terça-feira, 20 de setembro de 2011

COMENTÁRIOS SOBRE O SISTEMA POLICIAL BRASILEIRO (01) O HOMEM.

O HOMEM deve ocupar o centro das atenções em todas as instituições públicas ou privadas e para ele devem ser direcionados todos os esforços para que esse HOMEM seja o melhor colaborador possível para o sucesso institucional, fazendo com que ele seja e se sinta como, uma parte integrante de todos os processos que conduziram aos resultados positivos.
O HOMEM deve ser valorizado constantemente, uma valorização que deve começar no próprio processo de recrutamento e seleção, quando se deve buscar os melhores dentre os melhores, para integrar as instituições, reforçando a auto-estima dos recém incorporados, diante dos desafios que tiveram que enfrentar e valorizando a condição de integrante do quadro institucional.
A valorização deve continuar com a garantia de todos direitos; a disponibilização das condições ideais (EPIs incluisve) para o exercício profissional; a formação continuada; os meios para prover sua saúde física e mental; o investimento no aprimoramento; as possibilidades reais de ascensão profissional através de critérios meritórios; salário justo; garantia de uma aposentadoria digna, isso entre outros aspectos que contribuem para que o HOMEM esteja sempre motivado, fator indispensável para o sucesso pessoal e institucional.
Prezado leitor, diante desse resumido preâmbulo, pergunto:
Os Policiais Militares e os Policiais Civis do Rio de Janeiro são valorizados?
Tenho certeza que a quase totalidade respondeu que não.
Na Polícia Militar, nosso foco a partir desse momento para tratar do HOMEM, nenhum dos itens citados sobre valorização profissional é observado, ao contrário, todos são severamente violentados, começando pelo concurso de admissão para o Curso de Formação de Soldados, hoje o concurso mais fácil do serviço público fluminense, para atender aos interesses eleitoreiros do governo.
As condições de trabalho são ruins, em algumas situações são péssimas e nem sempre existem os Equipamentos de Proteção Iindivual (EPIs), sendo que em muitas oportunidades os existentes não estão nas condições adequadas.
Inexiste formação continuada na PMERJ.
Leitor, por mais incrível que possa parecer, na Polícia MIlitar não existe nem mesmo um plano para o condicionamento físico da tropa, sendo comum observarmos na ponta da linha, onde as exigências físicas são enormes, PMs inteiramente fora de forma, doentes, um número muito grande com sobrepeso.
No tocante à manutenção da saúde, embora a PMERJ tenha um sistema próprio de saúde, ele faliu por completo diante do descompromisso do atual governo estadual, que não paga a sua parte da conta e que também abriu as portas da instituição, fazendo com que milhares de PMs e dependentes entrassem na instituição e inviabilizassem ainda mais o sistema de saúde.
Os Policiais Militares do Interior são atendidos na rede pública de saúde, diante do cancelamento de convênios, por falta de pagamento.
A ascensão profissional dos Praças está centrada no tempo de serviço, desmotivando inteiramente a tropa para buscar aprimoramento. Na PMERJ, atualmente, você entra Soldado e conclui sua carreira como Subtenente, trinta anos depois, praticamente sem precisar estudar após o curso de formação inicial.
Os salários dos Policiais Militares no Rio de Janeiro são os piores do Brasil. Um Soldado PM recebe cerca de R$ 35,00 por dia para arriscar a própria vida em defesa da população, algo inteiramente injustificável.
A paridade entre ativos e inativos, que garantia uma aposentadoria pelo menos com os mesmos salários da ativa, foi destruída pelo governo estadual que paga gratificações para pequenos grupos do serviço ativo, gratificações que nunca serão incorporadas aos salários. Tais gratificações subvertem a própria hierarquia, considerando que Soldados de um batalhão gratificado, recebem mais por mês que Sargentos de batalhões sem gratificação.
Diante do exposto em apertada síntese, penso que fiquem evidentes os problemas vivenciados pelos Policiais Militares, uma tropa composta por milhares de PMs inteiramente desvalorizados, desqualificados e desmotivada, os quais têm a difícil missão de servir e proteger a população do Rio de Janeiro.
Obviamente, o POLICIAL que está nas ruas, não pode ser o POLICIAL que a população merece e precisa, longe disso.
Tal modelo, onde o POLICIAL não é o centro das atenções, não pode dar certo.
Não pode e não dá, como é de domínio público, considerando os serviços de péssima qualidade prestados pela PMERJ.
Certamente, a situação é muito semelhante na Polícia Civil, que também ignora o seu maior patrimônio, o HOMEM, o Policial Civil e também presta um péssimo serviço ao povo fluminense.
As polícias fluminenses seguem de mal a pior, existindo fortes indícios de que continuarão descendo a ladeira por muitos e muitos anos.
Nunca conseguiremos promover uma segurança pública de boa qualidade, enquanto não colocarmos o HOMEM no seu devido lugar, algo que o atual governo estadual nem começou a fazer, uma omissão com a contribuição do secretário de segurança, do comandante geral da PMERJ e da chefia da PCERJ.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

