O Coronel da Brigada Militar (RS) Jorge BENGOCHEA é um grande lutador da causa da segurança pública.
Ele é autor do livro "Ordem e Liberdade" e possui um excelente blog (clique e conheça) onde posta os seus artigos, sempre muito bem fundamentados.
Caro leitor, participe, analise e comente os dois comentários postados por ele, relacionados aos nossos artigos "JUNTOS PODEMOS MUDAR A SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL".
1) "Parabéns pela iniciativa. Vamos nos unir em rede. Só assim seremos fortes. Entretanto, gostaria de sugerir uma ampliação da visão desta rede. Tendo em vista que, para mim e vários autores, segurança pública é um conjunto de processos políticos e jurídicos que por objetivo a preservação da ordem pública e da incomumidade das pessoas e do patrimônio, não seria melhor estudarmos OS INSTRUMENTOS E PROCESSOS PARA ATINGIR O OBJETIVO e não só os intrumentos POLICIAIS, considerados no Brasil os únicos de segurança pública. Palavras podem confundir e a constituição federal foi falaciosa ao incumbir a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio apenas às forças policiais.De nada adiantam os esforços policiais se não houver continuidade na justiça para processar, julgar, penalizar e recuperar.
2) Viu como estou pensando? O ciclo completo policial é inerente às forças policiais sob pena de serem polícias "pela metade", inoperantes, improdutivas e negligentes no dever de manter a ordem pública e defender as pessoas e patrimônio. Um segmento depende do outro. A investigação depende da perícia e esta depende do ostensivo para isolar um local de crime. O ostensivo pode contribuir com a investigação e a perícia irá complementar e debater os indícios levantados. Agora, leve estas ações para a prática brasileira e verás o quanto a burocracia e os interesses corporativistas estão envolvidos".
JORGE BENGOCHEA
CORONEL DA BRIGADA MILITAR
Qual a sua opinião:
- Todas as Polícias devem realizar o CICLO COMPLETO DE POLÍCIA?
- Segurança pública é o resultado apenas de ações policiais?
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO
Nenhum comentário:
Postar um comentário