terça-feira, 17 de maio de 2011

BOMBEIROS MILITARES - MOBILIZAÇÃO - O SHOW E A COMISSÃO.

Hoje completa um mês da mobilização iniciada pelos Bombeiros Militares na Praia de Copacabana (Posto 6), a qual contou com a participação de alguns Policiais Militares, sendo o organizador desse blog um desses mobilizados.

O balanço desse mês possui aspectos positivos e negativos, os quais tenho comentado ao longo de vídeos e artigos, pois participei de quase todos os atos. Se a memória não está pregando peças, só não participei do fechamento do cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a Avenida Rio Branco.
Em face desses comentários feitos diariamente, nesse artigo destacarei apenas dois pontos que considero muito importantes.

1) Capacidade de mobilização.
É impressionante a capacidade de mobilização demonstrada pelos militares estaduais do Corpo de Bombeiros, uma força que continuou crescendo apesar de todas as represálias do governo Sério Cabral (PMDB). Uma capacidade alicerçada em três pilares do militarismo: idealismo, destemor e amor corporativo. A comissão gestora demonstrou muita força nesse aspecto, pois não se pode negar que seus integrantes são ótimos motivadores, que conseguem promover a união de esforços do grupo para os objetivos comuns, tarefa que não é fácil de ser desenvolvida. A mobilização dos Bombeiros tem sido o fator mais positivo da luta por cidadania. Parabéns a cada Bombeiro e familiar.
2) Comissão gestora.
Penso que seja o segundo fator em relevância nesse processo.
A comisão foi excelente na motivação do efetivo, foi bem na estruturação da logística básica e foi muito mal na gestão democrática do processo.
A comissão é fechada e trás o prato feito para ser aclamado pelos Bombeiros Militares, isso é uma verdade que pude presenciar algumas vezes, sendo que a primeira vez que isso me chamou atenção foi na mobilização no bairro do Leblon, quando um jovem e voluntarioso Bombeiro (Guarda Vida) reclamou publicamente desse viés da comissão. Ele questionou que existindo duas ou três opções, por que não submetê-las aos mobilizados para votação, ao invés de apresentar uma única opção solicitando que o grupo aprovasse.
Eu chamo isso de aclamação. Trago uma ideia pronta e busco a aprovação do grupo, que ocorre na forma de uma aclamação: quem for a favor que levante o braço!
Não tendo participado das discussões, não conhecendo as outras alternativas, a tendência natural do grupo é aprovar.
Ontem, esse processo foi questionado.
E por que isso ocorreu?
As negociações foram muito longas, o que fez com que alguns itens acabassem "vazando" da ALERJ, envolvendo um grande número de mobilizados nas discussões do lado de fora do processo decisório que ocorria no interior. No momento que um integrante leu o acordo, a grande maioria era contra e se manifestou dessa forma, o que não foi aceito pelo membro da comissão, que se colocou na condição de vítima, pois era um dos faltosos ao serviço e o acordo era favorável, muito favorável, para os que faltarm ao serviço, mas não para a mobilização.
Interromper uma mobilização no momento que o outro lado está "morto" é um gigantesco erro.
Aliás, eu fui duramente criticado em um comentário, acusado de ter editado o vídeo que postei sobre a divulgação do acordo, retirado a parte onde ele teria conseguido convencer os presentes. Não fiz isso, os que estavam próximos a mim viram que deixei o local, logo que percebi que era outro prato pronto para ser aclamado, portanto, não gravei esse segundo momento. Nem esse, nem as falas do Cabo BM Daciolo, pois voltei ao local minutos depois da apresentação do acordo para pegar as faixas que tinham cedido para o ato de ontem, infelizmente, só recuperei quatro, pois pretendo usá-las nos próximos dias, afinal, não fiz nenhum acordo com o governo.
Penso que a mobilização só terá sucesso com uma reformulação da comissão gestora.
Os integrantes iniciais se mostraram muito eficicientes na motivação da tropa, bem como, na criação e na operacionalização do site SOS Bombeiros, todavia, como NINGUÉM faz tudo bem, acabaram deixando várias lacunas, dentre delas a falta de acompanhamento jurídico para impedir que ocorressem as faltas ao serviço, o que virou o Calcanhar de Aquilles da mobilização.
A mobilização acabou sendo interrompida para proteger os que tinham faltado ao serviço.
É hora de abrir a comissão, por fim ao pequeno grupo gestor de tudo, manter esse grupo na motivação e mobilização da tropa e estruturar adequadamente a mobilização, essa é minha sugestão.
Os Bombeiros reclamavam muito da falta dos Oficiais, vibraram quando eles chegaram, mas não os incluiram no processo decisório. Não podemos esquecer que a nossa organização é militarizada, portanto, não podemos esperar que Majores, Capitães e Tenentes sejam comandados por um Cabo. Se os Bombeiros querem os Oficiais, eles tem que participar das decisões, isso é óbvio. A gestão deve ser colegiada, abrangendo todos os níveis hierárquicos, em igualdade de condições.
Por ser oportuno, adianto que idêntico raciocínio deve ser adotado com relação aos Policiais Militares. Se os Bombeiros querem que os PMs participem (reclamam muito dessa ausência), eles também terão que participar da gestão com Oficiais e Praças.
Obviamente, a mobilização pode continuar sendo só dos Bombeiros, contando com o apoio de um ou outro Policial Militar, como tem ocorrido. Pode ainda ser uma mobilização só de Praças, comandados por um Cabo, tudo isso deve ser decidido pelos mobilizados, mas NUNCA apenas pela atual comissão.
Falta muito para a mobilização estar devidamente estruturada, algo que dificilmente ocorrerá enquanto existir um pequeno grupo fechado hermeticamente dirigindo todos os processos e buscando a aclamação de todos.
Por derradeiro, deixo claro não pretendo alterar um milímetro a minha participação na mobilização, não quero qualquer espaço na comissão gestora mesmo que milhares de PMs venham aderir ao processo.
No dia 03 JUN 2011 (ou antes) estarei novamente com os Bombeiros Militares, aprendendo sobre idealismo, destemor e amor corporativo.
Não esqueçam: JUNTOS SOMOS FORTES!
O JUNTOS significa TODOS JUNTOS.
Infelizmente, o NENHUM UM PASSO DAREMOS ATRÁS deixou de ter sentido após o acordo de ontem, mas isso pode voltar com força ainda maior. Nada está perdido, muito pelo contrário, a luta está apenas começando.
Parabéns, Bombeiros Militares e familiares.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

