quarta-feira, 28 de setembro de 2011

POLÍCIA MILITAR EM XEQUE - A SITUAÇÃO É MUITO GRAVE.

O GLOBO:
PM em xeque.
Representantes da sociedade civil dizem que polícia precisa de reforma.
Ediane Merola (ediane@oglobo.com.br)
RIO - A prisão do tenente-coronel Cláudio Luiz Silva de Oliveira, acusado de ser o mentor da morte da juíza Patrícia Acioli e de receber parte das apreensões feitas irregularmente por policiais durante as operações do Grupamento de Apoio Tático (GAT), acendeu uma luz vermelha sobre a corporação. Ao constatarem que um integrante do alto escalão da PM pode ter sido contaminado pela banda podre, representantes da sociedade civil defenderam uma reforma urgente na polícia, com melhorias na formação, na corregedoria e na remuneração de seus integrantes.
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção RJ, Wadih Damous diz que é extremamente preocupante a revelação de que um comandante da PM estaria envolvido com grupos de extermínio. A notícia, segundo ele, pode aumentar a sensação de insegurança da população, que fica preocupada ao imaginar se este é um fato isolado ou não:
- Obviamente a investigação sobre a morte da juíza não vai terminar aqui. O envolvimento de um comandante da PM num crime de homicídio mostra a necessidade de um combate duro ao processo de irregularidades e corrupção na polícia. E isso não é um fato isolado. Crimes envolvendo policiais existem, mas com um comandante de batalhão é um fato inédito. É muito importante fazer uma reforma na PM.
Ao ser preso, o tenente-coronel Cláudio estava à frente do 22 BPM (Maré). Ele comandava o 7 BPM (São Gonçalo) na época em que Patrícia Acioli foi executada. Para Damous, a prisão pode gerar desconfiança na população, em relação à política de segurança do estado. Presidente do Movimento Rio de Paz, Antônio Carlos Costa também acredita que a confiança dos moradores pode ficar abalada e, além disso, criminosos podem acreditar que o que fazem é correto, uma vez que o alto comando da polícia também está envolvido em crimes:
- Não quero justificar a ação dos bandidos, mas eles vão achar que são decentes, uma vez que quem deveria combater também está envolvido em crimes - acredita Antônio, acrescentando que é necessário repactuar a segurança pública no estado. - Isso exige coragem, autonomia e união de esforços de todos, inclusive da sociedade civil. Caso contrário, lá na frente teremos problemas. Sem uma reforma da polícia não há esperança. A situação precisa de solução. Temos duas polícias que têm trabalhos complementares, mas que não dialogam, não têm supervisão.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

11 comentários:

Anônimo disse...

Quando perceberem que os oficiais são o CÂNCER da PMERJ e tomarem providencias, muita coisa vai mudar. CHEEEEEEEEEEEGAAAAAAAAAAAAAAA!!!

SD PM REVOLTADO disse...

