terça-feira, 1 de setembro de 2009

DOIS LÍDERES LEGÍTIMOS, COISA RARA ATUALMENTE...

Na 1a CONSEG um dos temas abordados foi a recorrente idéia da desmilitarização das Polícias Militares, algo apoiado inclusive por muitos Praças das Instituições Militares, que na realidade sonham com a liberalidade da organização não militar adotada pelas Polícias Civis.
A prática demonstra que essa mudança não tem qualquer relação com a tentativa de uma melhora de desempenho, considerando que as Polícias Civis demonstram uma clara ineficiência no cumprimento da sua única missão constitucional, a investigação.
Todavia, temos que reconhecer que pelo menos uma Polícia Militar dá claros sinais de ter iniciado um processo de desmilitarização, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
A PMERJ abandonou por completo valores institucionais essenciais ao ser totalmente absorvida pela dominação política, perdendo qualquer identidade própria.
A nossa Polícia Militar realiza solenidades de substituição de comandantes gerais como se estivesse trocando a guarda do quartel.
Atua na direção do politicamente correto e se afasta do seu principal parâmetro, a lei.
Atualmente, está promovendo o desmonte do seu controle interno, um absurdo total e completo, que ainda não teve a sua motivação (versão oficial) esclarecida pelo comando.
E o pior símbolo do processo de desmilitarização, o desaparecimento dos líderes.
Hoje a Polícia Militar não possui um único Coronel de Polícia que represente a figura do líder militar.
Temos os políticos.
Temos esboços de guerrilheiros.
Não temos uma liderança, uma referência, alguém para servir de modelo.
Falta liderança, falta amor corporativo, falta conteúdo e faltam muitas outras coisas.
Nesse cenário desértico, se destacam apenas dois Tenentes Coronéis como líderes natos da tropa, o Tenente Coronel Roberto e o Tenente Coronel Príncipe.
Talvez para salvarmos a PMERJ sejamos obrigados a quebrar um paradigma e nomearmos um Tenente Coronel para Comandar a Polícia Militar.
Só um líder pode salvar a nossa amada, heróica e gloriosa Polícia Militar.
Tenente Coronel Príncipe na AME/RJ - 2008
Eu andei revendo as centenas de fotos que tenho das reuniões da AME/RJ e das nossas duas Marchas Democráticas históricas e não vi nenhum Coronel do alto comando da PMERJ.
Nenhum!
Príncipe e Roberto aparecem inúmeras vezes e também marcharam conosco no domingo, aos dois a continência de todos que amam a PMERJ.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Nenhum comentário: