terça-feira, 4 de outubro de 2011

BELTRAME SEGUE COM O PROCESSO DE DESMILITARIZAÇÃO DA NOVA POLÍCIA MILITAR.

EMAIL RECEBIDO:
6. GCG – PASSAGENS DE COMANDO DAS UNIDADES DA CORPORAÇÃO – ASSUNÇÃO IMEDIATA – DETERMINAÇÃO.
O Comandante Geral da PMERJ, no uso de suas atribuições legais, DETERMINA que todas as Assunções de Comando, Chefia, Direção e Coordenação, publicadas a partir de 30/09/11, OCORRAM DE MANEIRA IMEDIATA, tendo como referencial apenas a Publicação das respectivas nomeações em BOL PM.
(Nota nº 0878 - 03 Out 2011 – GCG).
COMENTO:
Se essa determinação objetiva a não realização das cerimônias de passagem de comando, não resta dúvida que o processo de desmilitarização da nova PM segue em ritmo avançado.
Os primeiros comandantes da nova PM, Pitta e Mário Sérgio, fizeram uma passagem de comando às escondidas, entre quatro paredes.
Costa Filho nem passagem teve, entrou e sentou.
Pergunto:
Por que?
No que atrapalharia o exercício de uma função na nova PM se fosse cumprida a regulamentação para a passagem de Comando, Chefia e Direção?
A meia hora que essas solenidades consomem comprometeriam o trabalho?
Pior, caro leitor, é que essas solenidades servem para homenagear quem está deixando o comando, sendo a última oportunidade do substituído se dirigir para a tropa que comandou.
Ao abolir as solenidades, o comando atual da nova PM, ofende cada um dos substituídos e faz isso sem qualquer razão que justifique.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

16 comentários:

Anônimo disse...

BOM DIA CEL.PAUL...SINCERAMENTE ESSAS CERIMONIAS SO SERVEM PARA GASTAR O DINHEIRO DOS CONTRIBUINETES....POIS NAO SE ESQUEÇA DOS SALGADINHOS...DOCINHOS...ALMOÇO...ETC....SINCERAMENTE SOU CONTRA ESSAS CERIMONIAS...AINDA MAIS NUM MOMENTO COMO ESTE...PRECISAMOS SIM DESMILITARIZAR A POLICIA...QUEM SABE ASSIM...NÃO VIRE UMA UNICA POLICIA...E QUE ACABE A "MAMATA" PARA ALGUNS???? ESTOU AINDA SE O SENHOR PUDER ESPERANDO SUA RESPOSTA SOBRE O QUE O SENHOR ACHA SOBRE A FAMOSA " CARTA PATENTE" EM QUE QUANDO UM OFICIAL É PEGO EM ALGO ILICITO NÃO É EXCLUIDO IMEDIATAMENTE IGUAL A UM PRÇA...TEMOS AINDA NOS NOSSOS QUADROS"PMERJ" OFICIAIS CONDENADOS E ESTÃO AI...DANDO ORDENS EM ALGUNS PRAÇAS....O Q O SENHOR ACHA DISSO ????

Anônimo disse...

BOM DIA CEL.PAUL....VOLTO A REPETIR...A CULPA SÃO DOS DE ALGUNS"OFICIAIS", MAIS UMA VEZ ESSA VERGONHA....VÃO MUDAR A CORREGEDORIA...OK....MAS SE PEGAREM ALGUM OFICIAL ENVOLVIDO EM ALGO ILICITO....O QUE IRÁ CONTECER COM ELE ???? CEL.PAUL. O SENHOR MESMO ESTEVE A FRENTE DA CORREGEDORIA...ACREDITO QUE TENHA PRENDIDO MUITOS PRAÇAS E OFICIAIS...GOSTARIA QUE O SENHOR ME RESPONDESSE POR FAVOR, O QUE ACONTECIA COM OS PRAÇAS E O QUE ACONTECIA COM OS OFICIAIS PEGOS EM ALGO ILICITO....OS DOIS ERAM EXCLUIDOS ???? POR FAVOR CORONEL, DE SUA RESPOSTA E SUA OPINIÃO SOBRE O QUE DEVEMOS FAZER ????? SERA QUE ADIANTA UMA CORREGEDORIA FORTE , MAS SEM MUDAR O REGULAMENTO ???? UM ABRAÇO!

Anônimo disse...

