domingo, 26 de dezembro de 2010

NOSSO BLOG: A VOZ DOS LEITORES.

COMENTÁRIOS POSTADOS:
1) Coronel, tenho uma admiração enorme pelo senhor: o senhor é um guerreiro nas lutas que abraçou. Uma pena que os policiais ainda tenham medo de colocar a cara. Os motivos são muitos e verdadeiros. Se divergimos quanto ao sistema que vige na PM, isso não retira o respeito que nutro pela sua audácia em enfrentar gregos e troianos na busca, ao seu modo, pelos direitos dos policiais e bombeiros militares.Os policiais e bombeiros do Rio poderiam enviar seus amigos, parentes e familiares para esses atos públicos, uma vez que multidões (fé naquilo que se faz) podem remover montanhas e fazer pensar aqueles que têm a obrigação de pensar. Pensemos nisso.
Parabéns, coronel Paúl, um guerreiro.
Marcos Simões
2) Caro amigo Paúl.
Deixo de responder ao Major QOA, porque o individuo, com curso superior, duas pós-graduações como afirma. Não consegue entender o que lê, dizendo que eu insinuei,
estar o Oficial QOA em desigualdade com os demais Oficiais, é demais.
Abraço.
J. S. F.
Major Helio Vitor Rosa
3) Vamos por partes.
Não há condições e nem vejo necessidade de se incluir a PF nessa fusão (unificação). O policial do Rio não vai se deslocar a outrs estado para atender ocorrência.
Vejo na opinião de incluir a PF uma maneira de emperrar a unificação das polícias estaduais.
O policial, principalmente o praça que trabalha nas ruas, jamais será visto como um cidadão digno, visto que nem na própria instituição ele o é. Se ele é usado de forma indigna pelo estado na tarefa de policiar as ruas é porque o comando da PM permite. Por outro lado, com esse sistema militarizado - arcaico, desumano e cruel -, o policial não pode se negar a sair às ruas sem os equipamentos faltantes. A próprio inastituição o puniria.
Note que algumas carreiras conseguiram a dignidade no trabalho através de muita manifestação e luta. Esse é o caso dos petroleiros e dos metalúrgicos (SP), luta essa que é impedida ao PM como se ele fosse de outro planeta ou não tivesse as mesmas necessidades de todos. Aliás, essas necessidades também não são vistas como primordiais para a imensa maioria do povo brasileiro, como se ele fosse uma sub-raça.
Creio que o policial da base hierárquica só será visto como um ser humano pelos governos ou pelo próprio comando das PMs se houver a desmilitarização dessa excrescência chamada Polícia Militar. Qualquer ação que não leve a esse expediente é apenas perfumaria ou engodo.
Para finalizar, o PM não vai se identificar nunca com essa instituição que existe hoje. Ele está estigmatizado como um sub-humano de uma sub-raça por governos e pela própria PM. Além disso, não cansa de ver a corrupção correr livre, leve e solta nas hostes superiores, coroada com a impunidade que o corporativismo proporciona, incluindo aí os inúteis tribunais militares.
Marcos Simões
4) Em 88 o governador Moreira Franco isolou as principais lideranças da facção que monopolizava o comércio de drogas e sofreu dois atentados a bala, do qual ele escapou por pouco. Depois do que foi feito contra o narcotráfico aqui no RJ este ano, nossas autoridades devem estar com as cabeças a prêmio e o pior é que agora os narcos daqui resolveram agir como na Colômbia dos anos 90. O primeiro índicio disso foram os ataques incendiários.
Na Colômbia dos anos 90 o narcotráfico efetuou execuções de juízes, políticos, e todos que tentaram combatê-los, atentados a prédios públicos e até carros-bomba. Caso algo semelhante aconteça no RJ não me surpreenderá.
A invasão do Alemão foi apenas uma gota no oceano. Em primeiro momento eles recuaram (tática de guerrilha), mas vão contra-atacar em breve e com força dobrada. É um negócio cuja as cifras giram em torno de milhões,eles não vão abrir mão tão facilmente.
Além do perigo do RJ se transformar em uma filial de Bogotá tem o outro lado da moeda os desempregados do tráfico (avião,fogueteiro,soldados) não vão abrir mão do padrão de vida que levavam no morro (um soldado do tráfico tira R$1000 semanalmente) e eles vão vir nos aterrorizar no asfalto. Crimes há muito tempo extintos como o assalto a coletivos tem aumentado de forma vertiginosa nos ultimos meses, fora que o perigo maior é o de retorno da modalidade extorsão mediante sequestro, toda vez que
o tráfico sofre alguma ação que desestabiliza a firma de drogas eles migram pro seqüestro uma forma rápida e ágil de se conseguir fundos para a compra de armas e entorpecentes. Por isso que digo que a situação é muito mais complexa do que o "arroz de festa" que está sendo vendido por nossa imprensa devidamente recompensada com a verba de publicidade governamental.
Anônimo
5) "excrescência criminosa" é aquela camarilha que milita no Palácio do Planalto e satélites(ministérios).
A Polícia Militar é uma instituição de defesa da VIDA e do PATRIMÔNIO da população. É uma instituição de HERÓIS.
Ela amedronta sim pessoas como vc, à margem da Lei e da Ordem, assim como seus acólitos do partido dos trapaceiros.
Alexandre, The Great
6) Caro Simões,
Como o cel Paul disse: “…, não aceito se pensar em unificar polícias sem incluir na fusão a Polícia Federal…”. Pois só assim vamos gozar de uma condição de trabalho mais digna para os policiais nas ruas. E são coisas simples que sem elas não haveriam como fazer segurança pública: armamento em condição para toda a tropa, viaturas, locais de trabalhos com infraestruturas adequadas, cursos de preparações, físico e técnico-profissional, equipamentos de segurança de trabalho como coletes balísticos, hospitais para atender seus servidores e outros mais. Antes de se pensar na corrupção que destroem as instituições devemos levar em consideração que centenas e milhares de pessoas dessas Corporações são famílias que vivem puramente de seus ordenados recebidos. O que vivemos no Rio é um amadorismo crônico nas questões de segurança pública. Ou seja, policiais indo a ruas trabalhar sem condições de trabalho, sem colete, sem rádios de comunicação, sem um suporte de ele possa abordar um individuo com um mínimo de risco possível. Por isso, vemos os nossos guardiões de lei e da ordem sendo alvo das ações criminosas facilmente, mendigando uma ração nos botequins da cidade, implorando os empresários de lojas o conserto dos pneus, a lubrificação as viaturas e outras coisitas mais para que possa fazer o serviço MARCHAR. Queremos respeito e dignidade para que se exerça uma profissão com segurança. Quero voltar a minha casa e continuar a educar meus filhos. Valorizar o PM é fazer com que ele se identifique com a INSTITUIÇÃO é um caminho a seguir para diminuirmos a corrupção.
Vide a época de Natal nos batalhões.
Lutt
7) "Quais as principais deficiências da PM hoje?"....BLINDADOS...francamente 01, com tantas outras prioridades no campo humano, elencar Blindados como principal deficiência é zombar da visão crítica dos homens e mulheres que compõem a sociedade carioca!
Anônimo
8) Coronel, a pior época para o marketing é entre o Natal e o Ano Novo. Eles vão botar alguém de "bucha" perto do Carnaval para dar uma nova sensação de segurança.
Edson Lopes
9) Greve de verdade são poucas.Posso contar em uma só mão: a da PMMG em 97 e a da PCSP. Corrijam-me se eu estiver errado.
Anônimo
10) Greve das PMs? Só não contem com a maioria dos PMs do Rio. Eles não estão nem aí para isso. Cada dia parado, sem trabalhar, é prejuízo certo.
Anônimo
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