Coronel Paúl, o senhor com todo o respeito que lhe devo, foi infeliz em falar sobre valorização de um policial.
Só tem valor aquele que se valoriza, só tem valor aquele que é digno, só tem valor aquele que sabe o que é conduta moral, só tem valor aquele que sabe de onde veio seu sustento através do trabalho.
Verificamos coronel que:
São absurdos os números de incritos para o concurso de soldados na Policia Militar e Polícia cívil. E nenhum deles estão enganados em relação ao que é a PC e PMERJ.
Daí o fato de que: Já entram sabendo de que forma é a instituição, já entram sabendo do ARREGO, da PROPINA e do PASSAPORT que é a carteira de polícia para MATAR.
Ontem estava eu debatendo com uns amigos também militares o seguinte:
Sabemos que o lula como sindicalista e articulador severo e inteligente que foi, conhecia todos os pontos fracos de um sindicato. Daí começou a fazer o que faz hoje. Espalhar em todo o Brasil tentáculos de corruptos.
A mesma coisa é Sérgio Cabral.
Este Governador conhece a fama de nossa polícia e sabe onde atingila conhece seu ponto voraz que é o dinheiro ilícito.
Então eu pergunto; Acabar com o tráfico para que? Porque extinguir o tráfico?
Resposta: Não há mais como extinguir o Tráfico e todos sabem disso. O mundo se curvou, o mundo parou a nos diante desse cÂncer chamado drogas.
SAbemos como militar, que o ÁLCOOL, coronel, é maior droga existente no mundo. 91% das colisões, 90% da desavenças e agressões domésticas esta o álcool, em assaltos 60% são alcool e drogas, e o governo nada faz para proibir de vez essa que é a maior droga do mundo.
Se realmente esses polícias soubessem o que são valores, estariam ombreando com os bombeiros e com a saúde, com a educação. E com certeza se contássemos com o apoio deles Sérgio Cabral já estaria de Joelhos e no olho da Rua do Estado do Rio de Janeiro.
TEMOS QUE COMEÇAR FAZER CAMPANHAS PARA QUE A PC E PMERJ SE UNAM COM O RESTANTE DAS AUTARQUIAS E AÍ SIM DERROTAREMOS CABRAL.
É o velho JARGÃO " CORRUPTO CONHECE CORRUPTO"
Obs: "Para toda regra existe algumas exceções em relação a policiais corruptos" ainda existem muitos homens de valor em nossas polícias.

Anônimo disse...

RESUMINDO :CABRAL FINGE QUE PAGA,A PMERJ FINGE QUE TRABALHA...

Anônimo disse...

Pensemos em outras categorias profissionais, como por exemplo médicos, advogados, delegados de polícia, juízes de direito. Há médicos que atendem muito mal no serviço público e até mesmo no privado; cometem erros e crimes grosseiros do tipo amputar a perna errada do paciente, estuprar as clientes etc. Há advogados que enganam seus clientes, há os que tentam fraudar exames periciais, outros que transmitem mensagens para dentro e para fora das cadeias do tipo quem deve ser assassinado, aonde entregar as drogas etc. Há delegados que fazem operações para extorquir dinheiro até mesmo fora de sua área de atuação, alguns que utilizam criminosos em viaturas caracterizadas fornecendo-lhes coletes e armas do serviço público etc. Há juízes que vendem sentenças, outros que participam de fraudes do INSS, alguns de fraudes na construção de tribunais com $ público etc. Gostaria de observar que, inobstante toda a porcariada de alguns dessas categorias, as mesmas continuam a receber salários à altura de seus cargos bem como, surpreendentemente, é muito difícil a exclusão pelos seus mecanismos de controle do tipo CRM, OAB. Aonde quero chegar?
O cerne da questão é que nenhuma das categorias citadas se norteia pelos seus maus profissionais para regular as suas prerrogativas, os seus direitos, os seus salários, as suas condições de trabalho. Tudo é exigido/desejado/obtido para que os bons profissionais tenham o justo em função de seus estudos, importância para a sociedade, necessidades do exercício das funções etc. Assim sendo, discordo dos posicionamentos maniqueístas do tipo "o PM já sabia o quanto ia ganhar", "o concurso é fácil tem que ganhar pouco", "eles é que tem que se valorizar, são corruptos". Dêem o mesmo tratamento de outras categorias, esperando daqui a algum tempo uma melhora de toda a instituição. Não queiram julgar a categoria policial e bombeiros como aqueles que devem ser escrachados porque, nesse país, todas as categorias possuem telhado de vidro e, na hora H, muito maior falta fazem estes do que aqueles e outras categorias não citadas, a começar pelos políticos. Pensem num ANO sem pagar e sem ter congresso nacional e pensem num DIA sem polícia.

Alexandre, The Great disse...

Anônimo 09:20: vc está equivocado! Não são o PM e o PC que não tem ética, nem moral, nem honestidade. Eles são parte da sociedade, portanto esta sim é CORRUPTA(e vc é parte dela). Tanto isso é verdade que eleje CORRUPTOS iguais a ela. Quer exemplos? Não precisa, né?