terça-feira, 11 de outubro de 2011

VIVA O CORPO DE BOMBEIROS!

EMAIL RECEBIDO:
1) VIVA O CORPO DE BOMBEIROS!
Carta aos irmãos de farda.
Inicialmente, gostaria de, como Bombeiro-Militar, saudar a todos os irmãos de farda e lembrar que, apesar de diferentes, somos unos a formar um maravilhoso CORPO, eis que irmanados por uma grandiosa alma DE BOMBEIRO, que nos engrandece, dia a dia, por meio de vidas que salvamos, e isto nos torna iguais.
Como verdadeiros irmãos, não peço que abandonem as suas verdadeiras causas, mas sim que façamos uma sadia reflexão acerca dos rumos que estamos dando a nossa Corporação, e em nome do que estamos assim conduzindo nossas vidas. Não peço também que apoiem este o aquele governador: NÃO! Minhas palavras não têm cunho político.
Tive o meu coração e mente de tenente acelerados por outros no passado. A causa, aliás, a histórica causa, fora a mesma: baixo salário; o cenário de sempre onde prosperam políticos que nos conduzem a suas individuais vitórias.
E assim o fizeram! Graças aos nossos brados, insurgências e votos, ganharam eleições e se perpetuaram no cenário político, onde estão até hoje, para exatamente nada mudar. Continuamos a ganhar mal. Quanto a mim e a outros, restou-nos prisão.
Mas com a prisão veio a reflexão de que, ao servir a OUTROS, afastamo-nos do OUTRO a que juráramos salvar, mesmo com o sacrifício de nossa própria vida. Que absurda contradição a um Bombeiro-Militar!
Olhando o cenário de agora, em que se prega abertamente que mesmo se dando o piso salarial de 2 mil reais, aliás, mesmo o de 4 mil, é FORA CABRAL!, fico imaginando aonde querem nos levar. Quando vejo tantos políticos – e nunca vi tanto assim – apoiando a nossa causa, fico imaginando se não seria, o FORA CABRAL, as suas verdadeiras causas e bandeiras.
Aliás, quando vejo insuflarem Bombeiros-Militares a bradar FORA EDUARDO PAES, tenho, enfim, a certeza de que não são pelos nossos salários, filhos, família e Corporação, que estão conduzindo o nosso sincero grito e consumindo a nossa sagrada paz, mas por um objetivo político de poucos, em detrimento de muitos, como SEMPRE.
Quando eu vejo Bombeiros pedindo uma intervenção federal, justamente ao governo federal que tudo faz contra a PEC 300, tenho a certeza de que, SIM, é um projeto político, consistente de jogar Bombeiros-Militares contra a ordem constituída estadual, que está em jogo. E só!
Quando vejo que o momento legítimo de dizer FORA ao governador é, nas urnas, o mesmo de eleger deputados, tenho a certeza, agora tão certo como a minha morte, que a liderança desse movimento tudo quer, menos resolver os nossos problemas, pois são eles as suas fontes de voto.
Finalmente, sei que os levados pelo discurso político-profético-religioso-fundamentalista-apocalíptico de agora vão me fulminar. Ainda assim, dou o meu testemunho de vida, na esperança, ainda que vã, de que meus irmãos de agora não venham a incorrer nos mesmos erros nossos de outrora.
Viva o CORPO DE BOMBEIROS!
Cel BM José Ricardo Bento Garcia de Freitas.
.....
2) Caro amigo Paúl.
Não tenho o prazer de conhecer o Cel. Jose Ricardo Bento Garcia de Freitas, conheço o Cel. Bento, não sei o seu nome completo, mais o admiro muito, são a mesma pessoa?.
Bem, o título de sua carta "Viva o Corpo de Bombeiros!" eu ratifico, Viva!
Quanto ao teor da sua carta, tenho dúvidas, pois me parece um pouco direcionada na defesa de alguns políticos atuais e no ataque a outros do passado, que diz, se locupletaram com o sucesso das nossas lutas.
Mais que lutas? 
Lutas daqueles que estavam na Corporação já em 1980, que foram dar a "cara a tapa" no Palácio Guanabara e que como resultado, tiveram imediatos 120% de aumento em seus contra-cheques e mesmo assim não alcançaram o patamar de vencimento que mereciam?