A PM deveria estar em defesa da vida e do patrimônio, mas limita-se a preservar a vida dos especiais (ainda assim alguns deles a perdem nas esquinas do Brasil) e do patrimônio desses mesmos especiais. A PM já foi criada para correr atrás dos escravos fujões, ou seja, fazer o serviço de interesse dos senhores da Casa Grande. Infelizmente, ainda permanece assim, com a diferença de que, hoje, nem só os negros mas os brancos, amarelos, índios também são oprimidos pelos governantes insensíveis através da mesma PM.
Não vivo à margem da lei e da ordem, mas não me submeto ao modelo medieval. Luto com argumentos legais para tirar a Pm do atraso secular e trazê-la em benefício de todos os brasileiros, e não só de uma minoria que se acha dona do país e se locupleta do que o povo execrado produz.
Não tenho partido, mas ideologia. Se o partido que está no poder desviar-se da ideologia (coisa que o PT de SP faz), será criticado. E tenho feitos críticas ao PT de SP.
Quanto ao roubar no poder, isso vem desde 1500 com a Pau Brasil e se eternizou no país até hoje.
Acontece que há um ingrediente criminoso nessa conversa de corrupção. Postei comentário em outra matéria neste blog sobre o trabalho da PF na era Lula ser diferente da época triste de FHC. A PF republicana de Lula foi eficiente até a prisão de Daniel Dantas. Depois dele, a PF foi desmantelada.
Nos oito anos de FHC, a PF estava carente de material humano e equipamentos, além dos salários que eram de fome. A PF de FHC não tinha iniciativa e era manipulada. Com Lula, os salários foram reajustados e a PF teve liberdade de ação até prender Dantas e quadrilha. A PF de Lula realizou mais de 3 mil operações e prendeu 14 mil criminosos do colarinho de branco, crimes esses que destroem o país e levam seu povo a passar dificuldades básicas.
Como disse acima, não tenho partido.
Marcos Simões

