terça-feira, 4 de outubro de 2011

CRISE NA PM: AGORA, A COISA VAI...

O GLOBO:
COMANDAR, AGORA, SÓ COM A FICHA LIMPA.
Novos passos
PM muda critérios de escolha e coronéis que vão chefiar batalhões precisarão ter ficha limpa.
Gustavo Goulart (gus@oglobo.com.br) e Jorge Antônio Barros (jab@oglobo.com.br)
RIO - O novo comando da PM decidiu modificar o processo de escolha dos comandantes de unidades da corporação. A novidade é que, agora, os comandantes dos batalhões, por exemplo, precisarão ter ficha limpa e serão indicados pelos comandantes dos sete comandos de policiamento de área (CPAs). O nome do indicado, no entanto, passará pelo crivo da Corregedoria Interna da PM e pelo Setor de Inteligência da corporação.
Apenas após esse trâmite, o nome do indicado será apreciado pelo alto escalão da PM: o chefe do Estado-Maior Operacional, o coronel Alberto Pinheiro Neto, e o comandante-geral da corporação, o coronel Erir da Costa Filho (leiam).
COMENTO:
O que é ficha limpa para o novo comando da Corporação?
A definição desse conceito é imprescindível.
Ficha limpa é a ausência de punições disciplinares?
Um Oficial que tenha trabalhado no Sambódromo para uma empresa que prestou serviços para a LIESA, empresa que Beltrame disse ter envolvimento histórico com os contraventores (jogo dos bichos), por exemplo, tem a ficha limpa.
O Oficial que foi punido por estar lutando por melhores salários tem a ficha suja?
Será que ficha limpa ou ficha suja será definido pelo famoso "consta que" da Inteligência?
Ou será que a definição estará no fato do Oficial estar sendo investigado ou não na Corregedoria Interna?
Midiaticamente, a notícia é boa, mas o que é ficha limpa na nova PM?

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

9 comentários:

Anônimo disse...

Assim sendo, provavelmente a PM vai ter que buscar cmt no Exército porque ficha limpa na PM me parece ser coisa rara.

Alexandre, The Great disse...

"Agora vai" não é frase inédita! Os créditos devem ser do Cel Carlos Rodrigues, quando Assessor Jurídico do Cmt Geral a proferiu para um Oficial Superior que implorava solução para seu processo de transferência para a inatividade que se encontrava "enquinado" há 2 anos na Casa Civil.

Anônimo disse...

ai nem no exército vamos achar ficha limpa, lá só tem sete generais e alguns coroneis respondendo é coisa grandeé só ver aqui na net lá tem nome e até o ultimo comando vai lá não tem coragem? é só ver. e quem vai decidir se aficha é limpa ou suja? ah outro oficial aaaaaaaaaa/ ah bom então tá.

Anônimo disse...

Muito simples. Basta seguir os diversos exemplos dos políticos que estão em mandato com suas fichas avalizadas pelo STF.

fhenrietteadvogada@zipmail.com.br disse...

começa a mudança respeitando a propria instituição. começa respeitando os profissinais liberais do direito. começa respeitando as leis que foram feitas pra serem cumpridas. começa respeitando uns aos outros. assim acredito em mudança.

adbandeira@ig.com.br disse...

Uma forma de escolher o melhor Comandante da PM seria usando a democracia, o Comando atual abriria as inscrições, publicando quais seriam os requisitos, os candidatos passariam pelo crivo dos Comandantes dos Comandos de Área. O nome dos candidatos, no entanto, passaria pelo crivo da Corregedoria Interna e pelo Setor de Inteligência da corporação. Apenas após esse trâmite, o nome dos candidatos seria apreciado pelo alto escalão: o chefe do Estado-Maior, e o Comandante-Geral da Corporação e publicados para a tropa escolher. Os nomes dos dez mais votados seriam entregues ao Governador. Todo o processo com publicidade em Boletim extensivo e com supervisão de representantes da tropa. Isto também teria de valer para o CBMERJ.

Cadena disse...

E pra exercer cargos políticos não precisa ter ficha limpa não né? Que coisa é essa?
É sociedade, cada vez mais enrolada!
Políticos e suas decisões imediatistas.

Anônimo disse...

DEVERIA TAMBÉM PARA SE TOMAR POSSE COMO GOVERNADOR,SENADOR,DEPUTADOS FEDERAIS,ESTADIUAIS,VEREDADORES,SECRETÁRIOS E PRESIDENTE,TAMBÉM TER FICHA LIMPA.
O QUE SE VÊ HOJE,SÃO VÁRIOS DESSES QUE EU CITEI,LADRÕES,VERDADEIROS RATOS DE ESGOTO,DANDO DISCURSO DE MORALISMO E DE BONS COSTUMES,E ASSALTANDO OS COFRES PÚBLICOS DESCARADAMENTE,DIVIDINDO TUDO COM EMPRESÁRIOS E SUAS QUADRILHAS.

Anônimo disse...

Essa medida só vai levar a mais impunidade, claro que de oficiais. Que para se manterem limpos vão arquivar muitos e muitos processos dos colegas, encobrindo a podridão que existe na PMERJ ou vocês acham que quem ainda está com a ficha limpa vai deixar...