É bom lembrar que aquela luta foi conduzida por Oficiais BM e PM, não havia praças das duas Corporações e nós ficamos presos, não demos a oportunidade a ninguém de tomar para sí o que era nossa responsabilidade, nem a direção e nem as prisões, inevitáveis, que acorreram.
O que se vê hoje.
Oficiais Superiores BM que deixam, sem estarem a frente delas, que Praças conduzam o que devia ser de sua responsabilidade, de sua iniciativa, que é capitanear o protesto por melhores vencimentos, exauridas as negociações, caso houvessem.
São Coroneis BM que inertes, admitem e assistem uma tropa PM comandada por seu Comandante Geral, cumprindo ordem não se sabe de quem, invadirem e macularem a nossa Casa, o Santuário secular da nossa história, alguns Coronéis fugindo pelos fundos do QCG e outros de braço com um Comandante Geral BM que não teve a coragem de impedir que se cumprisse tal absurdo e vendeu a Corporação para um Secretário de Saúde. Alguns desses Coroneis, se não me engano, hoje ajudam a administrar a Corporação, quedados por gratificações que não levarão para a inatividade, tentativa do governante de calá-los e por não aderirem ao movimento que deixaram crescer sem controle.
O "FORA CABRAL E O FORA EDUARDO PAES" não me cai bem, pois já tenho a intenção de fazer o quase impossível para não deixar que façam sucessores ou se reelejam, não tem nada de ser "levado politicamente" por ninguém, será pelo meu voto, dos meus amigos e familiares e das pessoas de bom senso desse Estado e Município.
Jamais isso irá acontecer pela vontade política de ninguém em particular, muito menos por um movimento que, apesar de legítimo, não teve o apoio de Oficiais BM e PM que conhecem bem "o que fazer e como fazer".
Nunca fui levado pelo discurso político-profético-religioso-fundamentalista-apocalíptico, citados pelo missivista.
Não quero fulminá-lo, muito menos criticá-lo por suas colocações, o que escreveu tem o meu respeito e a minha admiração, afinal um Coronel da ativa estar preocupado com a conjuntura política já é um avanço.
O que nós esperamos é que eles, os Coroneis da ativa, nos liderem em mais uma luta, não importa que já exista a luta dos Praças sem a sua liderança.
O que nós, inativos no contra-cheque e veteranos no amor corporativista queremos é que os Oficiais da ativa tenham conhecimento que nada se fará sem o seu apoio. Que não se prendam a gratificações envolventes que a lei atual não incorpora em seus vencimentos no futuro. Que não se quedem ao "canto da cotovia", pois quando chegarem a nossa idade e tempo de serviço e lembrarem que não fizeram nada para mudar, é chegada a hora, para alguns, da depressão e da indignidade.
Ser velho não é ruim, ruim é ser velho sem dignidade.
Que pensem nisso para o alicerçe de um melhor futuro para suas famílias.
Abraço, 
José Carlos Dias, Cel BM Ref. 
COMENTO:
Parabenizo os dois Coronéis do CBMERJ, pois nessse grave momento vivenciado pela Instituição, a palavra dos Coronéis é muito importante para que se discutam os probemas e que se encontre as soluções.
Certamente, a vitória do Corpo de Bombeiros passa pela união de todos, Oficiais e Praças, na direção dos anseios dos nossos heróis sociais.
Ouvir a tropa, aprender sobre seus problemas e lutar para solucioná-los, devem ser o objetivo de todo Coronel BM.
Até o momento, temso ouvido a voz da tropa, agora precisamos vivenciar os Coronéis BM lutando para atender as demandas de seus subordinados.
Esse é o DEVER!
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

7 comentários:

Duda disse...

Queria saber , se tivessêmos , estes , Oficiais superiores no movimento , desde o início , como estaria o movimento , hoje? Já teriam conseguido o piso , ou , os Oficiais seriam presos , também?????

Anônimo disse...

Prezados Coronéis BBMM

Foi com imensa satisfação que li e reli atentamente os seus respectivos depoimentos, contudo, não consigo entender o porque dos oficiais da reserva, já que os da ativa não tem peito para tanto, não se unem dando força ao movimento SOS BOMBEIROS, cito ainda os oficiais da ativa que se encontram adidos a DGP, ou seja, NA VARANDA, que após a triste queda do ex-Comandante-Geral lotaram o pátio do QCG, talvez em busca de uma Cadeira, portanto isso não ocorreu e poucas mudanças oconteceram nos comandos das Unidades do CBMERJ. Cabe destacar que o ex-Comandante-Geral perdeu a grande oportunidade de entrar para a história do CBMERJ de maneira positiva,isto é, como um verdadeiro Herói, ao revés quando se escondeu dentro uma "cortina de omissão", ele entrou de forma NEGATIVA para a história dessa Briosa Corporação.

Como fora dito em um dos depoimentos do senhores coronéis, o CBMERJ estava vendido sim a Secretaria de Saúde e aos caprichos de uma pessoa MIMADA que exerce uma mandato eletivo, hoje, infelizmente, não vejo um futuro promissor para nós Bravos heróis, não com a política que por hora se encontra em vigor em nossa caserna, pois é notória a intenção de se arrochar, mesmo que administrativamente, as Praças que participam do movimentos, sabemos que tais atitude é para destabilzar o movimento que fica cada vez mais forte ... é um lamento ver o CBMERJ se tranformando em uma S/A; é uma pena ver aqueles que deveriam ser os verdadeiros representantes de uma Corporação se vederem por tão
pouco, abrindo mão de ser soberanos, de sua autonomia de fazer valer sua patente; muitos indo de encontro aos seus princípios o que é pior ainda. Temos que resgatar a nossa DIGNIDADE, fazer valer sim a hierarquia e a disciplina, porem, sem esquecer que a base desses pilares tão aludidos no militarismo é o respeito ao próximo, pois ninguém nasceu BM, nascemos Homens ou Mulheres, que por serem BBMM, muitos sustentam suas familias e são considerados exemplos de seus filhos.

Senhores corenéis sejam Coronéis e conclamem seus pares a participarem dessa luta, NÃO SEJA IGUAL AQUELE GENERAL DE DEZ ESTRELA QUE FICA ATRAS DA MESA COM O .... NA MÃO! Pois JUNTOS SOMOS FORTES!!!!

Por fim, gostaria de deixar um pensamento: "Um Homem sem honra é um homem sem alma; um homem sem alma é um homem morto!"

Anônimo disse...

Enquanto alguns Coronéis (BM e PM) só se preocuparem com seus próprios "Umbigos", as coisas só tendem à piorar. Além do desgaste e a desmoralização das duas instituições perante a população, que assiste atônita à um festival de denúncias e lambanças propagadas na Internet ou na mídia.
Como bem escreveu o Coronel Dias:
"Ser velho não é ruim, ruim é ser velho sem dignidade".
FORA CABRAL!!!
JUNTOS SOMOS INVENCÍVEIS!!!!!!!

Cabo Sabino disse...

