quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

RIO: AS DESCULPAS DA TROPA DA POLÍCIA MILITAR E DO CORPO DE BOMBEIROS ACABARAM.

Amanhã, Bombeiros e Policiais Militares, de folga, desarmados e em trajes civis, estarão realizando mais um ato cívico na luta pela aprovação da PEC 300 e contra os salários miseráveis que recebem do governo Sérgio Cabral. O ato será desenvolvido a partir das 10:00 horas, na Avenida Atlântica, em frente ao Hotel Copacabana Palace, que está repleto de turistas do Brasil e do exterior.
A mobilização ocorrerá ao lado do local de onde a Rede Globo faz as suas reportagens "ao vivo" para o RJ TV, permitindo que a emissora possa entrevistar os mobilizados, como ocorreu no dia 23 DEZ 2010, apesar da reportagem não ter ido ao ar.
Certamente, seremos poucos mais uma vez, nesse que será mais um dentre as dezenas de atos públicos que realizamos desde de 2007, quando os 40 da Evaristo deram início a esse tipo de manifestação da nossa cidadania.
Quase quatro anos depois de iniciarmos a luta, todas as DESCULPAS dos que não comparecem deixaram de existir.
Nenhum Oficial ou Praça da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros pode alegar qualquer DESCULPA para não ter comparecido na maioria dos atos.
Repito: Foram dezenas de atos.
Eles foram realizados em dias de semana e nos finais de semana.
Foram realizados em vários horários.
Em inúmeros municípios, além do Rio de Janeiro.
E, apesar das dezenas de atos realizados, NINGUÉM que participou foi punido disciplinarmente.
NINGUÉM foi preso ou detido.
Por favor, não me venha com a conversa mole que não acredita nestas mobilizações, pois isso não cola. Tal alegação só passará a ter consistência quando os que a usam passarem a realizar uma outra forma de protesto, como as operações padrão e tolerância zero ou a greve. Enquanto não fizerem nada, entendo essa alegação como coisa de frouxo.
Portanto, pare de reclamar pelos cantos e compareça amanhã e no dia 01 JAN 2011 nos atos programados, deixe de ser medroso, acabaram TODAS AS DESCULPAS.
Amanhã e sábado, espero poder abraçá-lo em Copacabana e na ALERJ.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

14 comentários:

Anônimo disse...

cel paul
gostaria de saber,se quando o senhor era da ativa o senhor incentivou alguma vez alguma passeata na pmerj a não ser qdo o sr. e outros coroneis foram colocados na geladeira,e se auto proclamaram barbonos defensores dos pms oprimidos,tenho certeza que o sr. não vai publicar este comentario,mas se o sr puder me responder ficarei grato
abraços e sucesso

Paulo Ricardo Paúl disse...

Prezado anônimo, você deve ser um jovem Soldado da PMERJ, caso pertença à corporação. Assim sendo, vou esclarecer alguns pontos, pois no tezxto vc revela que desconhece a história da Polícia Militar, o que mesmo para um Sd PM é lamentável.
Os Barbonos não foram colocados na geladeira e depois fizeram um movimento, foi exatamente o contrário.
Em 201 anos de história de todas as PMs do Brasil, uma única vez Coronéis de PM que estavam no poder, desafiaram o governador para lutar por salários da tropa, exatamente no movimento dos Coronéis Barbonos. Aliás, nem na PM e nem no Corpo de Bombeiros, pode pesquisar.
Os Barbonos iniciaram a luta em julho de 2007 e foram exonerados e colocados na DGP no dia 30 JAN 2008. Portanto, fica claro que seu texto contraria os fatos históricos.
Mande um email para mim que terei prazer em presentá-lo que um dos exemplares do meu livro sobre essa parte honrada da história da PMERJ.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

caro cel
não sou sd ,mas sim oficial,me formei no final dos anos 90,e há tempos não vejo um cmt geral tão demcratico quanto o mario sergio
diferente da geração do senhor,com exceção logico do ubiratan,que foi sim um otimo cmt,mas a geração dos 29 mil so fizeram a tropa sofrer ,o senhor há de convir que os barbonos contarem com cel cony....
figura conhecida da pm
pelo menos para nós oficiais
eu acho que o sr devia parar um pouco com esse discurso,pois so convenc a recrutas e cadetesque não conhecem a historia da pm e seus personagens,o cel mario sergio assim como o cel alvaro foram meus cmts no 22 bpm e posso dizer que não são assim como o sr pinta.
tenho certeza que o sr nao pensa assim mas tdo bem,
e volto a dizer se a pm hj é tão ruim é culpa do sr e de sua geração
um gde abraço e sucesso