Com todo respeito aos intelectuais, ditos formadores de opiniões, especialistas em segurança, coordenadores da PAZ, senhores parem de jogar pra mídia, tomem vergonha na cara, deixem de ser hipócritas, o caso do TEM CEL CLAUDIO DE OLIVEIRA, nunca foi nem nunca será um caso isolado nas policiais do BRASIL, como também não o é no executivo, legislativo e no judiciário, neste país não apareceu e não vai aparecer gente séria comprometida com a legalidade enquanto perdurar o mar de lama de corrupção que nos assola, enquanto tivermos políticos que se aproveitam das desgraças do povo para ROUBAR, enquanto tivermos chefes do executivo se locupletando do dinheiro publico, enquanto eles estiverem engordando suas contas bancárias a cada reeleição. Somos uma sociedade que se acostumou a ter governantes, ministros, Delegado de Policia e Agentes de Policia, oficias e Praças da PM e BM, bandidos de toga que notoriamente vendem sentença e ainda brigam para não serem investigados, as únicas instituições nesse país onde alguns ainda são punidos certamente é a Polícia Federal, Polícia Militar, Bombeiro Militar e a Polícia Civil, pois nas outras a falta de escrúpulos tornou-se 100%, não venha pegar o caso do Cel PM para dizer que tem que haver uma corregedoria mais rígida, tem que saber o que esta levando o país a essa falta de vergonha, o exemplo vem da responsabilidade do cargo, em Brasília se um ministro é acusado de cometer ilícito, troca-se ele e resolve-se o problema, governadores vergonhosamente subtrai dinheiro publico e o MP não investiga, secretários não fazem nada em suas pasta, ficam ricos e não acontece nada, pessoas morem nas filas de hospitais e já é dado como rotina, bonde sem manutenção mata e ninguém é responsabilizado ( desculpe-me o maquinista morto foi o causador) ora senhores parem com essa falta de vergonha na cara ao falar somente em punição para o cachorro que já esta morto, infelizmente se o policial seja ele FEDERAL, CIVIL e MILITAR, usarem o cumpra-se a LEI para todos, não haveria espaço para tantos na CADEIA. Cel Ricardo Paúl, nunca fui profeta do caos, porém não existe país perfeito nós é que temos que adequá-lo para nosso melhor viver, se para os responsáveis diretos pela administração publica o melhor e corrupção que seja corrupção, para os falsos defensores da moralidade é corregedoria em todos os policias do BRASIL que seja, agora se de fato queremos um PAÍS melhor para todos somente nos resta tomar VERGONHA NA CARA, e expulsar essa corja de LADRÃO que tomou esse país de ASSALTO, aplicar tolerância ZERO pra todos, investigar todos e se possível dar a todos uma passagem somente de ida para o POLO NORTE.

Anônimo disse...

sou obrigado a concordar,a policia militar está falida,há incompatibilidade entre o que se ganha,e o que se tem de patrimônio,como é o caso do ten cel paulo,uma casa super luxuosa valendo 400 mil reais,3 carros importados,e filhos em escola particular,ganhando 8 mil reais!!!

Carlos Alvarenga disse...

Existem muitos outros oficiais da PM que deveriam estar na cadeia...

Anônimo disse...

Iria fazer um comentário mais completo, porém o "sd pm revoltado" disse tudo. Parem de fazer jogo de cena e punam primeiro quem está lá em cima. A propósito: a ladra de dinheiro público e deputada nas horas de folga já está presa? Então um doce para quem fala mal de policial. O coronel é fichinha perto da deputada eleita por voces povo hipócrita.

Anônimo disse...

olá Ministério Público tá na hora de iniciar as investigações em face de todos os comandantes e subcomandantes dos diversos batalhões, diretorias e chefias da PMERJ, pois todos possuem patrimônios em desacordo com o salário que recebem.
Tentem iniciar estas investigações que toda a sociedade ficará sabendo que são todos corruptos; as exceções são poucas.
Ass: Oficial PM honesto , pobre, e miserável.

Anônimo disse...

O melhor Comandante Geral que a Polícia Militar do Rio de Janeiro já teve, nesses 200 anos de Corporação, foi o Coronel UBIRATAN de Oliveira Angelo.

PM do Rio merece ser tratado como ser humano

O Policial Militar do Rio de Janeiro precisa de uma dose maior de estímulo (soldo digno) para não perder o foco. Oferecendo recursos (salário compatível com o mercado gira em torno de R$ 3.200,00), o Estado mostraria que valoriza o servidor. Uma boa remuneração possibilitaria a este profissional ter uma vida saudável e maiores condições de prestar um bom serviço.

Anônimo disse...

