domingo, 14 de agosto de 2011

O DESCOBRIMENTO DE CABRAL.

O BLOG DO MURILO
Domingo, Agosto 14, 2011
FERNANDO DE BARROS E SILVA - O descobrimento de Cabral
O descobrimento de Cabral
FERNANDO DE BARROS E SILVA
FOLHA DE SP - 14/08/11

SÃO PAULO - Uma juíza que se notabilizou pelo combate ao crime organizado e à corrupção policial foi fuzilada em Niterói, na porta de casa, com 21 tiros. Pelas armas usadas, a participação de policiais na execução é muito provável.
Dois dias antes, a polícia do Rio abriu fogo contra um ônibus dominado por assaltantes, ferindo três passageiros, sem que nenhum tiro tivesse sido disparado de dentro para fora do veículo.
Em 48 horas, a realidade se impôs sobre a fantasia da cidade pacificada. A polícia que atua nas ruas é bem diferente da tropa de elite do cinema. E as UPPs de Sérgio Cabral parecem estar muito mais para Unidades de Propaganda Pacificadora.
Ninguém ignora que houve avanços reais no combate ao tráfico no Rio. Mas há um abismo entre a cidade renascida que o governador vende e o espetáculo rotineiro de violência disponível a quem não tiver os olhos embotados pela propaganda ou pela ficção oficial.
Cabral é um tipo falastrão e marqueteiro, que não se vale apenas do gogó. Seu governo, no primeiro mandato, elevou os gastos com publicidade em quase 40% em relação à gestão de Rosinha Garotinho.
Há pouco, o acidente de um helicóptero no litoral baiano trouxe por acaso ao conhecimento público as relações promíscuas entre o governador e empresários beneficiados com renúncias fiscais e obras do Estado. Flagrado no jatinho emprestado por Eike Batista, ao lado do empreiteiro Fernando Cavendish a caminho de uma festa privada, Cabral sugeriu a criação de um código de ética para disciplinar o que ele pode e o que não pode fazer com seus amiguinhos da grana. Uma demagogia oportunista com contornos até cômicos.
No seu código prático de conduta, Cabral pode chamar o menino favelado que lhe fazia uma reclamação de "otário" e dizer que os bombeiros rebelados são "vândalos irresponsáveis". Haja Unidade de Propaganda Pacificadora para dar conta de tanta realidade.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

Não acredito que tenha houve avanços reais no combate, ao trafico de drogas!Ocorre como mesmo falou o secretario de segurança,UPP não é para acabar com trafico, e sim dar o direito de ir e vir das pessoas nas comunidades.Continua existindo a venda de drogas como antes, na baixada e zona oeste a criminalidade vem aumentando.Sei tbm que não havera jogos nem passará nenhuma comitiva por estes lugares.Um grande abraço

Anônimo disse...

Pául o Reporter de Crime do jornal o Globo entrevistou um especialista em segurança que disse a mesma coisa que o senhor vem dizendo constantemente neste blog. Dá uma conferida no texto pq vale a pena.
http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/posts/2011/08/06/o-perigoso-projeto-de-inchar-tropa-da-pm-do-rio-396954.asp

Anônimo disse...

14/08/2011 09:36
Sérgio Côrtes continua deitando e rolando

Reprodução de manchete de O Globo

É inaceitável o que está acontecendo na secretaria estadual de Saúde. Ali, a situação chegou ao ponto que tinha que entrar uma força-tarefa (quem sabe uma UPP) trancar tudo e revirar contrato por contrato, documento por documento. Nunca se teve notícia no Brasil, de uma secretaria envolvida em tantos escândalos milionários de corrupção, com tudo comprovado, e o responsável por tudo, entra ano, sai ano e continua no mesmo lugar sem sequer ser chamado para prestar um depoimento; sem sequer ser obrigado a prestar informações públicas (recorreu à Justiça e ganhou o direito de manter os documentos públicos secretos).

Agora mais essa. Sérgio Côrtes assina cheques em branco para cooperativas, sem sequer haver contrato, tudo de boca, é uma completa anarquia com o dinheiro público. Já pagou R$ 354 milhões a cooperativas sem contrato. É inacreditável! É a certeza da impunidade. Mas lendo a matéria de O Globo cheguei a ter um lampejo de esperança quando vi o trecho que reproduzo abaixo.