Anônimo disse...

continuando.........
eu concordo com o sr qdo deiz que juntos somos fortes,e admiro sua proposta do candidato corporativo,que eu acho sublime,
porém a nossa pmerj não esta acostumada a pensar e o sr. sabe muito bem disso,a nossa cultura é essa,graças a anos de massacre no rdpm,sei que o sr. é um homem de gde inteligencia pois o conheci,mas acho que o sr. deveria se abrir para os novos tempos,cel eu não tive e nem tenho interesse em denegrir sua imagem pois sei que o sr. é e foi um oficial muito honesto, porém como este como o sr. mesmo diz que é um espaço democratico,so acho que se esta ruim hj ,e esta é graças a geração do sr.
me desculpe qq coisa
um gde abraço,de um tb sonhador

Anônimo disse...

Desejo sorte e muita garra aos policiais do Rio na luta contra a opressão salarial e as péssimas (como tenho lido por aqui) condições de trabalho.
Sem luta e muito trabalho não se consegue nada, exceto as migalhas históricas que caem da mesa lauta das autoridades.
Cel Paúl, mais uma vez parabéns pela iniciativa e pela coragem.
Sucesso
Marcos Simões

Anônimo disse...

Caro Cel,sou aquele paraiba que sempre te lê,quando vejo oficiais ou praças relutando em entrar na trincheira,chego a me convencer que a PM ganha mais do que merece, e por questão de honra deveria tirar algo do soldo para gratificar o estado que dá a lacaios e covardes fardamento e armamento,e ainda acresço semlamento.Parece-me,com a devida venia,que os policias em geral so sabem ser corajosos quando transmudados de RAMBOS suburbanos e tem como seus vietcongs pobres cidadãos desprezados pela sorte,os qauis podem ser massacrados pela polícia já que a vida foi seu primeiro algoz.Vejo de forma triste a fuga de muito e a luta de poucos por uma dignidade que parece que não convence, ou é desnecessaria, quando se tem gratificações indireas dadas por chefes não publicáveis. É por essa e outras razões que prefiro omitir que o RJ esta,salvo um número reduzido de coatitas, fora de qualquer luta por dignidade salarial, ou por não precisarem ou por se sentirem envergonhados de persigui-la, haja vista a palavra que a precede-DIGNIDADE.Aquele abraço e coragem.

Ricardo Oscar Vilete Chudo disse...

Impertinente sua postagem tecendo comentários sobre alguém que se move em prol de uma causa justa. Também tenho minhas criticas sobre a pessoa a qual critica, mas, estas se tornaram supérfluas após eu tomar conhecimento de suas ações posteriores, não valendo a pena citá-las. Seu comentário foi tão vazio que levou ao erro de confundi-lo com um soldado novo na Corporação, se assim o fosse. Outros Coronéis que hoje na Reserva se omitem, não por falta de ideologia e sim por verem que na PMERJ há pessoas com pensamento destrutivo que não vêem as iniciativas positivas. Tendo se formado no final dos anos 90, deve ser hoje oficial superior, que pode expor a tropa idéias novas em prol da classe, e não usar do anonimato. Bote a cara e faça. Não considere estas palavras como criticas e que lhe permitam usar o RDPM, pois, estou me referindo a um ANONIMO.

Anônimo disse...

