quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CRIME POR OMISSÃO - MARCELO ITAGIBA.

CRIME POR OMISSÃO
Marcelo Itagiba
O esclarecimento da responsabilidade pelo assassinato da Juíza Patrícia Acioli, morta a tiros num atentado à Justiça brasileira, não pode se limitar à identificação, prisão e condenação dos autores dos disparos que abreviaram brutalmente a vida da destemida magistrada.
Trata-se de um crime gravíssimo cometido não somente pelos facínoras que dispararam suas armas 21 vezes contra a juíza porque tiveram seus interesses ilegais contrariados pela magistrada no exercício de sua função pública.
Além dos autores diretos – que de forma fria e calculada, seguiram a juíza, cercaram-na na porta de sua casa e apertaram os gatilhos covardemente – também são criminalmente responsáveis os co-autores que prestaram auxilio aos executores do assassinato.
Mesmo isentos de responsabilização no campo jurídico penal, há ainda os autores imateriais do crime. Eles são todos aqueles que de alguma forma, por conivência ou omissão, contribuíram para que ocorresse o assassinato de Patrícia Acioli, como também os milhares de outras pessoas.
Nunca haverá efetiva redução de impunidade enquanto os governos mantiverem-se insensíveis à necessidade de investir seriamente na formação, na remuneração e nas condições de trabalho de todos os agentes públicos (policiais, promotores e juízes) incumbidos de combatê-la.
Patrícia Acioli foi morta pela corrupção. Ela foi assassinada por cada político eleito no país com o dinheiro sujo entregue pelas mãos de criminosos de colarinho branco, do tráfico, de milícia e da contravenção que explora o jogo do bicho e as máquinas caça níqueis.
A juíza foi morta por cada magistrado que vendeu uma sentença ou um acórdão, cobrindo a cabeça com a toga e transformando-a em capuz. Ela foi assassinada por cada uma das autoridades que se omitiram diante de sua morte anunciada e por cada um dos agentes públicos que concedem livre trânsito aos criminosos em troca de recebimento de propinas.
Patrícia Acioli era filha, era mãe, cidadã brasileira e magistrada cumpridora de seus deveres. Por cumpri-los de forma íntegra, firme e destemida, se tornou mais uma vitima do crime organizado em franca expansão no Rio de Janeiro nos últimos quatro anos.
uando um cidadão é morto, todos morrem um pouco. Quando um Juíz é assassinado, morre a lei, morre o ideal de justiça, morre o estado de direito.
Muitos são os culpados pela morte da juíza.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Exc-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

SGT da Reserva disse...

Boa noite. Como é engraçado essa vida, não muito longe o ex- secretario de segurança, que usou tão bem as linhas acima, porém teve a oportunidade de ajudar a melhorar um pouco a vida e o combate a corrupção, a melhoria salarial dos policiais e bombeiros e nada vez, porém não o fez mesmo, preferiu ficar agarrado ao cargo. Mais tudo bem, sempre a tempo para mudanças como diria meu querido Raul Seixas, somos metamorfose ambulante, quem sabe ele pode ainda que tardiamente dar sua contribuição falando abertamente tudo que ficou sabendo quando esteve no cargo, inclusive do então presidente da ALERJ à época. Juntos Somos Fortes.

SGT da Reserva disse...

Boa noite. Caro Cel Ricardo Paúl e demais visitantes desse blog que é frequentado por muito, recentemente em conversa com amigos que encontrei quando estivesse no HCPM onde faço tratamento de saúde desde a minha reforma que foi por tempo de serviço, discutimos sobre os aspectos que levaram a atual situação do país, e chegamos unanime-te que o pior mau para esse país foi o PT chegar ao poder, companheiros que faziam parte de associações acreditavam que com a ascensão do PT a classe trabalhadora seria fortificada, já eu nunca tive essa impressão, até porquê discuto com qualquer um sobre as oportunidades que foram dadas nos anos de ouros do Regime Militar, onde os recursos que eram escassos devido a famigerada divida externa levavam a maior parte da riqueza desse país, porém mesmo assim tinha um ensino de melhor qualidade, tínhamos mais segurança pois se aplicava de fato que bandido tinha que se entregar ou cemitério, mais agora tudo esta uma maravilha, os pais não pote mais da uma palmada no filho pois logo aparece a interferência do governo que penaliza que tem por obrigação educar aqueles que é de sua responsabilidade a formação do caráter, porém isso só venho após a eleição de LULA, o PT instauro uma ditadura distribuindo pão aos pobres, o engraçado é que só num país de preguiçoso que as pessoas ficam felizes com Vale gás, Bolsa família, Cheque Cidadão e por ai vai, eles esquecem que para cada real gasto com essa ¨famílias¨ 100 (cem) vai para compras de mansões, jatinho, viagens para jogar em casinos e por ai vai, como sempre. Olha minha gente eu sei que isso todos já sabem porém nesse país e muito difícil mudar a mentalidade de muitos. Bom resumo da conversa, a única maneira que nós achamos ser possível para reverter isso é nas ELEIÇÕES, isso mesmo porém de que forma: devemos votar somente em DEPUTADOS DA OPOSIÇÃO, é devemos trabalhar para que nenhum Prefeito ou Vereador da situação seja eleito, devemos mostrar para o PMDB, PT, PCdoB, PSC,PP,PS, e todos os PPPPP que fazem parte dos GOVERNOS nossa indignação com essa politica que já DURA 10 anos. Vamos começar a traçar planos para que nas eleições para Prefeito, esse partidos não consigam nem uma prefeitura, e no final da apuração o recado estará DADO. POIS JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.