Reprodução do jornal O Globo


Pelo subtítulo cheguei a imaginar que finalmente o MP - RJ decidira investigar a secretaria de Saúde. Rebate falso. Em toda a matéria a única referência ao MP é esse caso com a prefeitura de Paulo de Frontin. Quanto ao Estado nem uma linha, não entendi o subtítulo.

A verdade é que uma verdadeira quadrilha está instalada na secretaria de Saúde e nenhuma providência é tomada. Nos últimos dias os jornais noticiaram que o secretário Sérgio Côrtes anda cabisbaixo, sentindo a pressão por todas as denúncias, a maioria delas feita em primeira mão aqui no blog. Ora, Sérgio Côrtes deveria era estar rindo de orelha a orelha, como faz com a nossa cara.

Hoje, Dia dos Pais, se o Rio de Janeiro não vivesse um momento tão tenebroso, com tanta omissão das instituições, ele estaria comemorando com a família no horário de visita do Complexo Penitenciário de Bangu.

Fonte:
http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=8651

Anônimo disse...

12/08/2011 - 18:31
Nota de Esclarecimento: atuação da Polícia Federal no Brasil

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal vem a público esclarecer que, após ser preso, qualquer criminoso tem como primeira providência tentar desqualificar o trabalho policial. Quando ele não pode fazê-lo pessoalmente, seus amigos ou padrinhos assumem a tarefa em seu lugar.
A entidade lamenta que no Brasil, a corrupção tenha atingido níveis inimagináveis; altos executivos do governo, quando não são presos por ordem judicial, são demitidos por envolvimento em falcatruas.
Milhões de reais – dinheiro pertencente ao povo- são desviados diariamente por aproveitadores travestidos de autoridades. E quando esses indivíduos são presos, por ordem judicial, os padrinhos vêm a publico e se dizem “ estarrecidos com a violência da operação da Polícia Federal”. Isto é apenas o início de uma estratégia usada por essas pessoas com o objetivo de desqualificar a correta atuação da polícia. Quando se prende um político ou alguém por ele protegido, é como mexer num vespeiro.
A providência logo adotada visa desviar o foco das investigações e investir contra o trabalho policial. Em tempos recentes, esse método deu tão certo que todo um trabalho investigatório foi anulado. Agora, a tática volta ao cenário.
Há de chegar o dia em que a história será contada em seus precisos tempos.
De repente, o uso de algemas em criminosos passa a ser um delito muito maior que o desvio de milhões de reais dos cofres públicos.
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal colocará todo o seu empenho para esclarecer o povo brasileiro o que realmente se pretende com tais acusações ao trabalho policial e o que está por trás de toda essa tentativa de desqualificação da atuação da Polícia Federal.
A decisão sobre se um preso deve ser conduzido algemado ou não é tomada pelo policial que o prende e não por quem desfruta do conforto e das mordomias dos gabinetes climatizados de Brasília.
É uma pena que aqueles que se dizem “estarrecidos” com a “violência pelo uso de algemas” não tenham o mesmo sentimento diante dos escândalos que acontecem diariamente no país, que fazem evaporar bilhões de reais dos cofres da nação, deixando milhares de pessoas na miséria, inclusive condenando-as a morte.
No Ministério dos Transportes, toda a cúpula foi afastada. Logo em seguida, estourou o escândalo na Conab e no próprio Ministério da Agricultura. Em decorrência das investigações no Ministério do Turismo, a Justiça Federal determinou a prisão de 38 pessoas de uma só tacada.
Mas a preocupação oficial é com o uso de algemas. Em todos os países do mundo, a doutrina policial ensina que todo preso deve ser conduzido algemado, porque a algema é um instrumento de proteção ao preso e ao policial que o prende.
Quanto às provas da culpabilidade dos envolvidos, cabe esclarecer que serão apresentadas no momento oportuno ao Juiz encarregado do feito, e somente a ele e a mais ninguém. Não cabe à Polícia exibir provas pela imprensa.
A ADPF aproveita para reproduzir o que disse o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos: “a Polícia Federal é republicana e não pertence ao governo nem a partidos políticos”.
Brasília, 12 de agosto de 2011
Bolivar Steinmetz
Vice-presidente, no exercício da presidência

Fonte
http://www.adpf.org.br/Entidade/492/Noticia/?ttCD_CHAVE=146149