segunda-feira, 3 de outubro de 2011

BELTRAME PREFERIA PINHEIRO NETO, NOMEIA COSTA FILHO, MAS IMPÕE A ELE A SOMBRA DE PINHEIRO NETO.

Prezados leitores, como prometi comento o artigo da jornalista Vera Araújo, publicado ontem no jornal O Globo.
A integra do artigo está transcrita no nosso blog (leiam), eu retirei apenas os principais pontos para comentar.
Peço aos leitores que não leram ainda o artigo “O GLOBO DESMASCARA O SECRETÁRIO BELTRAME E RATIFICA A MINHA OPINIÃO”, (leiam) que o façam antes de prosseguir na leitura.
“UMA ESCOLHA COM TOQUE DE GESTÃO EMPRESARIAL.
Secretário de Segurança Pública recorre a sua própria formação em administração para escolher a nova cúpula da PMERJ.
Por Vera Araújo
(...)
O primeiro passo do secretário foi se reunir com o grupo para buscar quais as qualidades necessárias para o novo comandante da PMERJ, descartando o que não gostaria de ver no sucessor do coronel Mário Sérgio. (Beltrame vai tinha nomeado antes três Comandantes Gerais, será que fez isso sem conhecer as qualidades necessárias para o exercício da função?) Depois de horas de encontros, regados a cafezinhos, não houve consenso num nome, mas num time formado por três oficiais.
Não precisamos de um homem só. Nós precisamos de um time - disse o secretário durante o processo de seleção (Como três nomes? Beltrame só tem competência para nomear o Comandante Geral, cabendo a esse comandante nomear todos os seus assessores. O trecho demonstra a interferência de Beltrame interna corporis, deixando o futuro Comandante Geral em uma situação absurda e extremamente delicada, ter que aceitar assessores impostos por Beltrame e logo os assessores imediatos e mais importantes).
CREDIBILIDADE E HONESTIDADE PARA ESTIMULAR A TROPA.
Havia consenso de que toda a equipe deveria passar credibilidade e honestidade a tropa, uma vez que a corporação está desestimulada por uma onda de denúncias de corrupção. (Novidade? Será que todos os escolhidos por Beltrame não tinham que passar credibilidade e honestidade?) Para o mais alto cargo da PMERJ, o que pesou na escolha do coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, de 54 anos, foi justamente o espírito de liderança, a fama de não atender apelos políticos (Eu só conheço um caso no qual o Coronel PM Costa Filho disse não a um político. Será que um caso demonstra que essa é uma característica do Oficial? Alguém conhece outro caso?) e a antiguidade no posto de Oficial. (Aqui o ponto mais importante, a continuidade da leitura demonstrará que o preferido de Beltrame era o Coronel PM Pinheiro Neto, que não teria sido escolhido em razão de ser um dos mais modernos da Polícia Militar. Portanto, foi principalmente a antiguidade de Costa Filho que determinou a sua nomeação).
Por ter sido pego de surpresa com a queda de Mário Sérgio, Beltrame teve que abrir mão de uma carta que tinha na manga para a sucessão no futuro: O coronel Alberto Pinheiro Neto. (Pinheiro Neto era o preferido). Beltrame recorreu às lições de gestão, nomeando o oficial para chefe de Estado-Maior, que lida com a parte operacional da corporação. (Não podendo nomear Pinheiro Neto, Beltrame o impõe a Costa Filho, o colocando como a segunda pessoa na PMERJ. Ratifico que Beltrame só tem competência para nomear o Comandante Geral, quem nomeia o Chefe do Estado Maior é o Comandante). O objetivo era um só: motivar Pinheiro Neto e mostrar a tropa que a ideia é esculpir quem deverá suceder Costa Filho mais adiante (Estranho que só agora Beltrame tenha resolvido usar o que aprendeu na faculdade, pois não adotou esse procedimento de esculpir quem sucederá o Comandante Geral quando nomeou Ubiratan, Pitta e Mário Sérgio).
Responsável pela Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (Caes) - que cuida dos projetos para o copa do Mundo de 20 14 e Olimpíadas de 2016 - até a última quinta-feira, Pinheiro Neto tem como qualidade de ser antenado com as novidades tecnológicas. (Justificativa asem sentido para a escolha de um Chefe de Estado Maior. Lembro que Pinheiro Neto chegou a Chefe do Estado Maior pelas mãos de Beltrame, tendo comandado apenas uma Organização Policial Militar, portanto, experiência no comando não é uma de suas características). No momento, ele foi também a solução para dar ânimo aos integrantes das unidades operacionais, como o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), que já ficou sob o comando do Oficial (Risível essa justificativa, como alguém pode ser escolhido por ela?).
Por fim nomear a coronel Kátia Boaventura como chefe de Gabinete também foi mais uma manobra para estimular as mulheres (Outra justificativa sem qualquer sentido. Lembro que Beltrame também não tem competência para escolher o Chefe de Gabinete do Comandante Geral). Afinal, nunca uma chegara a um posto tão alto dentro da PMERJ. Embora não exista esta figura na gestão privada, na pública, o cargo representa poder, pois tudo tem que passar pelo chefe de gabinete.
Neste caso, há algo a mais: um toque feminino (A Coronel PM Kátia é competente e honesta, sempre se destacando nas funções que exerceu na PMERJ, as justificativas utilizadas para a sua escolha acabam diminuindo a sua importância institucional)".
Fim do artigo.
Prezados leitores, o artigo de Vera Araújo mostra uma face de Beltrame que a população não conhece, a de um secretário que interfere diretamente na PMERJ, não dando autonomia para o Comandante Geral escolher nem seus principais assessores, sobretudo o Chefe do Estado Maior, que nunca poderia ter sido imposto.
A interferência feita por Beltrame nos conduz a uma reflexão: Será que Mário Sérgio teve alguma autonomia?
Será que a colocação de "caveiras" no comando de batalhões foi ideia de Mário Sérgio ou veio da SESEG, considerando a preocupação de Beltrame com o BOPE?
Lembro que Mário Sérgio ao pedir para sair fez questão de afirmar que foi ele quem escolheu o Ten Cel Cláudio para comandar, algo inteiramente desnecessário pois cabe ao Comandante Geral nomear os comandantes subordinados.
Ele fez questão de explicar o que não carecia de qualquer explicação.
Será que tinha surgido algum boato sobre a "indicação" de Cláudio ter partido de alguém?
A interferência de Beltrame colocou Costa Filho na seguinte saia justa:
Ele sabe que Beltrame queria Pinheiro Neto no seu lugar e tem a sombra de Pinheiro Neto como sendo o segundo homem na PMERJ.
Logo correrão boatos pelos corredores castrenses que o homem forte da Corporação é Pinheiro Neto, o preferido de Beltrame, podem anotar.
O culpado: Beltrame, o que nunca tem culpa de nada.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

