segunda-feira, 17 de outubro de 2011

LULA E BELTRAME: O PONTO EM COMUM.

O ex-Presidente Lula e o atual Secretário de Segurança Pública do RJ possuem inúmeras características que os diferenciam, sendo muito fácil enumerá-las para qualquer pessoa que conheça a trajetória desses dois homens públicos.
As diferenças entre eles são muitas, o que naturalmente conduz a outra conclusão, no sentido de que os pontos em comum são poucos, difíceis de citar.
Penso que na busca dessas semelhanças a maioria dos leitores deve ter citado a popularidade, característica que os dois possuem, embora a popularidade de Beltrame seja infinitamente mais limitada geograficamente. Além disso, a construção de popularidade de cada um seguiu por caminhos muitos diferentes. Beltrame é um produto fabricado pela mídia fluminense, um projeto, Lula construiu a sua popularidade e obrigou a mídia a replicá-lo constantemente, o que só fez com que o efeito crescesse cada vez mais junto à população brasileira.
Sim, ambos são populares, cada um deles na sua dimensão, mas não considero esse o ponto em comum mais marcante. Em minha opinião o fato de serem inimputáveis é a característica primordial que os une, uma capacidade de nunca ter culpa de nada, aconteça o que aconteça ao seu redor.
Prezado leitor, você lembra quantos ministros Lula nomeou e exonerou, em decorrência de graves acusações ou de mal feitos, como prefere qualificar a atual presidente?
Creio que não se lembre, assim como eu, você deve ter perdido a conta, foram inúmeros.
Lula nunca teve culpa nos seus oito anos de governo, embora nomeasse todos os Ministros e tivesse o dever de conhecê-los muito bem, afinal eram seus assessores diretos e os responsáveis pela implementação das políticas públicas do seu governo.
Apesar dessa verdade, Lula nunca foi responsabilizado pelos mal feitos dos seus ministros, nem mesmo pelo fato de ter escolhido mal seus principais colaboradores, o que para um gestor é um defeito gravíssimo.
E Beltrame?
Vive o mesmo beneplácito que Lula usufruiu.
Em menos de cinco anos de gestão, tendo apenas dois “ministros” para nomear, o Comandante Geral da Polícia Militar e o Chefe da Polícia Civil, Beltrame já nomeou sete, quatro na PMERJ e três na PCERJ.
Isso é um recorde negativo, nunca tinha ocorrido anteriormente.
Pior, Beltrame nunca foi responsabilizado pelas crises, simplesmente, exonerou um e nomeou outro, como se não fizesse parte dos problemas.
Até a presente data nenhum repórter perguntou ao secretário de segurança:
- Secretário, o senhor não sabe escolher seus assessores?
E olha que além dos sete “ministros”, ele nomeou um falso Tenente Coronel do Exército, um civil na verdade, para assessorá-lo na Secretaria de Segurança.
Apesar desse “mico” colossal, nenhum repórter perguntou:
- Secretário, o senhor não sabe escolher seus assessores?
Sim, Lula e Beltrame são muito parecidos no fato de nunca terem culpa, mas no caso de Beltrame existe uma agravante, pois ele é oriundo da área da Inteligência da Polícia Federal, portanto, a sua necessidade de conhecer quem nomeia é muito maior.
Prezados leitores, a Inteligência da SESEG/RJ recebe todos os documentos de inteligência oriundos da Polícia Militar, por exemplo, o que permite que possa ser construído na Secretaria de Segurança um perfil de todos os Oficiais da Corporação, sobretudo dos Coronéis e dos Tenentes Coronéis que serão nomeados.
No caso da nomeação do Tenente Coronel Cláudio, a mídia chegou a insinuar que Mário Sério teria conhecimento que ele estava sendo investigado. Se isso for verdade, a SESEG/RJ também tinha esse conhecimento, mas ninguém perguntou isso ao secretário.
Por quê?
Beltrame possui uma blindagem especial, isso é um fato.
Nos resta saber qual o plano futuro que existe para Beltrame.
Será realmente o Senado Federal, como andam insinuando?
Fico por aqui, prometendo para breve um artigo sobre as realizações da gestão Beltrame nesses quase cinco anos de gestão da segurança pública do Rio de Janeiro.
Quem sabe analisando as suas realizações consigamos entender o motivo de tamanha blindagem.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

Coronel/Professor,
Olha esse comentário do Blog do Ricardo Gama:

