perder as gratificações; o receio de ser transferido e a existência da própria banda podre, que retira muitos da luta salarial, por não precisarem de salários para viver.
Diante dessa complexidade de fatores, o caso que me causa mais estranheza é o que envolve o grupo dos Coronéis Bombeiros Militares, ratificando que todos tem liberdade de escolçher se participam ou não.
Em 2007/2998, na mobilização dos 40 da Evaristo e dos Coronéis Barbonos, tivemos dezensa de Coronéis da ativa da Polícia Militar nas marchas e nas reuniões na AME/RJ (antigo Clube dos Oficiais), mas nenhum Coronel Bombeiro Militar.
Na atual mobilização, três anos depois, com o grupo de Coronéis BM renovado em parte, novamente não apareceu nenhum até hoje.
A primeira vista, podemos concluir que o risco de perder os comandos e as gratificações seja o fator determinante, assim nenhum deles quer sofrer tal sanção.
Sim, pode até ser essa a resposta, mas como explicar a ausência dos Coronéis e Tenentes Coronéis do Corpo de Bombeiros que estão na DGP, sem função, na conhecida geladeira?
Eles não recebem gratificações.
Como explicar o não comparecimento deles?
Além disso, recentemente foi encaminhado ao Ministério Público e à ALERJ um documento em desfavor do comando geral, contendo o nome de muitos deles, que se dizem prejudicados pelo comando, o que obviamente os coloca no lado oposto ao do Coronel BM Pedro Machado, comandante geral.
Por que esses Coronéis não ombreiam com a tropa?
Não posso considerar que tenham um medo exagerado, assim sendo, sou forçado a concluir que a interpretação mais lógica seja de que não querem ficar mal com o governo, diante da possível exoneração do comandante geral e um possível aproveitamento futuro.
Escrito isso, destaco ainda a inércia dos Coronéis inativos, algo mais incompreensível ainda.
Certo ou errado nas minhas considerações, não consigo entender os Coronéis do Corpo de Bombeiros Militar.
Quem sabe na terça-feira, dia 03 MAI 2011, eles não me surpreendam.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

10 comentários:

Dias, Cel BM R/R disse...

Amigo Paul

Acredito que o amigo esteja se referindo a Coroneis e Tenentes-Coroneis da ativa, não?
De certo modo, concordo com parte do que foi dito, pois quem não faz parte dos planos do Cmt-Geral e está na DGP , potencialmente, não é candidato para sucedê-lo, não nesse Comando.
Mas deveriam, se tem pretensões futuras, mostrarem ao Governador Sergio Cabral,que na eleição que virá, ele já tem oposição de Oficiais da ativa da Corporação para realizar "o sonho" de fazer seu sucessor.
"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"

Dias, Cel BM R/R

Anônimo disse...

Acredito que dentro de inumeros parãmetros, o atual Cmd do CBMERJ tem feito uma exelente gestão!
Inumeros equipamento novos, redução da jornada diaria de trabalho com o fim das intruções, melhorias das instalações de algumas unidades e apoio aos comandos que se esmeram em tornar os GBM mais operacionais.
Acho que existem co os atuais comandos a mesma lealdade que os barbonos tinham com Cel Ubiratam, que manteve a tropa dentro de um nivel de controle aceitável.
Quem aceita um comando na atual gestão, acaba de se comprometer com a gentão, aceitando assim tanto os seus bonos como seus ônus.

Anônimo disse...

ACREDITO QUE ELES ESTEJAM MUITO FELIZES GANHANDO MENOS DO QUE UM OFICIAL MÉDICO DO SAMU OU GSE QUE TEM SALARIO MAIOR DO QUE O DELES!!!!

Anônimo disse...

Os praças não tinham a noção de como seus comandantes são COVARDES !!!!!
É outro Corpo de Bombeiro...lamentável.

eduardo sa disse...

Sem desculpas CEL BM , a tropa não confia em seus oficiais e isso é o início do fim, nós oficiais temos que resgatar essa confiança apesar das dificuldades ,que nao são poucas ,ainda temos militares dignos e que honram a farda.
Rumo ao resgate da Dignidade, para aqueles que prezam essa condição!!!
JSF

NENHUM PASSO DAREMOS ATRÁS. disse...

NÃO SURPREENDERAM NENHUM PRAÇA. SERÁ QUE NUNCA FORAM VERDADEIROS BOMBEIROS.

SERÁ QUE FALARAM PARA SEUS FILHOS E NETOS COM ORGULHO.
NENHUM PASSO DAREMOS ATRÁS?

HONRA É PARA POUCOS.

SE UM SOLDADO TEM CORAGEM E HONRA PARA LUTAREM POR DIGNIDADE E CONTRA CORONEIS E GOVERNOS. COMO EXPLICAR A INERCIA E AUSENCIA DAQUELES QUE PARA OS SUBORDINADOS GRITAM E BATEM NO PEITO. SOU OFICIAL?

AS ATITUDES MOSTRAM QUEM SÃO OS HOMENS?

PELO MENOS DIZEM QUE SIM!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu paguei quase 50,00 reais de taxa de incêndio no meu apartamento esse ano, imaginem o Estado do Rio todo!!!

Com essa fortuna eu ficaria milionário e ainda equiparia o bombeiro do Rio e de outro estado mais pobre com equipamento top de linha, fala sério, é uma roubalheira só.

Anônimo disse...

Caro, coronel o comandante geral, recebeu 2 alternativas, ou peita os praças ou o governador, que lado vc acha que ele escolheu..., ele tem saído pela porta do fundos do quartel central, e pensar que um dia ele comandando o quartel do humaíta ele ouvia a tropa, se tornou isso pelo qual lutamos contra.

Anônimo disse...

OS PRAÇAS ESTÃO FALANDO HOJE QUE OFICIALL NÃO TEM CORAGEM, E EM 2007 QUANDO COMEÇOU O MOVIMENTO E QUE ERAM RARAS AS APARIÇÕES DE PRAÇAS NAS CAMINHADAS E SÓ SE VIAM OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS E QUE ATÉ HOJE SOFREM PERSEGUIÇÃO POR ISSO, VIDE ACADEMIA, HOJE NENHUM DOS OFICIAIS QUE OMBREAVAM NAS PASSEATAS SERVEM MAIS, FORAM TRANSFERIDOS EM REPRESÁLIA, E ONDE ESTAVAM AS PRAÇAS DO CBMERJ, NÃO SEI ATÉ HOJE. ENTÃO NÃO VENHA FALAR EM FALTA DE CORAGEM, COMO NO MOVIMENTO ENCABEÇADO POR VOCÊS, NEM TODOS ADERIRAM.
E NÃO SE ESQUEÇAM QUE ATÉ O LEMA QUE USAM HOJE FOI CRIADO HÁ QUATRO ANOS ATRÁS QUANDO MARCHAMOS ATÉ A CASA DO SENHOR GOVERNADOR E SÓ NÃO PROTESTAMOS EM FRENTE EM RESPEITO AO CEL PM UBIRATAN. LEMBREM-SE JUNTOS SOMOS FORTES!!!
CAP BM

Anônimo disse...

Quem gosta de praça é pombo e velho.....