Parabéns aos dois Coronéis!! Fiquei satisfeito em pelo menos ver a liberdade de expressão sendo aproveitada. Minha opinião: Tais acontecimentos foram frutos de anos de omissão por parte dos senhores "oficiais", e agora a tropa cansada de apanhar começa a gritar para que isso seja mudado. Sou Cabo BM com 10 anos de corporação e nesse tempo vi várias arbitrariedades acontecendo e as dificuldades dos bombeiros para terem um pouco de dignidade. Agora, o que era pra acontecer pelo topo da pirâmide, está acontecendo na base!!! Nunca fui indisciplinado e sempre respeitei meus superiores, pois é assim que funciona a hierarquia. Mas preferiria respeitá-los pela admiração e não pelo posto que ocupassem! Um líder deve zelar pela sua tropa e deve servir à ela para que esta se sinta valorizada e retribua de bom grado. O Cabo Daciolo conquistou minha admiração pelo simples fato de lutar, de soltar sua voz, de dizer não a tudo que estava acontecendo... E isso senhores, eu nunca havia presenciado nesses meus 10 anos de bombeiro. Não me importa se ele é Cabo ou se ele fosse Coronel, a sua atitude é o que conta!!! Óbviamente que as coisas tomaram cunho político, mas não me importo com isso. Afinal, o que é que não gira em torno de política hoje?? São alianças em prol de um objetivo que não estava sendo alcançado dentro da nossa corporação, infelizmente. Com certeza ele já tem meu voto e de toda minha família se assim ele o fizer. Deixo uma frase lida por mim e que esqueci o seu escritor: Não são os postos que honram os homens e sim os homens que honram os postos!! Senhores, com todo meu respeito: Honrem os seus postos!!! A tropa anseia pela vitória!!!

Anônimo disse...

CARO CEL PAUL

TENHO ACOMPANHADO SEU BLOG, POR TER VERIFICADO NOS CONTEÚDOS NELE MENCIONADOS A IMPARCIALIDADE, PORÉM O POSICIONAMENTO NECESSÁRIO A TODO AQUELE QUE CLAMA E ALMEJA A JUSTIÇA.
PORÉM VEJO NO RELATO DO CEL QUE A IMAGEM DEPRECIATIVA DE QUE O PRAÇA NÃO TEM CONHECIMENTO E NEM COMPETÊNCIA CONTINUAM FIRMES NO PENSAMENTO DAQUELES QUE COMANDAM.
POR ISSO DIGO QUE OS OFICIAIS SÃO IMPORTANTES (SE ADERIREM). MAS NÃO SÃO ESSENCIAIS, COMO TEM DEMONSTRADO O MOVIMENTO.
SENHORES CORONÉIS, NÃO É O MOMENTO DE BRIGA DE EGOS MAS SIM DE UNIÃO NA BATALHA!!!!
NO MAIS DEIXO A TRISTE FRASE DITA A MIM POR UM JOVEM E INEXPERIENTE OFICIAL BM

APRENDEMOS NA ACADEMIA QUE O PRAÇA FALA TRÊS FRASES DISTINTAS:
1-DEIXA COMIGO CHEFE;
2-TÁ TUDO CERTO;
3- IIIII DEU MERDA!!!!

LAMENTÁVEL


CB BM HENRIQUE 439

Anônimo disse...

Tive o prazer de servir com o então ten. bm Bento, hoje cel , homem honrado e justo que ama sua corporação assim como a maioria que participa das manifestações por dignidade do cbmerj e da tropa. Já tem surtido o efeito a revindicações , só de não sermos mais subordinados a um médico civil que no passado pediu baixa da corporação, é uma vitória. Nobre cel Bento ,da minha parte não tenho como fulmina-lo com críticas pois o período que servimos juntos demonstrou seu caráter de homem de bem e amigo. Respeito democraticamente sua opinião sobre as manifestações , isso é democrático , somos indivíduos , diferentes. Minha continência Cel Bento , meu respeito como um cidadão a um homem digno. Ao Cel bm ref. também minha continência e respeito embora não me recorde da pessoa , mas pelo menos por sua liberdade de expressão nesse blog.

Anônimo disse...

O Cel Bento e um dos poucos coroneis que tem um verdadeiro amor a instituicao CBMERJ. Tive o prazer de trabalhar com ele em v[arias oportunidades e seu carater e realmente um diferencial dentro de nossa casa vermelha. Nao e um oficial que se vende ao sistema, embora tenha respeito pelos valores militares. Se bem me recordo, quando o o governador criou o absurdo dessas gratifica;oes para os medicos, foi o unico oficial que se manifestou, atraves de representacao ao EMG, e em carta a imprensa.