Caríssimo Cel Paúl, os PMs cariocas a essa hora já estão todos ( que não estão de serviço ) indo para suas casas na região dos lagos , o local preferido de PM com casa na praia é Cabo Frio, quanto aos BMs a grande maioria fará um churrasco na laje de casa nas comunidades onde moram, o papo corrente será futebol, novela etc...mas continue com sua luta o Sr. é um exemplo de brasileiro que optou por não ficar em casa vendo TV e deixando a vida passar , isto é nobre..!!!!...como já disse aqui no Exército Brasileiro o comportamento é o mesmo , imobilidade total para qualquer coisa.....um forte abraço.
1º Sgt - Exército

Ricardo Oscar Vilete Chudo disse...

Cel PM Álvaro Garcia, que foi peça de várias ocorrências no mínimo duvidosas, dentre elas o espancamento de moradores da Cidade de Deus em 23 de março de 1997, em episódio que foi amplamente divulgado na mídia e ficou conhecido como “muro da vergonha” e o assassinato do entregador de farmácia Fábio de Melo, morador do Andaraí, em 24 de novembro de 2006, quando o Coronel Álvaro era Comandante do 6º BPM. Com relação ao muro da vergonha, diante das câmeras, o então governador Marcello Alencar mandou prender os seis policiais envolvidos no episódio - entre os quais o Coronel Álvaro Garcia — e esbravejou: "Eles serão expulsos sumariamente".
O citado Coronel nunca foi julgado porque o inquérito, estranhamente, foi arquivado por falta de provas, apesar das imagens que foram veiculadas pela TV Globo, e que tanto horror causaram a população fluminense. Cabe lembrar que o fato ganhou repercussão internacional, com a tentativa de intervenção de várias entidades ligadas aos direitos humanos, mas todas inexplicavelmente sem sucesso.(Retirado deste blog.)Este é o Cel Alvaro Garcia, o qual o anonimo se refere.

Ricardo Oscar Vilete Chudo disse...

As palavras deste nobre Paraibano, tão distante de nosso cotidiano, bem expressam a realidade. Falta de coragem e dignidade para enfrentar o inimigo comum, os políticos e a nós mesmos. As vezes me pergunto, enquanto Corporação: Somos realmente merecedores de salário digno?

Anônimo disse...

caro ricardo oscar
lendo seu comentario tenho certeza que o sr. não é policial militar
pois se fosse conheceria melhor o cel alvaro,
homem de garra e fibra ,combatente,que nunca se escondeu atras de uma mesa com ar condicionado,sempre foi de pista ,combatendo no front,akeles que trabalham na rua sabem que erros acontecem,vivemos uma guerra civil que com certeza o sr. não conhece,pois pelo seu discurso deve ser mais um de tantos policiologos que existem por ai,experimemte qq dia subir num patamo e ir numa favela como era a cdd antes de ser pacificada,e ai sim tenha suas opiniões,é muito facil ter esse discurso no conforto de sua cadeira e do seu ar condicionado,pois quem conhece as ruas é somente quem trabalha lá.
um gde abraço

Ricardo Oscar Vilete Chudo disse...

Não vou entrar em polêmica, sou sim policial com uma vasta ficha de elogios e ações realizadas, nunca trabalhei com o Cel Alvaro, mas no episódio do muro da vergonha, policiais foram excluídos por ações sob o seu Comando. Tambem tenho uma vasta ficha disciplinar, não que me orgulhe disso, mas ela é a prova dos abusos que sofri e luto, mesmo na reserva para ver restaurada a Justiça e a legalidade. Muito antes de vc, anonimo, estar na PMERJ, eu já comandava guarnição no extinto PPC da CDD, tendo na época acumulado vários autos de resistência, flagrantes de drogas, prisão de assaltantes, prisão de homicida de policiais e vários elogios pelas ações. Realmente vc, anonimo se equivocou quanto ao meu perfil.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Temos que lutar por dignidade, como bem escreveu um comentarista, não adianta ser valente contra os fracos, temos que enfrentar os poderosos.
Juntos Somos Fortes!

Helio Rosa disse...

Caro amigo Paúl.
Não posso deixar de comentar.
Uma tremenda inverdade, quando o movimento dos Barbonos e dos 40 da Evaristo, teve seu início todos estavam na ativa ocupando cargos, culminando com a passeata.
Portanto, quem quer criticar deve se informar melhor.
Um abraço.
J. S. F.
Helio.