domingo, 1 de maio de 2011

BOMBEIROS MILITARES - MOBILIZAÇÃO - O TAMANHO DA CRISE.

Eu não tenho qualquer dúvida, a situação na área da segurança pública do Rio de Janeiro é grave, no Corpo de Bombeiros especialmente é gravíssima, não só pelo momento atual, mas sobretudo pelo fato dos resultados finais da mobilização dos Praças do CBMERJ serem imprevisíveis, sobretudo, se os Policiais Militares também ingressarem na luta.
Tenho escrito e inclusive falei com um grupo mobilizado dos Bombeiros Militares que eles encontraram a forma certa de bater no governo, ordeira e pacificamente, no uso de seus direitos constitucionais, eles desestabilizaram por completo o governo Sérgio Cabral.
O que os Praças do CBMERJ estão fazendo não é uma novidade no Rio de Janeiro em termos de mobilização, pois os 40 da Evaristo agiram nessa mesma direção, porém os Bombeiros colocaram dois novos componentes: a continuidade e a resistência.
Logo após o primeiro ato em Copacabana, o comando geral do Corpo de Bombeiros gastou toda a sua munição repressiva: instaurou IPMs; ameaçou a tropa (ouça uma delas); transferiu dezenas de mobilizados e expediu Memorandos para cobrar responsabilidades.
Nada teve o efeito desejado, ao contrário, a mobilização cresceu e os atos se multiplicaram, mesmo com a ausência dos Oficiais na mobilização.
Se nos analisarmos desde a caminhada do dia 17 ABR 2011, apenas quatro ou cinco Oficiais do CBMERJ compareceram aos eventos cívico-democráticos, enquanto mais de seiscentos Praças estiveram presentes.
A gravidade no CBMERJ repousa exatamente nessa divisão, a mobilização está forçando uma ruptura ainda maior entre Praças e Oficiais, algo terrível para qualquer instituição organizada militarmente.
O quadro atual da segurança pública é muito ruim e qual será a situação ao final das mobilizações?
Imprevisível, penso.
A ruptura no CBMERJ tenderá a crescer cada vez mais, a não ser que os Oficiais resolvam ombrear com os Praças, algo que não parece estar por acontecer nos próximos dias.
A entrada dos Policiais Militares, algo que também parece distante nesse momento, faria a pressão sobre o governo ser gigantesca, principalmente se os Praças da PMERJ se unirem aos Praças do CBMERJ, algo inédito no Rio de Janeiro.
No meio dessa crise, o comandante geral do Corpo de Bombeiros luta sozinho, pois o secretário ao qual o CBMERJ está vinculado, o ex-Bombeiro Militar Sérgio Côrtes, nem dá sinal de vida. Na mesma direção, Beltrame nada fala sobre a crise, apesar dela estar batendo a sua porta.
Isolado, o Coronel BM Pedro Machado, tenta encontrar uma saída, algo que agora não parece mais viável, tanto que os deputados da base governista já estão tratando com o governo Sérgio Cabral, tentando amenizar o caos. Amanhã, esses deputados se reunirão com representantes dos Bombeiros para esclarecer as respostas do governos as pretensões da categoria, vamos aguardar.
A crise é gravíssima, os Bombeiros encostaram o governo na parede e olha que os Bombeiros não deixaram de desempenhar qualquer função, a população não foi prejudicada em nenhum momento, todos os serviços prestados pelos Bombeiros estão funcionando.
Na terça-feira, dia 03 MAI 2011, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, às 13:00 horas, no Largo do Machado, assistiremos um novo round dessa luta por cidadania.
Enquanto isso, Sérgio Cabral está de malas prontas para mais uma viagem para terras francesas.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

9 comentários:

Anônimo disse...

" Estamos vivendo um momento único na história: poucas vezes uma sociedade mudou tão completamente, e de forma tão rápida. O grande desafio para todos - especialmente para as gerações mais velhas - é aceitar o ritmo do progresso, em vez de resistir a ele. Somente abraçando a mudança poderemos moldá-la de forma a beneficiar todos nós."

