sábado, 1 de outubro de 2011

CRISE NA PM: A POLÍCIA MILITAR VIVE A SUA PIOR FASE EM DÉCADAS.

O GLOBO:
Nomes
Novo comandante da PM assume sem cerimônia de transmissão de cargo e já começa a promover mudanças na corporação
Ana Claudia Costa, Gustavo Goulart, Tais Mendes, Vera Araújo e O Globo (granderio@oglobo.com.br)
RIO - O novo comandante da PM, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, assumiu nesta sexta-feira o cargo. A posse de toda a cúpula foi sem cerimônia, e não houve sequer transmissão de cargo porque o comandante exonerado, o coronel Mário Sérgio Duarte, está de licença médica. E Costa Filho já começou a fazer mudanças na corporação. Ele chamou alguns coronéis em seu gabinete para informar que eles não estão nos planos da PM para comandar batalhões. Entre eles estão: o coronel Marcos Jardim, Ricardo Quemento, Paulo Mouzinho e Luigi Gatto. Os oficiais vão para o Departamento Geral de Pesoal (DGP), conhecido como a geladeira da Polícia Militar. Costa Filho chegou a chamar o coronel Robson Batalha, do Comando de Policiamento de Área de Niterói para ser o novo corregedor da PM, mas ele não teria aceitado. E as UPPs já têm um novo comandante-geral, o coronel Rogério Seabra Martins, que substituirá o coronel Robson Rodrigues da Silva.
Já o coronel Robson, responsável pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), irá para o Estado Maior Administrativo.
- O coronel Robson caiu para cima - afirmou um oficial ligado ao novo comando.
Responsável por consolidar o processo de pacificação, criando de fato o CPP, Robson chegou a ser cotado para ser o novo comandante-geral.
O coronel Robson disse ainda não ter sido avisado sobre o fato:
- Não sei de nada. Ainda nem fui recebido pelo comandante.
Erir, o coronel Alberto Pinheiro Neto, e a chefe de gabinete, coronel Katia Boaventura se reuniram nesta sexta para traçar as diretrizes da nova administração da corporação. Na reunião também foram discutidos os nomes que vão compor o primeiro escalão da PM e os nomes dos comandantes dos batalhões.
Erir foi anunciado como o novo comandante-geral da Polícia Militar na quinta-feira. A decisão pelo nome dele foi tomada durante uma reunião entre o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, subsecretários e assessores diretos para escolher o sucessor do coronel Mário Sérgio Duarte, que deixou o cargo na noite de quarta-feira . Em nota, a Secretaria de Segurança informou que Mário Sérgio enviou uma carta ao secretário José Mariano Beltrame reconhecendo "o equívoco" de ter nomeado o tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira para o 7º BPM (São Gonçalo), o primeiro cargo de comando dado ao oficial, que está preso desde quarta-feira em Bangu 1 com outros sete PMs .
Mais cedo, antes do anúncio de que alguns coronéis não se encontram nos planos da PM para comandar batalhões, a escolha do coronel Erir da Costa Filho havia sido bem recebida por oficiais. A experiência do coronel, que está há 31 anos na polícia, foi um dos pontos fortes para a aprovação da tropa. Com 29 anos de PM, o coronel Marcus Jardim Gonçalves, então comandante do 3º Comando de Patrulhamento de Área (CPA), disse que a indicação do coronel Costa Filho repercutiu bem dentro da instituição.
- Ele é um profissional vocacionado, com autoridade moral. Tenho certeza que ele vai unir a instituição e vai olhar muito para a camada menos assistida, que são os praças da corporação. Seu espírito de união e agregação vai unir a corporação. Ele me ajudou muito quando comandei o 16º BPM e ele estava à frente do Batalhão de Choque - disse Jardim.
Um dos nomes cotados para assumir o comando da PM, o coronel Aristeu Leonardo, comandante do 2º CPA, disse que achou excelente a escolha por conta da experiência profissional do coronel Costa Filho:
- Ele é antigo na PM, tem 31 anos de corporação. É um oficial maduro, pautado em sua experiência profissional pelo caráter. Acho que foi uma escolha tecnicamente boa - disse Aristeu Leonardo.
Outro que havia sido cotado para assumir o comando da operação, o então diretor de Finanças da PM, coronel Ricardo Quemento, disse que o coronel Costa Filho é bem preparado:
- Costa Filho é um profissional exemplar e absurdamente bem preparado (leiam).
COMENTO:
O atual estágio da Polícia Militar embrulha o meu estômago, tenho muito para escrever, mas prefiro deixar para mais tarde, isso para não estragar o início desse sábado, pois ainda estou em festa após o lançamento da Operação Fora Cabral! pelos heróicos Bombeiros Militares.
Mais tarde, comentarei o despreparo de Beltrame para escolher os comandantes gerais da PMERJ e a repetição de um grave erro que Cabral e Beltrame cometeram em 2008 e estão repetindo, descartando Coronéis honestos e competentes, como Vivas, Esteves, Lyrio e outros em 2008 e Marcus Jardim, em 2011.
Quem exonera e persegue honestos e competentes, corre o risco de ficar com os ...
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