18 comentários:

Anônimo disse...

Foi exatamente isso o que aconteceu, eles foram obrigados a trocar a liberdade de alguns em detrimento do sonho de todos!!!
Ficaram num beco sem saída e jogaram todo o processo fora... É ACEITÁVEL.Eu postei aqui uma vez e reforço, ninguém precisa ficar preso, houveram as arbitrarias prisões, talvez o grupo não esperasse uma pancada tão forte mas o governo mandou dar essa pancada.
A saida agora é melhor estrategiar a mobilização, como militares sabemos o que logo da cadeia e temos que evitar tais atos.
Não houve negociação, houve barganha.
O governo estadual não é digno de confiança, nao podemos acreditar no Cabral, agora mais que nunca.
Que fique essa lição!!!
JSF
Eduardo

Anônimo disse...

Concordo em grau, gênero e número!

Como "denunciado" na primeira postagem (acima), ouve uma manipulação de bastidores.

Espero que a momentânea desmobilização não "enterre" o sonho de milhares de trabalhadores.

Anônimo disse...

O DESgovernador Pinóquio, ardiloso como sempre, conseguiu uma trégua de alguns dias para tratar dos hematomas adquiridos na contenda com os Bombeiros.

Mas deve ter sempre em mente, que a ESMAGADORA MAIORIA DOS BOMBEIROS MILITARES e um PEQUENO GRUPO DE POLICIAIS (PM / PC) conseguiram, FINALMENTE, ARREBENTAR O FINO "BARBANTE" QUE OS ESCRAVISAVA.

E que estes mesmos "libertos" não exitarão em reiniciar o combate caso suas reivindicações não sejam atendidas.

E, quem sabe, com o reforço de outros milhares de "libertos" da PM e PC.