E isso está errado? Hora bolas!
Muitos substituídos não deixam saudade alguma na tropa. E não pense que é por eles usarem o regulamento da maneira correta não é sim por serem em muitos casos os primeiros a darem o mal exemplo. Não cobrando seus subordinados desviados (melhor, se juntando a eles) e cobrando exageradamente os que buscam fazer o trabalho direito. O último 01 logo-logo estará sendo incluído no processo de assassinato da juíza. Duvida?
PRECISO FALAR MAIS ALGUMA COISA?

Alexandre, The Great disse...

Concordo com o sr Cel Paúl, discordando de todos os anteriores comentaristas. A Polícia Militar é uma instituição MILITARIZADA, prevista na Constituição Federal Art. 144; não será através de ações desastradas e truculentas, sobrepondo-se a Carta Magna que se vai "desmilitarizá-la". Se é o que a SOCIEDADE quer - a desmilitarização das PMs do Brasil(e não apenas a do RJ, diga-se de passagem), então tem-se que primeiro MUDAR A CONSTITUIÇÂO, e não ficar fazendo essa desmilitarização meia-boca que o seseg vem fazendo. Outra coisa: "ora bolas" é sem "H"!

Anônimo disse...

As cerimonias só são boas para os que fazem parte da cupula, Oficiais e seus pencas.

Anônimo disse...

valew!! tem que acabar com isso mesmo que se dane quem sai o ploblema é quem fica, onde levou essa formalidades? cansei de ser chamado para passagem de comando para ver as mesmas caras se empanturrando de comida, acabem com isso já!! parabens quem tomou esta atitude , será mais economia .o cel,nem teve como redarguir.desmilitarização já.

Anônimo disse...

POR FAVOR, ALGUEM PODERIA ME RESPONDER O QUE ACHAM DA CARTA PATENTE ???? ELA É BOA OU MÁ NA PMERJ ????

Anônimo disse...

Torço para que essa moda pegue. Que o próximo governador tome assento na cadeira de cabral sem qualquer solenidade, de preferência quando o atual estiver passeando na Europa.

Cadena disse...

Prezado coronel, não me vejo como dono da verdade pra afirmar algo, mas imagino que o senhor deveria começar a proibir a postagem de anônimos, afinal, além de inconstitucional, é improdutivo.
Esse processo já é antigo, suponho, afinal, admite-se cada "coisa" pra ser formado policial, e pra completar dão uma péssima formação, sem um maciço conhecimento de suas funções e atribuições. Boa parte dos "pm's" não ligam pro que está ocorrendo, pois na realidade, não tem a mínima noção de militarismo e menos ainda amor a corporação, aliás, amor a corporação é algo que não se ensina, se nasce com ele.
A PMERJ não muda porque ninguém quer dar a cara pra bater, e a história do anonimato contribui pra que as coisas continuem como estão, os praças poderiam ter mais espaço e respeito na corporação, só falta atitude, suponho.

Arthur Bernardes disse...

A verdade foi dita, tem-se que acabar com as polícias "militares", uma vez que essas são aberrações que pouco funcionam,acabando por consumir grande parte do erário público com cerimônias improdutivas, ao invés de mandar os agentes(praças e oficiais) para a rua, pois esta sim é sua atribuição prevista na Constituição Federal!

Anônimo disse...

ESSA É A FRASE : " OS PRAÇAS PODERIAM TER MAIS ESPAÇO E RESPEITO", MAS HOJE EM DIA NÃO HÁ!!! O REGULAMENTO SÓ SERVE PARA FERRAR O PRAÇA !!! TODOS NOS SABEMOS A CORRUPÇÃO QUE É DENTRO DE UM BATALHÃO...MAS QUAL O "PRAÇA" QUE É MALUCO DE DENUNCIAR ????? COMO PODEMOS PRESTAR CONTINENCIA PARA SUPERIORES "BANDIDOS" QUE AINDA CONTINUAM NA NOSSA PMERJ??? COMO PODEMOS RECEBER ORDENS DE ALGUNS CORRUPTOS , MUITOS RESPONDENDO VARIOS PROCESSO QUE CONTINUAM NA NOSSA PMERJ ???? ME DIGAM???? A LIMPEZA TEM QUE SIM COMEÇAR DE CIMA!!! ABSURDO!!!ACABEM O MILITARISMO!!! ACHO QUE VCS SE ESQUECERAM DO FAMOSO "BOCADESABAO" QUE DENUNCIAVA MUITAS COISAS....ELE FOI CAÇADO...E AS DENUNCIAS NUNCA FORAM APURADAS!!! VERGONHOSO!!!