Vou dizer o mesmo que disse a um repórter uma ocasião ao me perguntar o que eu achava do policial fazer exame toxicológico (para saber se ele usava drogas).
- Acho uma boa, se o juiz, o prefeito, o governador, os deputados etc e até você mesmo fizerem também. Todos são iguais perante a Lei.
O repórter ficou indignado, dizendo que ele não tinha uma arma nas mãos e o policial sim, ao que retruquei:
- A sua caneta e a versão que você vai contar no seu jornal são, muitas vezes, mais poderosas que uma arma de fogo, podendo destruir a carreira de alguém e até um povo inteiro. Igualmente, essas autoridades que mandam na Polícia como podem furtar-se ao exame? Um governador usuário poderia comandar a polícia? Um juiz viciado poderia julgar um viciado, traficante ou policial? Portanto, antes do MP verificar o enriquecimento dos PMs, que tal verificar a si mesmo, ministros, juízes, deputados, senadores, prefeitos, vereadores...

SD PM REVOLTADO disse...

Caros leitores e formadores de opiniões que estão sempre a discernir aqui suas ideias, nesse espaço democrático de fato e direito, operado pelo então Cel RR Ricardo Paúl, imagino como seria se nós aqui tivéssemos um IMPERADOR, é isso mesmo imperador, digo isso pois de acordo com a HISTÓRIA após a crucificação de CRISTO, estabeleceu-se uma baderna em ROMA e nas demais províncias, o então imperador da época, juntou em um recinto dois lados completamente antagônicos, o clero da igreja e os discípulos de CRISTO, isso pois que era eminente uma insurreição em massa. Posto isso só poderiam deixar o recinto quando chegassem a um consenso comum (CONCÍLIO). Por quê eu digo isso, imagine se o mesmo fosse feito neste país com relação a segurança publica, saúde e educação, pasmem senhores mais acredito que muita gente que hoje vem a publico defender suas ideias mirabolantes não passariam próximo a porta, hoje temos um judiciário onde não se pode confiar, a lei continua cega para alguns, já para outros todo o rigor da lei. O STF que é o responsável pelo cumprimento da Carta Magna, hoje pensa em retirar poderes do CNJ que vem mostrando que de fato existe muito bandido de toga, e pasmem eu não vi nenhum desses pensadores se pronunciar a respeito, já no caso do Cel Luiz Claudio eles dizem que tem que PUNIR através das corregedorias os desvios, isso é duvidar da capacidade do próximo de raciocinar, querendo ou não os policiais envolvidos no caso da juíza estão sendo execrado sem ainda haver um julgamento, deles foram tirados os direito de ficarem presos em uma unidade da policia militar, mostra que o judiciário que mostra toda sua força, por que será, penso eu que eles estão com muito medo, medo de que as pessoas os vejam como simples mortais, pois o que me foi dito no primeiro dia de aula na faculdade de direito e que, o JUÍZ pensa que é DEUS, já os DESEMBARGADORES, esses, tem certezas. Sinto muito pelo fato do assassinato da JUÍZA, como sinto por qualquer um porém muitos deles deveriam estar nesse momento trancados em BANGU 8. Pois com certeza se a lei fosse aplicada a todos aqueles que estivessem pensando em fazer qualquer ato insano, pebnsaria mil vezes. Senhores volto a afirmar que somente cumprindo a lei como ela foi preconizada e que nós teremos alguma chance de termos um país no mínimo habitável para todos caso contrario permaneceremos como hoje separados por castas, onde alguns podem tudo, outros um pouquinho e para maioria nada. Solicito a todos os colegas sejam reformados, aposentados e principalmente os da ATIVA das POLÍCIAS que compõem esse país a fazer uma reflexão sobre seus atos, pois todo poder é momentâneo, e aqueles meus colegas que hoje aceitam um presentinho aqui, pegam um negocinho dali eu mando um recado, nada vale mais do que sua dignidade pois essa não te preço.

SD PM REVOLTADO disse...

