terça-feira, 4 de outubro de 2011

A TROPA DA POLÍCIA MILITAR ESTÁ FICANDO ISOLADA NO RIO DE JANEIRO.

O nosso blog, vez por outra, abriga essa luta que parece inacabável entre Oficiais e Praças da Polícia Militar. Uma contenda que também ocorre no Corpo de Bombeiros e nas Polícias Federal e Civil, no caso entre Delegados e Agentes (policiais de carreira).
Na verdade  essa luta está incorporada na história das Instituições, pois se arrasta ao longo de décadas, sem qualquer solução.
Os políticos que nos governam estimulam essas diferenças, pois quanto mais divididos, mais fracos, essa é a regra.
Sérgio Cabral (PMDB) e Beltrame agem nessa direção continuamente. Basta verificar qual foi a primeira providência adotada por Cabral quando os Coronéis Barbonos começaram a lutar pela tropa, isso em 2007/2008. Ele aumentou a gratificação de Direção Geral de R$ 2.200,00 mensais para R$ 7.500,00. O que para sua frustação não foi aceito por nós, que nos recusamos a receber.
Infelizmente, o idealismo e o amor corporativo dos Barbonos é fato raríssimo, logo alguns aceitaram a benese de Cabrafl para suas contas correntes e contra a PMERJ.
É hora de por um fim nessa luta.
É hora de fortalecer as Instituições e enfraquecer os políticos.
No Corpo de Bombeiros a tropa está fazendo isso, indo de peito aberto para as ruas na luta para salvar o Corpo de Bombeiros. Os Policiais Civis de carreira (a tiragem)  estão fazendo a mesma coisa. Eles realizaram no dia 29 SET 2001 a maior caminhada já feita por eles no Rio de Janeiro. Só falta a tropa da Polícia Militar.
A pressão de baixo para cima ficará insustentável, fazendo com que Coronéis e Delegados sejam obrigados a entrar nas mobilizações sob pena de ficarem inteiramente desmoralizados, um processo que já está em curso.
Os políticos sabem que a fervura deles está em andamento no  Rio de Janeiro, o sistema está preocupado e pressiona.
Fontes palacianas dão conta que Cabral pressionou o Comandante Geral dos Bombeiros para por fim à mobilização ou perderá a cadeira. Ele tem carta baranca para fazer o que quiser com os Bombeiros. O novo comandante da "PM", logo que assumiu voltou com as penas restrivas da liberdade, certamente uma recomendação política e provavelmente para inibir que a tropa avance para somar forças com os Bombeiros.
É hora da tropa da "PM" abrir bem os olhos e entender o que está acontecendo, pois está na contramão da direção adotada pela tropa dos Bombeiros e pela tiragem da Polícia Civil. A tropa da "PM" está ficando isolada, parecendo que tem uma parceria com esse péssimo governo, algo que não tem.
Nos comentários recebidos nos últimos dias constatamos críticas ao militarismo e às cartas patentes, discussões que no momento não levam a nada, pois as soluções para os problemas Institucionais imediatos não passam por esses temas. 
A desmilitarização ou não deve ser discutida, isso é uma verdade, mas não nesse momento.
E, no tocante às garantias que possuem os Oficiais, as quais dificultam que eles sejam  excluídos, garantias que os Praças ainda não possuem, eu pergunto aos Praças:
- No Brasil dos nossos dias, seria hora de acabar com as garantias que os Oficiais possuem ou fazer com que os Praças tivessem as mesmas garantias?
Quem conhece o assunto sabe que na verdade existem dois problemas:
- Dificuldade para excluir Oficiais; e
- Extrema facilidade para excluir Praças.
Portanto, temos que agir nas duas direções, aumentando as garantias dos Praças que arriscam a vida diariamente em defesa da sociedade e diminuindo as garantias excessivas dos Oficiais.
Só juntos conseguiremos achar as melhores soluções e salvar a PMERJ, o CBMERJ e a PCERJ.
Na luta atual, a tropa da "PM" está muito atrasada.
Ao invés de ficarem reclamando de forma improdutiva, promovam reuniões e venham ombrear conosco, caso contrário, a "PM" não terá salvação.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Anônimo disse...

EU faço a minha parte, tenho consciência disso. Embora seja de forma anônima. O que argumento aqui nos comentários não é aumento de garantias para nós praças coronel mas, sim, direitos iguais, ou seja, errou vai ser investigado e se ficar provado, punido. É assim que tem que ser para todos nós. "Somos homens da lei" temos que dar o exemplo. Agora arquivar para um e para o outro a rua, é mole cagar goma.