sábado, 9 de maio de 2009

TERCEIRO MILÊNIO - 200 ANOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UM NOVO INÍCIO, UMA NOVA POLÍCIA!

Eu tenho lido em vários emails e em alguns comentários que nós - Policiais Militares -, nada temos para comemorar no bicentenário da nossa amada, heróica e gloriosa Polícia Militar e, entendo esse pessimismo, considerando que o nosso momento institucional é o pior já vivenciado nesses 200 anos.
Tenho escrito que a partir da exoneração do Coronel de Polícia Ubiratan de Oliveira Angelo e o rompimento do contido em documentos formais (e oficiais), a Polícia Militar caiu de joelhos diante do poder político que manda no Estado do Rio de Janeiro.
O ato que materializou tal submissão foi a transmissão de cargo no interior do Gabinete do Comando Geral, sem a presença da tropa, da mídia e do povo fluminense.
Uma desonra inaceitável em todos os aspectos.
Nunca na história brasileira uma Instituição Militar foi tão humilhada por um governador.
Porém, nem tudo foi desonra, a coragem dos Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, que se uniram no grupo denominado 40 da Evaristo, constitui um grande motivo de orgulho para todos nós.
Eles mostraram o que significa Idealismo e Destemor, não temeram as ímpias falanges que apresentavam face hostil.
O exemplo da luta do Major de Polícia Wanderby, contra tudo e contra quase todos que permitiram a humilhação da Corporação, nos enche de otimismo e de esperança.
E, os Coronéis Barbonos são dignos exemplos de despreendimento, quando abriram mão da carreira, da função e da gratificação, para lutarem pela tropa, pelo salário do Soldado, que ainda morre por cerca de R$ 30,00 por dia.
Nós, que amamos a Polícia Militar, temos muito o que comemorar, quem não tem o que comemorar são aqueles que colocaram a Instituição de joelhos, para angariar benefícios pessoais.
Policiais Militares, acreditem que toda essa humilhação está com os dias contados.
Após os 200 anos, a sociedade fluminense começará a exigir mudanças e a Polícia Militar voltará a ficar de pé - amada, heróica e gloriosa.
UM NOVO INÍCIO, UMA NOVA POLÍCIA!
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Nenhum comentário: