segunda-feira, 14 de setembro de 2009

RUINDO POR DENTRO.

Blog do Gustavo de Almeida
Sábado, 12 de Setembro de 2009

Burocracia a serviço do crime
Uma raposa da política me contou esta história no almoço, sexta-feira passada, e jura de pés juntos que é verdade. Se for, é uma demonstração cabal do quanto a burocracia pode tanto significar controle quanto descontrole. A história começou com uma tremenda bronca do governador Sérgio Cabral em um de seus oficiais de gabinete militar. E a bronca aconteceu depois que foi descoberta a presença de um policial ligado a milícias trabalhando no Palácio Guanabara, o cabo Meireles.
Em fins de abril, uma delegacia especializada em combater crime organizado enviou ofício ao gabinete militar do Palácio Guanabara informando que o cabo deveria ser afastado pois poderia ser preso em breve, faltava apenas levantar as últimas provas para o pedido de prisão à Justiça. Um coronel de alta influência recebeu o ofício carimbado e registrado pela própria delegacia, e o repassou a seu assessor. Determinando "providências".
O assessor, outro oficial, pegou o ofício e chamou um outro cabo para investigar a história. Este, por sua vez, tomou uma decisão incrível: foi perguntar pelo cabo Meireles a policiais do Serviço Reservado de um batalhão da Zona Oeste - batalhão este constantemente acusado de ser berço de milícias.
É lógico: o frango foi perguntar a um lobo se poderia conviver com o outro lobo, ou se o outro lobo comia frango.O lobo-colega disse que "não, este lobo é decente e vegetariano".
O ofício então foi devolvido ao assessor do coronel como "providências tomadas". Ou seja, da parte dos mais altos oficiais do Palácio não houve complacência, e sim, demasiada confiança na burocracia. Burocracia que, neste caso, merece dois "R" juntos.
GUSTAVO DE ALMEIDA
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: