terça-feira, 13 de setembro de 2011

CORONEL X DELEGADO. AMOR X ÓDIO.

O GLOBO.
BLOG REPÓRTER DE CRIME.
Debate
Coronel elogia a Polícia Civil; delegado critica a PM

Uma das mãos afaga, a outra apedreja. Essa é uma mostra do que vai pela caixa de comentários deste blog, onde às vezes o debate sobre segurança pública e criminalidade esquenta mais do que forno de padaria. Os dois comentaristas são colaboradores frequentes deste blog. Eles comentam o caso da juíza Patrícia Acioli, assassinada no dia 11 de agosto (Dia do Advogado), numa emboscada. A Divisão de Homicídios indiciou três policiais do 7º Batalhão da PM (São Gonçalo) como executores do crime bárbaro, que abre um precedente perigosíssimo na história do Tribunal de Justiça do Estado.
MILTON CORREA DA COSTA, coronel da reserva da PM: "PARABÉNS à Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro pelo trabalho investigativo de identificação dos autores do covarde e frio assassinato da juíza Patrícia Acioli. A não identificação de autoria do ousado crime, enfraqueceria toda a sociedade colocando sob grave ameaça o Poder Judiciário. Que tal desfecho leve alguns policias, ainda no caminho do mal, a refletir. O crime não compensa. A consciência limpa e o dever cumprido na missão de servir e proteger são os grandes sustentáculos de dignos policiais. Os verdadeiramente vocacionados."
ALEXANDRE NETO, delegado da Polícia Civil aposentado: "Meus PÊSAMES à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro pela leniência e ausência de trabalho investigativo pró-ativo para buscar a identificação dos autores do covarde e frio assassinato da juíza Patrícia Acioli, que desde o começo apontava para a quadrilha que existia dentro do 7º BPM (São Gonçalo), amplamente conhecida por todos, menos pela PM. A não identificação de autoria do ousado crime enfraqueceria todas as instituições policiais do estado, colocando sob grave ameaça o Poder Judiciário, que conta com uma COORDENADORIA MILITAR que espera as tragédias se concretizarem e nada faz para evitá-las, até mesmo porque vai acabar revelando a quantas anda a sua estrutura disciplinar carcomida por oficiais corruptos e coniventes com o crime. Que tal desfecho conduza essa oficialidade a levar a tropa para o caminho do bem, levando-os a refletir que o crime não compensa, ainda que praticado por policiais militares de menor graduação. A consciência limpa e o dever cumprido na missão de servir e proteger são os grandes sustentáculos de dignos policiais. Os verdadeiramente vocacionados, que não aceitam conviver com policiais bandidos e já condenados pela justiça, mas que mesmo assim continuam em suas fileiras, desonrando os policiais que cumprem com o seu dever, sob o sacrifício de suas próprias vidas. Está na hora de o comando-geral da PM pedir desculpas à sociedade e ajoelhar-se perante o Poder Judiciário para lhes pedir perdão."
COMENTO:
Como escrevi no artigo "ASSASSINATO DA JUÍZA PATRÍCIA ACIOLI - DISCORDO DO NOTICIADO PELA IMPRENSA", não conheço uma linha do Inquérito Policial, portanto, criticá-lo ou elogiá-lo, não faz nenhum sentido para mim, tanto que comentei o noticiado, que não gostei nem um pouco.

O Tenente Coronel Milton fez apenas um carinho na Polícia Civil com o seu comentário, foi gentil. Como todos sabem, o IP é uma peça informativa e tudo terá que ser repetido no Poder Judiciário. O IP aponta a autoria, não condena ninguém por si só. O fato não está esclarecido de forma conclusiva, o caso não está solucionado, não existe ainda condenação e nada existe a ser comemorado.
O delegado Alexandre Neto, por sua vez, destilou o seu conhecido ódio pela Polícia Militar, nada além disso.
Apenas destaco a sua afirmação:
"(...) o Poder Judiciário, que conta com uma COORDENADORIA MILITAR que espera as tragédias se concretizarem e nada faz para evitá-las, até mesmo porque vai acabar revelando a quantas anda a sua estrutura disciplinar carcomida por oficiais corruptos e coniventes com o crime".
Carcomida pela corrupção, sem dúvida, a Polícia Militar se encontra, mas não menos que a sua irmã de infortúnio, a Polícia Civil, instituição a que ele pertence. Não custa lembrar que nos últimos anos, três Chefes da Polícia Civil foram alvos de gravíssimas acusações, o que demonstra que o câncer está fortemente implantado na Instituição, a dimensão da infestação.
A Polícia Militar e a Polícia Civil precisam ser submetidas a sessões de quimioterapia e de radioterapia durante alguns anos, pelo menos para prolongar um pouco a vida desse modelo de sistema policial doente e ineficaz.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

