sábado, 5 de setembro de 2009

O BOPE E SEU TRANSFORMER.

Severino Silva
O DIA:
BOPE utiliza seus 'Transformers' pela primeira vez na Favela do Rebu;
Britadeira sofre avaria ao tentar furar pedras. Objetivo era livrar as comunidades das barricadas dos bandidos.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) usou pela primeira vez, na tarde desta nesta sexta-feira, os novos equipamentos, conhecidos como "Transformers”, durante operação conjunta com o 14º BPM (Bangu), na Favela do Rebu, no bairro do Jabour, na Zona Oeste.
Cerca de 50 homens do Bope e uma equipe de intervenção tática da PM participaram da incursão que teve como objetivo destruir as barricadas do tráfico de drogas ou qualquer outro obstáculo que atrapalhasse as ações policiais na localidade. Uma retroescavadeira e uma pá mecânica auxiliaram os trabalhos.
O trabalho da PM começou pela rua Arlindo Cardoso, que estava totalmente obstruída com grandes manilhas preenchidas com concreto. Na calçada, os traficantes colocaram uma pedra enorme. Uma das manilhas tinha a frase "Jesus te ama além dos seus erros" escrita na lateral.
Para a operação, uma base da Polícia Militar foi montada no destacamento da corporação no bairro do Jabour. Um carro blindado (caveirão) dá apoio. Uma central de clandestina de TV por assinatura, conhecida como 'Gatonet', foi estourada na Travessa 42, casa 17. Dentro da residência estava Vanessa Campos dos Santos, de 25 anos, que acabou presa. Com ela, 20 fichas de clientes e todo o material foram apreendidos.
A segunda parte dos trabalhos foi realizada na Rua Beira-Rio. Lá os policiais destruíram pedras gigantescas com o auxílio de uma britadeira equipada na retroescavadeira dos Transformers. Na terceira etapa, realizada na Estrada de Olaria, a ponteira usada para fragmentar as pedras quebrou e os policiais precisaram utilizar as mãos para concluir o trabalho. A máquina continuou a trabalhar normalmente, pois exerce outras funções.
Na operação na Favela do Rebu foram apreendidos grande quantidade de maconha,
200 mil saquinhos para embalar cocaína, um casaco do Exército, dezenas de carregadores de celulares e Nextel, três facas e um alicate de pressão. Um homem, que não teve a identidade revelada, foi baleado.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Anônimo disse...

senhor Coronel Paulo Ricardo;
Infelizmente nós cidadões, que pagamos nossos onerados impostos sabemos que equipamentos como este que devem ter custado aos cofres públicos milhões de reais, só enchugam gelo. Pois infelizmente todos já sabemos que daqui algum pequeno espaço de tempo, quem sabe já hoje as barricatas estarão de volta, tornando o trabalho do bope uma verdadeira operação para inglês ver, pois não resolve o problema de violencia e tomada do espaço público daquela localidade.Como o propio porta voz da corporação falou, que veio devolver o estado de direito aqueles moradores, logo este estado de direito estará novamente nas mãos de meia duzia de marginais, que detem o poder e coloca milhares de pessoas em seu comando, exercendo o poder que o estado negligencia.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Concordo.
A gestão da segurança pública é uma tragédia.
Beltrame é muito ruim, seus assessores piores ainda.
O resultado não poderia ser outro.

Anônimo disse...

Coronel sou militar das FA e cursado pelo BOPE, penso eu que o BOPE deveria ser utilizado somente em missões de natureza especial e quando conquistasse o objetivo deixaria a cargo das tropas convencionais. Esta havendo muita exposição do BOPE em missões rotineiramente convencional. Ao Sr. sucesso e "vitória sobre a morte."