Daí, a surra será muito pior!

cicero bombeiro né disse...

bem não gostei de nada da decisão ,todo esforço pode ter sido jogado fora aparti do acordo,porque? já tinhamos feitos outros acordos e eles não cumpriram,o NEM UM PASSO DEAREMOS ATRAZ,ficou pra traz literalmente, e PREDE UM PRENDE GERAL ACABOU,mas isso só para os organizadores,porque os outros militares não,confiavamos neles,compramos brigas junto com eles e empenhamos tudo para ter a tão sonhada DIGNIDADE e estamos vendo isso escorer entre os dedos as pressas e dolorosamente,uma punhalada nas costas ou tiro amigo.(chega sem comentario)

FLX disse...

Nenhum passo daremos atrás não deixou de ter sentido, veja porque:
Algumas pessoas estão reclamando da negociação. Vocês precisam saber que essa é só mais uma estratégia nossa. Imagine como seria se não aceitássemos a proposta: os militares faltosos iriam se apresentar pra não entrar em deserção (SEREM EXPULSOS!!!), logo ficariam detidos alguns dias por terem faltado o serviço; os militares do interior não estão tendo mais dinheiro pra pagar 1000 reais de ônibus pra manifestação, ou seja, quem iria manifestar?!?! O que vocês precisam entender que quem precisa desse tempo somos nós, não porque estamos cansados, mas para mobilizar o restante dos militares que ainda não aderiram o movimento e agora podemos provar pra eles que não precisam ter medo, agora temos a prova real que eles poderiam ter faltado o serviço e nada teria acontecido com eles, agora temos vários oficiais que aderiram o movimento e também estavam lá dia 16 (segunda). O governo é ditador, não vai abaixar a cabeça fácil, temos que ter número, por isso não reclame com seu companheiro que não foi, mas mostre a ele que a manifestação é a única saída e que ele não precisa ter medo dela, a única coisa que precisamos fazer é estar na ALERJ dia 3 de junho (sexta).

Anônimo disse...

CARTA AOS BOMBEIROS

Peço a todos que reflitam, sobre os últimos fatos, com serenidade e sabedoria. Sem aquela emoção demonstrada por muitos(no final da noite de 16.05) nas escadarias da ALERJ.
Estamos lutando contra uma cultura centenária, onde nossos comandantes aprenderam, desde o CFO(mesmo que de forma indireta), que a corporação os pertence, que tudo pode ser resolvido apertando, punindo e até humilhando seus subordinados. Por isso a pouca adesão daqueles companheiros que foram oprimidos pela ditadura. Os mais antigos(a maioria deles), além de não participarem do nosso movimento, atemorizam outros companheiros menos esclarecidos. Mas a partir de agora essa postura vai mudar.
Analisem a importância deste dia 16.05.2011 e a importância deste acordo firmado. Não estamos dando um passo a trás, tão pouco voltamos a estaca zero, como pensam alguns companheiros, levado pela emoção.
Companheiros! Nossa luta esta só começando. É muita ingenuidade dos bombeiros que comemoravam nas escadarias da ALERJ, como se o desgovernador tivesse atendido todas as nossas reivindicações. Não aconteceu e provavelmente não acontecerá no dia 25.05. Porém nos forneceram munição valiosíssima para nossa batalha.
O CBMERJ FOI CHAQUALHADO! NOSSOS COMPANHEIROS ACORDARAM!
Primeiro, a própria juíza que acatou o pedido de prisão dos nossos companheiros, reconheceu a legalidade do nosso movimento.
Agora conseguimos anistia para os companheiros, que pelo arcaico RDCBMERJ, foram acusados de cometerem crime militar.
Aos bombeiros desmobilizados até este momento peço que ponham a mão na consciência, junte-se aos companheiros, discuta com os colegas em sua OBM. Não tema os superiores pois eles estão no mesmo barco. Venha na sua folga, é direito seu, legal e constituído.
Nossa dignidade não esta mais naquela luz no final do túnel; Ela este a alguns passos de nós. Vamos juntos companheiros, no dia 03.06.2011, lotar as proximidades da ALERJ. Vamos buscar nosso piso de R$2.000,00.
Lembrando, meus amigos, que esta trégua não é para descanso. É para resgatar nossos companheiros que sacrificaram sua liberdade e convivência familiar em prol da nossa causa. Vamos aproveitar este tempo para atrair mais apoio. Apoio de empresários, políticos e principalmente da PMERJ.
Aos militares da saúde, que façam contatos entre si para discutir sua participação massissa em nosso movimento. Sem prejuízo do trabalho, dentro da legalidade.
Chegamos a um ponto de nossa caminhada, senhores, que só existem dois finais; VENCER OU VENCER!
Separados fomos fortes. Junto seremos INVENCÍVEIS!

ORFÃO DE PEDRO!!! disse...

É de uma profundidade muito grande sua observação cel. Paúl, estivemos juntos no momento que um dos lideres estava avaliando a presença dos militares,neste momento me dirigi ao senhor e ao cb. opinando por colocar-mos na negociação a implantação do subsídio junto ao Valor do piso de R$2.000,00 para que houvesse fator de valorização e correção contra perda aquisitiva, neste momento fui ignorado pelo cbbm,fato este que me deixou muito triste e preocupado.Segundo ponto foi quando houve uma reunião em que somente salva vidas fizeram parte separando-se do restante do grupo presente na ALERJ, bem nesse momento, vários militares questionaram o porque desta reunião em separado. haviam policiais civis e militares e bombeiros ativos e inativos sei que os bombeiros são maioria mais estes fatos seletivos e anti-democráticos fazem com que as coisas caminhem com mais precaução. Quanto a orientação jurídica e legislativa é de fundamental importância a prática de mobilização reivindicatória de classe pois por mais que saibamos,nunca seremos o dono da razão! Por este motivo que a titulo de sugestão,sugiro aos senhores que
agreguem ao grupo de liderança um bom conselheiro jurídico,um negociador de preferência um que possa ser isento de qualquer fragilidade institucional para que possa garantir ao cbmerj, pmerj e pcerj o poder de manobras mais dinâmicas (um sindicalista).
Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil da nossa arrogância e vaidade. No fundo,Somos todos inteligentes até que a arrogância diga o contrário.

Anônimo disse...

Considerando que muitos Soldados possuem o 3º Grau (Ensino Superior) completo, a PMERJ deveria aumentar o nível de escolaridade para ingresso no CFO. Um concurso para Oficial de Polícia Militar não pode exigir apenas o 2º Grau (Ensino Médio), deveria cobrar pelo menos o CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO, para que os referidos profissionais possam sempre agir em consonância com as previsões legais. Só o Bacharel em Direito é capaz de zelar pela legalidade, ou seja, evitar qualquer lesão ou ameaça a direitos e garantias fundamentais dos cidadãos.

Anônimo disse...

O TEMPO DIRÁ!!

Anônimo disse...

Pelo que entendi deixemos os BOMBAS fazerem seus movimentos e nós Policiais faremos o nosso quando for possível uma união entre nós.

Dexa esses bombas prá lá Cel eles gostam é de ficar dando uma "fumadinha" no posto, como já surpreendi vários nessa situação.

Anônimo disse...

Se um cabo não pode ser o lider, que voltem os barbonos e os 40, pois eles se ausentaram e por várias vezes não compareceram nas manifestações.
quanto ao fechamento dos lideres, eles deram a cara a tapa e foram presos, outras opções seriam radicalizar e isso sairia do controle, creio que se o governo pagar para ver, os lideres se não radicalizarem, serão ignorados pela tropa,
A luta é de todos, o major esta unido aos lideres, ele endo bombeiro, sabe compartilhar o grupo sem impor ser o lider por ser major, não é certo dar a liderança ou tão pouco partilhar os rumos a pessoas que só se manistaram depois de várias batalhas pelo simples fato do orgulho, quem quer lutar não pode escolher em que lugar vai guerriar, o sgt pode ser comandado pelo cabo e o major não?

os coroneis correram, o cabo mesmo tendo prisão decretada e ameaça de exclusão, se mantiveram firmes.
Nem um passo deram atrás, apenas se mantiveram livres para continuar a guerrear.
prisão judicial só de se revoga com outra ordem judicial.

ORFÃO DE PEDRO!!! disse...