BOM DIA CEL.PAUL.....COMO COMENTEI ANTERIORMENTE...QUEM ESTRAGA NOSSA GLORIOSA " PMERJ" SÃO ALGUNS "OFICIAIS" ..... E O SENHOR SABE DISSO QUANDO ESTEVE A FRENTE DA CORREGEDORIA....EM ALGUNS CASOS ELES SÃO ATE PRESOS...MAS NÃO ACONTECE NADA....TEMOS QUE MUDAR O REGULAMENTO...QUE QUANDO O POLICIAL FOR PEGO SEJA EXCLUIDO QUE NEM O PRAÇA ....E NÃO FIQUE MAIS NESSA ENRROLAÇÃO E NUNCA ACONTECE NADA!!! TEMOS QUE PARAR DE DIVIDIR NOSSA POLICIA , E QUE ELA SEJA UMA UNICA POLICIA, AI SIM!!! CEL. NÃO ADIANTA CRIAR UMA CORREGEDORIA FIRME SE OS "OFICIAIS" FAZEM O QUE QUEREM E NUNCA VAI ACONTECER NADA !!!! TEM POLICIAL ATE HOJE NA PM CONDENADO POR FURTO DE CAIXAS ELETRONICOS.... SE LEMBRA DO CASO DA SENHORA QUE FILMOU OS POLICIAIS PEGANDO DINHEIRO???? OS PRAÇAS FORAM EXCLUIDOS E TEM OFICIAL ATE HJ NA PMERJ, FORA OUTROS DIVERSOS CASOS....ENTAO POR FAVOR ME RESPONDA, SE MESMO COM UMA CORREGEDORIA "FORTE" , O QUE IRÁ ACONTECER QUANDO UM "OFICIAL" FOR PEGO ????? SERA IMEDIATAMENTE EXCLUIDO QUE NEM UM PRAÇA ????? PENSE NISSO!!!!

Anônimo disse...

CEL PAUL....E OUTRA....O SENHOR REPAROU QUE QUEM "INFELIZMENTE" TIROU NOSSO COMANDANTE GERAL FOI OUTRO CORONEL??? ACHO QUE ELE FOI DIGNO EM SAIR....POIS FEZ A ESCOLHA ERRADA....NÃO ACHO QUE SEJA CULPA DO GOVERNADOR OU DO SECRETARIO ESTES ACONTECIMENTOS....ACHO QUE NUNCA SE PRENDERAM TANTOS OFICIAIS E DELEGADOS ANTES, TANTAS MAQUINAS CAÇA NIQUEL ....ACHO QUE A PMERJ TEM QUE CUIDAR MAIS DE SUA PROPRIA CASA....E MUDAR O REGULAMENTO...UM ABRAÇO.

Anônimo disse...

Sr. Cel Paul, Caros Companheiros.
Em minha humilde carreira policial militar sempre pautei pela ética, hierarquia e disciplina. Atualmente sou SUBTEN, mas mesmo no tempo em que era 3º, 2º ou 1º SGT, nunca permiti que a escala hierárquica fosse quebrada em cima de mim, sempre cobrei meus direitos sem passar por cima de ninguém. Tive fama de disciplinador,de SGT CORONEL, mais eu tenho moral suficiente para não deixar ninguém me atropelar. Alguns comandantes tentaram me enquadrar por causa dos peixes, mas como não sou puxa-saco, sabia os meus direitos. Minhas divisas e insígnias não foram coladas, foram conquistadas, não sou bravura ou de tempo sou de curso. Agora como vou poder olhar para um comandante que aceitou (não sabemos o por quê) ser comandado por um mais moderno. É assinar atestado de incompetência. E o pior disso tudo é que eu ainda tenho muito tempo para ficar nesta AMADA POLÍCIA MILITAR.
JUNTOS SOMOS FORTES
SUBTEN REVOLTADO

Alexandre, The Great disse...

Cel Paúl: o seu estômago pode ficar embrulhado, mas o sr deve reconhecer que o Cel Costa Filho, mesmo estando fora da Corporação, foi uma boa escolha. É claro que poderia ser o Cel Menezes, o ex-Corregedor, mas o fato deste haver aceitado um cargo na gestão MS contribuindo, mesmo que indiretamente, para a nomeação do TC Cláudio Oliveira para o Comando de 2 Unidades Operacionais não o descredenciou? Pense a respeito.