Anônimo disse...

A PM deveria estar em defesa da vida e do patrimônio, mas limita-se a preservar a vida dos especiais (ainda assim alguns deles a perdem nas esquinas do Brasil) e do patrimônio desses mesmos especiais. A PM já foi criada para correr atrás dos escravos fujões, ou seja, fazer o serviço de interesse dos senhores da Casa Grande. Infelizmente, ainda permanece assim, com a diferença de que, hoje, nem só os negros mas os brancos, amarelos, índios também são oprimidos pelos governantes insensíveis através da mesma PM.
Não vivo à margem da lei e da ordem, mas não me submeto ao modelo medieval. Luto com argumentos legais para tirar a Pm do atraso secular e trazê-la em benefício de todos os brasileiros, e não só de uma minoria que se acha dona do país e se locupleta do que o povo execrado produz.
Não tenho partido, mas ideologia. Se o partido que está no poder desviar-se da ideologia (coisa que o PT de SP faz), será criticado. E tenho feitos críticas ao PT de SP.
Quanto ao roubar no poder, isso vem desde 1500 com a Pau Brasil e se eternizou no país até hoje.
Acontece que há um ingrediente criminoso nessa conversa de corrupção. Postei comentário em outra matéria neste blog sobre o trabalho da PF na era Lula ser diferente da época triste de FHC. A PF republicana de Lula foi eficiente até a prisão de Daniel Dantas. Depois dele, a PF foi desmantelada.
Nos oito anos de FHC, a PF estava carente de material humano e equipamentos, além dos salários que eram de fome. A PF de FHC não tinha iniciativa e era manipulada. Com Lula, os salários foram reajustados e a PF teve liberdade de ação até prender Dantas e quadrilha. A PF de Lula realizou mais de 3 mil operações e prendeu 14 mil criminosos do colarinho de branco, crimes esses que destroem o país e levam seu povo a passar dificuldades básicas.
Como disse acima, não tenho partido.
Marcos Simões

Anônimo disse...

A Gestapo de lula não prendeu nehum petista. Deve ser porque são todos vestais da ética e moralidade públicas.

Anônimo disse...

NO SEGUNDO GOVERNO BRIZOLA, A PMERJ FEZ A OPERAÇÃO TARTARUGA ,PEDINDO 200% DE AUMENTO.Ñ CONSEGUIMOS OS 200%,MAS SE Ñ ME FALHA A MEMÓRIA, ALCANÇAMOS 120%+OU-.OUVE UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO.FOMOS PARA A CINELÂNDIA,COLOCAMOS FAIXAS,FIZEMOS DISCURSOS.UM CAP.DO CHOQUE APARECEU COM UM GRUPAMENTO E AGREDIU OS PMS QUE ESTAVAM PACIFICAMENTE FAZENDO A MANIFESTAÇÃO.INFELIZMENTE Ñ ME LEMBRO O NOME DESTE SAFADO, QUE DEPOIS RECEBEU O AUMENTO COMO TODOS NÓS.NOSSAS ESPOSAS FORAM FAZER UM PANELAÇO EM F´PAL.GUANABARA,ALGUMAS TAMBÉM FORAM AGREDIDAS.HOUVE UMA GRANDE UNIÃO DA TROPA(EXCLUÍNDO O BPCHOQ)E CONSEGUIMOS BENEFICIOS.LAMENTO O ESTADO MORTO QUE ESTÁ A PMERJ HOJE,Ñ ACREDITO EM GREVE DIA 1,Ñ HÁ MOBILIZAÇÃO,E SC.MUITO INTELIGENTE DIVIDIU A PMERJ,ALGO QUE PELA EXPERIENCIA VIVIDA, DENUNCIO AQUI DESDE O COMEÇO.UMA PENA!!!!!!!!