7 comentários:

Anônimo disse...

os coroneis da policia militar do rio sao corruptos, eles fazem segurança das empresas do jogo de bicho. beltrame e o ministerio publico sabe de tudo. estao todos eles envolvido em um grande esquema de corrupçao!!!

Anônimo disse...

Na estrada do Taquaral, em Senador Camará, na Zona Oeste, Uma equipe do 40º BPM (Campo Grande) foi atacada a tiros por comboio de traficantes.... "Foram mais de 15 tiros. Não deu tempo de fazer mais nada, só pensei em fugir dali", contou o soldado, que mesmo ferido ainda dirigiu até a Avenida Brasil. "Quando cheguei lá não tive mais forças e parei", recordou o PM. Uma equipe do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) passava na hora pela via e socorreu os colegas para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, também na Zona Oeste do Rio. Os tiros não causaram lesões graves nos PMs. Os criminosos conseguiram fugir.......Na Avenida Brasil, altura de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, Marcelo Mayrink, de 27 anos, foi morto dentro de uma van.....Esse éo saldo de hoje 03/10/2011 segunda feira. ATÉ QUANDO
CABRAL...???...POLICIAIS VÃO SER CASSADOS DESTA FORMA E AINDA VÃO CONTINUAR GANHANDO ESSA MISÉRIA DE SALÁRIO?.....SE TOMAREM UM TIRO E BAIXAR, A GRATIFICAÇÃO ACABA.....SE FOR PRA RESERVA ACABA.....SE A ESPOSA FICAR VIÚVA ACABA....ATÉ QUANDO OS BOMBEIROS VÃO CONTINUAR NESSA LUTA E VC COM ESSA ARROGÂNCIA...???....ACORDA CORONEL CABRAL....VOCÊ PODE DORMIR GOVERNADOR E ACORDAR UM SIMPLES CIDADÃO MORTAL.....

Anônimo disse...

A MORTE DA JUIZA TEM MAIS CORONEL ENVOLVIDO E PEIXE GRAUDO. A CUPULA DA POLICIA ESTA ABAFANDO O CASO.

Anônimo disse...

As questões levantadas mostraram o quanto o texto é CHOCHO!

Anônimo disse...

EU ACHO QUE O CORONEL QUE MATOU A JUIZA FECHAVA COM OUTROS CORONEIS EM PARADA ERRADA E SO FUÇAR.

Anônimo disse...

Esperamos que o novo Corregedor da PMERJ não faça de seu cargo uma rede de amizades, onde o Ex-Corregedor Cel. Menezes para ajudar os seus amigos da SEAP deixaram de abrir procedimento de oficio contra INSPM (inspetor PM), derrepente o Cel. MENEZES consiga agora uma vaguinha na SEAP, cobra isso agora Cel. Menezes.

Anônimo disse...

SINCERAMENTE CEL.PAUL...ME DESCULPE-ME ...MAS SE REALMENTE O SECRETARIO QUIZESSE O PINHEIRO NETO COMO COMANDANTE GERAL ELE NÃO CONSEGUERIA COLOCAR????? ACHO QUE SE FOSSE REALMENTE POR IMPOSIÇÃO O PINHEIRO NETO SERIA O NUMERO 1.
ACHO QUE O SENHOR ESTA ERRADO!
REVEJA SEU TOPICO!