terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A CRISE NA POLÍCIA MILITAR SE AGRAVA.

Dias atrás eu publiquei um artigo sobre o serviço de COMBOIO criado pela atual gestão (Mário Sérghio) da Polícia Militar, uma prova de como a instituição está inteiramente perdida em termos de organização e de planejamento. O efetivo do comboio era composto por 1 Coronel, 1 Tenente Coronel, 2 Capitães e 4 Praças, um completo absurdo.
O que a PMERJ esperava alcançar com tal efetivo nas ruas?
Hoje, no Centro do Rio, pude constatar que as coisas vão de mal a pior. Encontrei uma dupla de POG, o policiamento à pé, composta por um Sargento e um Cabo. O POG é o pior serviço da Polícia Militar, o que mais desgata fisicamente considerando que o policial fica em pé durante todo o turno de serviço, sendo apropriado para os mais jovens, os jovens Soldados de Polícia, por motivos óbvios. Todavia, tal lógica fisiológica, também foi destruída pela gestão da modernidade, pois encontramos Sargentos no POG e jovens Soldados comandando Rádio Patrulhas. Isso sem falar nas UPPs, compostas por jovens Soldados, os que ainda não possuem os vícios, segundo o governo estadual.
Prezado leitor, não pense que os absurdos param aqui, a dupla de POG composta pelo Sargento e pelo Cabo tinha acabado de sair de serviço de 24 horas e emendou em um serviço extra de mais 6 horas, totalizando 30 horas de serviço sem interrupção.
É a Operação Papai Noel, onde os PMs acabam fazendo o papel das "renas" puxando a carga, enquanto outros ficam com os presentes.
Urge que a PMERJ se reencontre, rompa com as amarras políticas e comece a fazer valer a frase que está escrita em quase todos os quartéis da corporação:
"O Policial Militar é o patrimônio da PMERJ".
A PMERJ precisa recuperar a sua identidade e reconstruir os seus valores, além disso, deve aprender a DIZER NÃO aos políticos temporários que só usam a corporação para a satisfação pessoal e que não possuem qualquer compromisso com ela e com seus integrantes.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Alexandre, The Great disse...

Pôrra, isso é um absurdo!
30 horas ininterruptas de serviço?
É a "dupla UNIBANCO"?
Tinha que ser feita uma queixa crime contra quem escalou estes homens, anexando as Escalas de Serviço, é claro.

Anônimo disse...

Os arrastoes continuam.. Depois de saber através do blog do Garotinho que dia 05/12 houve um arrastão na porta do carioca shopping, acabo de saber através do fórum de comentários de o globo de outra ocorrência: Um arrastão ontem em laranjeiras, na R. Luiz catanhede (próx a Gen. Glicério).homens armados com fuzis levaram 4 carros.isso foi às 20 h.

Anônimo disse...

O EFETIVO DEVE ESTAR INCHADO OU MAL DISTRIBUIDO,POIS, NO VÍDEO QUE O SENHOR POSTOU. QUALTOS PRAÇAS FORAM DESTINADOS PARA FAZEREM SERVIÇOS DE ENTREVISTA E PROMOÇÃO PESSOAL?
ESTES PODERIAM ESTAR NAS RUAS PROTEGENDO A POPULAÇÃO E NÃO FAZENDO TRABALHO DE JORNALISTAS.

O SENHOR TEM TODA A RAZÃO QUANDO DIZ QUE O QUE FALTA É O SIMPLES.

CADA UM DEVE EXERCER A SUA FUNÇÃO.

E NÃO PRECISA TER CAPACIDADE PARA ISSO, POIS, A ESTRUTURAR MILITAR É CENTENARIA,MAS, CASO ALGUÉM AINDA NÃO A COMPREENDA, COMO PODE COMANDAR?

O QUE VALE MAIS,UM SOLDADO OU UM CORONEL?

PARA A ADMINISTRAÇÃO DEVE SER UM CORONEL, MAS, PARA O POVO NA RUA COM CERTEZA É O SOLDADO.

SÓ POR CURIOSIDADE. O SENHOR ACEITARIA SENDO CORONEL, SER COMANDADO POR UM COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL?

QUALQUER RELAÇÃO COM A GUERRA DO ALEMÃO É MERA CONHECIDENCIA....

Anônimo disse...

A OPERAÇÃO É PAPAI NOEL,MAS SÓ QUEM COLOCA A BUNDA NA JANELA É O PM,E TEM UM DITADO ANTIGO NA PM QUE DIZ ASSIM:BUNDA QUE NÃO É MINHA,........
NELA

Anônimo disse...

Os vigilantes, categoria totalmente aviltada e desprezada inclusive por PMs que os chamam de "todynhos" e "papa indias" (pé inchados) trabalham em pé 10 horas por dia sem sentar ou ao menos dobrar os joelhos. Vá no Barrashopping, ou qualquer outro Shopping e confiram, e também no aeroporto onde é pior ainda, postos em que nem se mexer pode como nos portões principais junto às portas giratórias, e olha que os policiais ainda tem os famosos 1/4 de hora,e os vigilantes ganham 800 reais. É a vida!