Acho que não houve compreenção dos colegas no que diz respeito a lideraça, não é pelo fato de um cabo ser o lider, em uma reivindicação de categoria como esta sendo a nossa, são inclusos no processo deliberativo todos os níveis hieráquicos para que cada a nivel agregue seus seus iguais ganhando simpatia para o movimento coletivo.Sem que se torne público temos a simpatia de varios coronéis da ativa mais eles estão receiosos de o fazer abertamente, mais garanto que se um o fizer, muitos seram os que seguirão sua liderança!!
Para a informação de muitos colegas, Hitler era cabo e devido o seu grande poder de articulação conseguiu o posto supremo das forças armadas alemã .
liderança:
"Nenhuma quantidade de estudo ou conhecimento fará de um homem um líder, a menos que ele tenha as qualidades naturais de um." (Archibald Wavell)

Anônimo disse...

vejo rapasiada que não e hora para ta trocando insultos,pms e bms.e tudo que o gov quer.vamos sim nos unir ainda mais que so assim juntos seremos forte,vale lembrar que o gov deu uma entrevista na radio cbm,que dizia,que se os bms estão assim e porque na corporação so ten oficias incompete.isto com certesa mexel com eles,ea com releção de bms e pms participar de passiata gay fardado e com veiculo ofical. vamos sim analisar estes dois assuntos para jutarmos mais força contra ele,e não ficarmos de picuinha entre nos,pois afinal de contas somos um corpo não so de bms e pms tambem.se ficarmos nessa vai dar um ar de vitoria ao ditador.JUNTOS SEREMOS FORTES

Anônimo disse...

ACHO QUE OPERAÇÃO DE HEMORRÓIDAS NÃO FOI NÃO!
DEVE TER CAÍDO EM CIMA DE ALGUMA COISA.
TALVÊZ TENHA SIDO UM ACIDENTE SEM QUERER,QUERENDO

Anônimo disse...

óbvio que quem escreveu é alguém interessado na nomeação do Cel Cláudio Rosa. Ao que me parece está havendo uma composição (isso é o que se traduz como bastidores) para que os que vêm se dando bem, juntamente com o Cel Pedro e a cúpula da Secretaria, continuem nas posições. É de suma importância que eles ocupem esses lugares, pois podem continuar a delapidação do nosso patrimônio público. Isto está muito claro. Na atual situação não é a força das leis ou dos regulamentos ou a composição demagógica que retornará a Corporação aos trilhos, e sim pessoas com probidade e envergadura moral suficiente, pois esses que estão na cúpula da Secretaria e do CBMERJ, só fizeram se dar bem. Lembram do Cezar Romero Viana? Esse é primo da esposa do Secretário Sérgio Cortes. Que fim levou a apuração das denúncias da irregularidade da TOESA? De onde vem o Viana dos dois? da Oligarquia do Acre (Tião Viana e Jorge Viana, senador e governador)?Estamos diante de uma grande armação que esse, aí, chama de bastidores. O Secretário Sérgio Cortes tem estado no Quartel do Comando Geral por esses dias. Será que é para realizar a operação faxina e deixar as coisas sem rastro das irregularidades cometidas, varrendo tudo para debaixo do tapete? Se o Sérgio Cortes fosse bom, a Presidente Dilma tinha levado ele para Brasília.

Anônimo disse...

faço as palavras do cel paúl as minhas.
ao final da noite,o que houve na alerj foi uma demostraçao de que temos sim que ter a participaçao do coletivo. e nao só a piniao de um grupo fechado arrogante e que tomado
pela emoçao deixa de ouvir,ainda que somente ouvisse,a opiniao alheia
gente; pelo amor de Deus nao vamos nos igualar a esse governador ditador!!!
fiquei muito triste,porém,nao desmotivado com o ocorrido.
lembrando aos guarda vidas que estamos lutando por uma causa, e nao por um grupo.
agora mais do nunca devemos nos unir pmerj,cbmerj e pcerj
TODOS JUNTOS SOMOS FORTES
vamos APRENDER com nossos erros...

Anônimo disse...

sou bombeiro; e ainda que tenha apenas um PM e ou PC acho que devem sim fazer parte da comisao; ou nao seria democraticia tambem
vamos deixar nossas diferenças do passado de lado,aliás o nome ja diz passado.
ainda que demos um passo atras, que foi dado sim, e nao adianta se iludir e dizer que nao.
vamos voltar com mais força ainda lembrando que so com uniao teremos essa força.
dia 03/06/2011 vamos lotar as escadas da alerj JUNTOS SOMOS FORTES

Elias disse...

A força da Bombeirada foi sentida.
O Governo pediu arrego.
As alas,isso mesmo,as alas envolvidas na movimentação chegaram a um acordo,para que o Governo pudesse sair por cima,enquanto as propostas são estudadas e atendidas.
Quero ver o governador mandar a juiza voltar atras.Ainda não acabou.