Anônimo disse...

Também concordo com Ricardo Oscar. Todos nós, componentes da PMERJ e me incluo nisso, pois sou PM, somos galinha, e daquelas sem característica que a fazem diferenciar das outras. Somos sim as falsas galinhas, sem raça, sem coragem, medrosas, amedrontadas, oprimidas, e submissas a um único galo (nem vou dizer o nome, todos já sabem).
Como já havia postado em momentos passado - Nós policiais militares do Rio de Janeiro, somos águia para o enfrentamento, o combate aos inúmeros bandidos deste Estado, temos coragem, não temos medo de nada, nem pensamos em morrer, mas para reivindicar nossos direitos somos a mais petrificada das galinhas.
Ass: Major Combatente e miserável

Anônimo disse...

Eu sou PM e não penso assim,dia 03/05 estarei juntamente com 3 PMs apoiando os Bombeiros,eu não sou Galinha já participei de varias passeatas,quem é galinha tome vergonha na cara e deixe de ser,seja HOMEM,OUVIU, seja HOMEM!!! Assinado PM NA MERDA...

Anônimo disse...

O Major Combatente e Miserável,toma vergonha e vai machar com os Bombeiros.Voce é Aguia ou Galinha??? Ass.PM NA M.AGUIA sim Galinha Não.

Anônimo disse...

Cel Paúl, o Senhor vai Levar alguma Faixa? PMs da Zona oeste...

Anônimo disse...

Os direitos fundamentais dos Militares Estaduais não estão sendo respeitados

A remuneração dos Bombeiros e Policiais Militares do Rio de Janeiro não está afinada com o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal de 1988, que, de acordo com o DIEESE, confere ao trabalhador brasileiro um salário no valor de R$ 2.247,94 (dois mil, duzentos e quarenta e sete reais e noventa e quatro centavos).

http://www.dieese.org.br/rel/rac/salminMenu09-05.xml

Constituição da República Federativa do Brasil

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo...

Anônimo disse...

CARO CEL.PAUL, GOSTARIA DE LHE DIRIGIR UMA PERGUNTA?
SEI QUE O SR. ESTÁ AO MENOS TENTANDO EM NOS AJUDAR.
O QUE ESTÁ FALTANDO ENTÃO PARA OS MACHÕES QUE AS VEZES FICAM TE CRITICANDO, NÃO ENTREM NESTA LUTA QUE NÃO É SÓ DOS BOMBEIROS?
ESTA LUTA É DE TODOS.
NO MEU CASO EU NÃO POSSO IR, POIS SOU INVÁLIDO, E NÃO SUPORTO FICAR MUITO TEMPO EM PÉ.
DAÍ A MINHA INDIGNAÇÃO, FICAM OS BOMBEIROS NESTA LUTA SOZINHO A MERÇE DE UM GOVERNO QUE NOS PROMETEU MELHORAR A NOSSA CONDIÇÃO DE VIDA, E AGORA FINGE QUE NÃO PROMETEU NADA.
FICO AGUARDANDO A VOSSA RESPOSTA E QUE O NOSSO PODEROSO DEUS JEOVÁ QUE NÃO DORME NUNCA, NOS AJUDE NESTA GUERRA.
FIQUE COM DEUS.

CONRADO disse...

POLICIAIS ESSA LUTA É DE VOCÊS TAMBEM, PRINCIPALMENTE OS DA RESERVA E REFORMADOS, POIS NÃO ESTÃO GANHANDO GRATIFICAÇÃO ALGUMA. ESSE GOVERNO ESTÁ SENDO DESUMANO COM A GENTE! JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

Olha o nível que estão chegando os oficias. Depois de um vir a público e dizer que é uma galinha só resta pedir "arrego". O pior é que os mais atingos vão convencendo os mais modernos de que eles são realmente galinhas e eles acreditam. A tropa vai ter muito trabalho com esses pseudos oficiais.