Caros leitores e formadores de opiniões que estão sempre a discernir aqui suas ideias, nesse espaço democrático de fato e direito, operado pelo então Cel RR Ricardo Paúl, imagino como seria se nós aqui tivéssemos um IMPERADOR, é isso mesmo imperador, digo isso pois de acordo com a HISTÓRIA após a crucificação de CRISTO, estabeleceu-se uma baderna em ROMA e nas demais províncias, o então imperador da época, juntou em um recinto dois lados completamente antagônicos, o clero da igreja e os discípulos de CRISTO, isso pois que era eminente uma insurreição em massa. Posto isso só poderiam deixar o recinto quando chegassem a um consenso comum (CONCÍLIO). Por quê eu digo isso, imagine se o mesmo fosse feito neste país com relação a segurança publica, saúde e educação, pasmem senhores mais acredito que muita gente que hoje vem a publico defender suas ideias mirabolantes não passariam próximo a porta, hoje temos um judiciário onde não se pode confiar, a lei continua cega para alguns, já para outros todo o rigor da lei. O STF que é o responsável pelo cumprimento da Carta Magna, hoje pensa em retirar poderes do CNJ que vem mostrando que de fato existe muito bandido de toga, e pasmem eu não vi nenhum desses pensadores se pronunciar a respeito, já no caso do Cel Luiz Claudio eles dizem que tem que PUNIR através das corregedorias os desvios, isso é duvidar da capacidade do próximo de raciocinar, querendo ou não os policiais envolvidos no caso da juíza estão sendo execrado sem ainda haver um julgamento, deles foram tirados os direito de ficarem presos em uma unidade da policia militar, mostra que o judiciário que mostra toda sua força, por que será, penso eu que eles estão com muito medo, medo de que as pessoas os vejam como simples mortais, pois o que me foi dito no primeiro dia de aula na faculdade de direito e que, o JUÍZ pensa que é DEUS, já os DESEMBARGADORES, esses, tem certezas. Sinto muito pelo fato do assassinato da JUÍZA, como sinto por qualquer um porém muitos deles deveriam estar nesse momento trancados em BANGU 8. Pois com certeza se a lei fosse aplicada a todos aqueles que estivessem pensando em fazer qualquer ato insano, pebnsaria mil vezes. Senhores volto a afirmar que somente cumprindo a lei como ela foi preconizada e que nós teremos alguma chance de termos um país no mínimo habitável para todos caso contrario permaneceremos como hoje separados por castas, onde alguns podem tudo, outros um pouquinho e para maioria nada. Solicito a todos os colegas sejam reformados, aposentados e principalmente os da ATIVA das POLÍCIAS que compõem esse país a fazer uma reflexão sobre seus atos, pois todo poder é momentâneo, e aqueles meus colegas que hoje aceitam um presentinho aqui, pegam um negocinho dali eu mando um recado, nada vale mais do que sua dignidade pois essa não te preço.

Anônimo disse...

Ontem a Defensoria Pública do Estado (ES) entrou com um processo de AÇÃO CIVIL PÚBLICA contra o Estado, discutindo vários assuntos, dentre os quais a questão salarial, requerendo, com base na Constituição Federal, isonomia com as polícias do Distrito Federal.
O tema é muito bom, mas a imprensa não divulgou.
Grato,
Vladimir Polízio Júnior, defensor público. DAQUI A POUCO, TODOS OS ESTADOS DO SUDESTE ESTÃO GANHANDO O SALÁRIO DA PEC300 E O RIO DE JANEIRO NESSA MERDA DE SALÁRIO...EM PENSAR QUE AINDA ESTAMOS BRIGANDO PELO PISO DE R$ 2.000,00 E SP/MG/ES JÁ ESTÃO PARTINDO PARA OS R$ 4.000,00. PENA QUE NÃO TENHO MAIS IDADE PARA IR PARA OS OUTROS ESTADOS (CONCURSO)....MAS COM FÉ EM JESUS CRISTO, QUERO CRER QUE ESSE JOGO VAI VIRAR!!!!....ACORDA CABRAL!!!!ACORDA PMERJ!!!..SÓ TÁ FALTANDO O RJ DESPONTAR!!!!