Pancadaria entre doentes terminais
As polícias do Rio de Janeiro estão no CTI, mas continuam a brigar entre si.
Maquiavel está sendo largamente empregado para manipular as instituições e mantê-las desunidas.
Operação Padrão. Uma inciativa legal para os Políciais honrados e que buscam o justo reconhecimento.

Anônimo disse...

Coroné,
È claro que a corrupção também está infestada na Polícia Civil. A diferença é que dos 3 Chefes de Polícia acusados, um foi cabalmente inocentado e outros dois foram PRESOS e EXPULSOS. Assim como outros diversos Delegados quando são pegos em casos de corrupção. Corruptos têm em qualquer instituição, a diferença é que, ao contrário da PM, para ser corrupto tem que fazer bem feito, e muito bem feito, porque a instituição não compactua com POLICIAIS BANDIDOS, e quem é pego perde a cabeça; já na PM a coorporação não só protege, como fomenta a corrupção.
Diversos oficiais condenados com SENTENÇA TRANSITADO EM JULGADO continuam com suas atividades (ilíticas) normalmente, muitos em funções de comando.
Aliás, coroné, você que gosta de cobrar estatísticas do Governo Sérgio Cabral, começe a cobrar a seguinte estatística da CGU do Biltrami:
- número de Policiais Civil punidos pela CGU;
- Destes quantos Delegados foram punidos pela CGU;
- Número de Policiais Militares punidos pela CGU;
- Destes quantos oficiais foram punidos pela CGU;
- ìdem para Bombeiros Militares.

Este é um dado que ninguém conseguiu até agora.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Prezado anônimo (03:25 hs), a Polícia Civil que você idealiza, simplesmente não existe.
Lamentavelmente.
Essa PCERJ que limpa a casa, só existe na sua cabeça, infelizmente.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

CEL.PAUL...CONCORDO COM O ANONIMO ACIMA...NUNCA FORAM PRESOS TANTOS DELEGADOS, NUNCA FOI APREENDIDA TANTA MAQUINAS CAÇA NIQUEL, LOGICO...ACHO QUE TEM QUE TER MAIS REPRESSAO....MUITO MAIS POR SINAL...MAIS QUE ANTES NUNCA ACONTECEU , NAO!!!! CEL..."INFELIZMENTRE" A CORREGEDORIA PROTEGE OS "OFICIAIS" , O SENHOR SABE DISSO!!!QUANDO O OFICIAL É SUBMETIDO A C.J ELE SEMPRE GANHA, E EM UM MESMO PROCESSO O PRAÇA É EXCLUIDO...E A PUNIÇÃO MAIOR DEVERIA SER PARA QUEM COMANDA....CEL...VEJA O CASO DO AFROO REGUE.....AS CAMERAS FILMARAM O CABO E O CAPITAO ROUBANDO DOS LADRÕES....SABE QUAL FOI A PUNIÇÃO DELES ????? SERA QUE O CABO TERIA O MESMO TRATAMENTO SE NÃO HOUVESSE O CAPITÃO ENVOLVIDO???? FOI REPERCUSAO EM TODOS OS JORNAIS, MANCHARAM O NOME DA PMERJ....FOI CAPA DE VARIOS DIAS DO JORNAL!!!! GOSTARIA DE SABER....QUAL A DIFERENÇA DO CASO DO AFROREGUE PARA O CASO DOS POLICIAIS PEGOS POR CORRUPÇÃO NO CASO DO FILHO DA CISSA GUIMARÃES...O SENHOR PODERIA ME RESPONDER???? " A JUSTIÇA É CEGA, MAS NOS ENXXERGAMOS OS ERROS" UM ABRAÇO

Anônimo disse...

Concordo com os comentários das 03:25 e 9:03, Coronel é só observar os fatos, lembra daquele capitão que foi preso roubando cabo de fibra ótica na zona sul, onde ele anda? Foi expulso? Responda.
Os oficiais são o câncer da PMERJ.