Caraca, por que ninguém fiscaliza a roubalheira na Secretaria de Educação? A prefeitura está pagando quase 100 milhões pelo Cientistas do Amanhã, projeto igual ao do DF de Arruda , já sob investigação. A Educopédia é um portal ridículo, todo copiado de livros didáticos e cheios de links para o Telecurso 2000 (por isso o apoio da Rede Globo), os equipamentos de informática estão com os preços lá nas alturas. A Ediouro recebeu 25 milhões pelas apostilas. A quantidade e qualidade da merenda vem caindo, mas as compras são cada vez mais caras. Prédios novos - as Escolas Modelos - já estão em reformas para troca de telhados e carga elétrica. A secretária enxerga a pasta como uma fábrica, tudo para ela são metas e números. Teremos que aprovar alunos ausentes, com desvio de caráter porque há um "quantitativo determinado de aprovação"! Mas não vejo ninguém comentar o fato na mídia, pelo contrário, a rede Globo até promoveu a festa do último dia 09/10, com a participação do Kid abelha e do Mário Sérgio Cortella, no Citibank Hall, para "homenagear os diretores". Qual é o motivo de tamanha gentileza?

http://ricardogama.blogspot.com/2011/10/roubalheira-na-terceirizacao-nos.html

Anônimo disse...

Governo tenta desqualificar o acusador (PM/DF) de Orlando Silva. Para ele, não vale a presunção de inocência.

É bem a cara deste governo corrupto: para Orlando Silva, o PT e seus larápios exigem presunção de inocência. Para o acusador, que está respondendo a processos na Justiça, sem condenação, a prerrogativa é negada. Orlando Silva chama seu ex-camarada de "criminoso". Essa gente não presta.

http://coturnonoturno.blogspot.com/2011/10/governo-tenta-desqualificar-o-acusador.html

Anônimo disse...

17/10/2011 às 19:39
Dirceu acha que não se deve dar bola para gente processada… É mesmo?

O consultor de empresas privadas e “chefe de quadrilha” (segundo a Procuradoria Geral da República) José Dirceu, que teve o mandato de deputado cassado por corrupção, saiu em defesa de Orlando Silva, ministro do Esporte, o que só piora, obviamente, a situação de Silva.

O Zé, que já teve duas caras — a sua e a outra, de quando estava na clandestinidade (não sei de qual das duas descende a de hoje) — também tem duas morais: com uma, julga a si mesmo; com a outra, julga terceiros.

O homem que recebe autoridades do governo em quartos de hotel, uma espécie de versão para a administração pública do “rendez-vous”, não gostou da reportagem de VEJA. Ele também detestou aquela em que aparece ao lado de figuras do alto escalão da administração, em um gabinete clandestino, conspirando contra o governo do seu próprio partido… Essa VEJA, viu!?, vou lhes contar… Sigamos.

O ainda poderoso chefão do PT ficou escandalizado que se tenha dado bola a alguém como o PM João Dias Ferreira, militante do PCdoB, que chegou a ser conviva do próprio ministro. Assim se referiu o Zé ao PM:
“Tem uma denúncia de um cidadão que está sendo processado, acusado de desvios. Estranho é que a matéria em vez de ser sobre o PM é sobre o ministro. A matéria devia ser sobre o escândalo de desvio de recursos do qual o PM está sendo acusado. O ministro não está sendo acusado de nada. As acusações do PM são testemunhais, ele tem que comprovar isso.”

HEEEINNN???


Quer dizer que um sujeito processado pelo STF por formação de quadrilha e corrupção ativa acha que não se deve dar bola a João Dias — cuja ONG recebeu dinheiro do programa Segundo Tempo — porque este está sendo processado?

Ora, por que Dirceu, ele próprio, está falando? Por que Dirceu, ele próprio, está sendo ouvido pela imprensa? Por que Dirceu, ele próprio, tem o topete de manter um site? Por que Dirceu, ele próprio, acha que é um bom juiz dessa causa e da própria imprensa? Por que o processado José Dirceu não cala, então, as bocas (a que tem e a que já teve?).


Ou o processado José Dirceu se acha muito superior ao processado João Dias Ferreira só porque é Dirceu?

Por Reinaldo Azevedo

Anônimo disse...

ATENÇÃO, BOMBEIROS MILITARES!

AGORA, MAIS DO QUE NUNCA: 30 DE OUTUBRO, ÀS 10H, TODOS NO POSTO 12, DO LEBLON. HÁ CINCO MESES ESTAMOS GRITANDO POR DIGNIDADE E O SR. GOVERNADOR NÃO OUVE OS BOMBEIROS. POR ISSO, FORA CABRAL! NOSSOS 3 COMPANHEIROS, SGT ADRIANO, SGT SORÓ E CB DACIOLO PERMANECEM PRESOS DE FORMA ARBITRÁRIA, POR MANIFESTAÇÕES FEITAS EM HORÁRIO DE FOLGA.

http://www.sosguardavidas.com/