Anônimo disse...

MILITARES DENUNCIA A FALTA DE MACA NA AMBULANCIA DO SAMU PARA IMPRENSA E SAO RETIDOS ATE AS 12:00h DO DIA SEGUINTE NO QUARTEL DO MEIER E DESTACAMENTO DE RAMOS. A ORDEM FOI DADA PELO COMANDANTE DO MEIER. ( JORNAL O DIA BAND NEWS).

GLADIADOR disse...

Tenho um amigo na corregedoria,perguntei o que acontecia com os processos referentes a Oficiais,a resposta foi "manda "arquivar",e quanto aos praças,resposta "rua",a verdade é essa,só praças são punidos,esse é o militarismo que os oficiais defendem com unhas e dentes.
Não precisamos de militarismo para que as instituições funcionem,se assim fosse,elas seriam militarizadas,e não venham com aquelas história que se não existisse militarismo viraria bagunça,com faltas de policiais ao serviço,se fosse desta forma,a Polícia Civil ,Federal,Rodoviária,Desipe ,Hospitais Públicos estariam um caos,militarismo somente para as forças armadas,a sociedade não quer saber se o policial é,capitão,cabo ou sargento,ela quer a presença policial e isso já basta.
A unificação da Polícia não significa, em absoluto, a perda da hierarquia e da disciplina existentes na PM, até porque todo o funcionalismo público está sujeito a tais regras,fato este,sempre alegado pelos oficiais,ser um servidor civil nunca foi sinônimo de indisciplina ou de falta de hierarquia,pois todos estão submetidos a regras estatutárias que devem ser cumpridas sob pena de punição disciplinar e até de exoneração do serviço público.
Um outro aspecto que não podemos esquecer é que a militarização da Polícia é prejudicial para seus próprios integrantes, pois como se sabe o militar não possui alguns direitos garantidos aos cidadãos, pois está sujeito a uma estrutura que permite, por exemplo, a prisão disciplinar executada verbalmente, tendo seus direitos restringidos pela própria CF/88: arts. 5º, LXI e 142 § 2º.
Enfim,a Polícia não deve ser vista como propriedade de ninguém, de nenhum governante,de nenhum Estado, deve ser observada como mais uma instituição,dentro da democracia, a serviço exclusivamente dos interesses da população

Alexandre, The Great disse...

GLADIADOR: vc é um bom combatente, mas preste atenção no que vc escreve.
a Polícia É SIM uma instituição de Estado, ela não é(e nem pode ser) de GOVERNO(muito menos "do governante"), sob pena de virar a "guarda pretoriana de César". Abra o olho, GLADIADOR!!!

Anônimo disse...

"...se não existisse militarismo viraria bagunça,com faltas de policiais ao serviço, se fosse desta forma, a Polícia Civil, Federal, Rodoviária, Desipe, Hospitais Públicos estariam um caos..."
Depois dessa, boa noite, parabenizando o nobre contribuinte pelos menos de 5% de solução de inquéritos de homicídios da Polícia Civil, pela inoperância da Rodoviária Federal, pela falta de leitos, demora no atendimento, peregrinações pelos hospitais até a morte etc. E olha que esses órgãos pagam muito mais e trabalham muito menos que um PM. Realmente tem que desmilitarizar, somente assim haverá evolução (do povo), mas pelo sofrimento.

GLADIADOR disse...

Alexandre,The Great,você não entendeu o teor da minha colocação,o Governante não é "dono da instituição",como vemos ultimamente,disse que:"ela não pode ser vista",ela é uma instituição dentro da democracia,sem ditadura,ou disse o contrário?
Vivemos em um Estado democrático de Direito ou estou errado? Grande abraço,Gladiador.

Ao anonimo do dia,4 de outubro de 2011 22:59,a culpa disso tudo não é do policial civil,federal,médico,o governo é o gerador disso tudo,e no mais sou PM e sei muito bem o que passamos,em vez de ficar se lamentando,estude,tente outra ocupação profissional,ou se junte aos bravos Bombeiros,que também ganham pouco,mais tem a garra e a coragem,que talvez você não tenha de lutar por melhorias para toda uma corporação,o que não é o caso da nossa pmerj,cada vez mais dividida com gratificações discriminatórias e oficiais lutando somente por seus interesses,esse é o nosso militarismo!