sábado, 25 de dezembro de 2010

NOSSO BLOG: A VOZ DOS LEITORES.

1) Sr. Cel, bom dia!
Esse Decreto não seria inconstitucional?
Cap PM
Concordo.
2) PM tem que entrar na PM para ser policial, nada de médicos, engenheiros, etc.
Acabem com os hospitais e forneçam um plano de saúde. Ninguém consegue usar os hospitais da PM e sair satisfeito. Para se marcar um exame qualquer se leva meses.
Anônimo
E o que faremos com o Quadro de Saúde?
O nosso plano de saúde é o mais barato do mercado e em tese dá direito a tudo. O nosso problema reside no fato do governo não pagar a contrapartida e ainda aumentar muito o número de usuários por meio de uma série de concursos.
3) Ele foi realmente preconceituoso, mais essa mentalidade retrograda está acabando nas corporações, pois os praças estão se graduando, pós-graduando-se e etc, urge que tenhamos somente uma porta de entrada nas duas corporações estaduais para praças e oficiais com formação superior em engenharia (corpo de bombeiros) e direito (policia militar), e o reaproveitamento dos praças com formação superior em diversas áreas como por exemplo:saúde, educação física, administração assim como é feito na Marinha do Brasil!!!!
Anônimo
Sou a favor da porta de entrada única e com qualquer nível superior.
4) Quem sabe um dia esses mesmos miseráveis se revoltem e faltem à festa do rei.
Anônimo
Quem sabe?
5) Na PCERJ, muitas vezes temos que pedir a amigos comerciantes a troca de óleo.
Algumas vezes os responsáveis pelas DPs dão os valores.
OBS.: Graças a Deus, ainda existem pessoas que não se vendem, pois já foram compradas pelo sangue do cordeiro!
Anônimo
Como explicar o fato das duas polícias estaduais tratarem de forma tão diferente a compra e a manutenção de suas viaturas?
Incompetência do governo estadual?
6) Caro Major Hélio o major QOA fará algumas considerações sobre o texto postado.
Concordo plenamente quando defende a exigência de formação em Direito para o ingresso na Academia, mas também defendo a mesma formação para o ingresso das praças, agora se farão à unificação ou porta única é outro problema;
Concordo quando defende que “As demais carreiras de nível superior que fossem de interesse da instituição fariam parte integrante do Quadro Complementar”.
Concordo que as praças poderiam até continuar com o concurso específico, mas com nível superior, nos molde dos cursos de formações de sargentos das Forças Armadas, pois a Policia não pode ter só Oficiais;
Agora sobre o argumento de que “Oficiais QOA, apresentam melhor desempenho que Oficiais QOPM, em início de carreira isso é normal”. Respondo: Sim isso é normal, porque o QOA é oficial de Policia igual a você, além de ser Oficial e não praça tem mais experiência e melhor desempenho que os Oficiais QOPM em início de carreira, e quiçá, durante toda sua vida profissional.
O exemplo que citou dizendo que “Em todas as profissões o fato ocorre, os técnicos experientes via de regra tem melhor desempenho em tarefas operacionais, se comparados aos profissionais de nível superior recém saídos das universidades, nem por isso achamos que o engenheiro deva começar pela base como peão”. Respondo: Você major Hélio se esquece mais uma vez que o QOA não é mais praça, porém, como disse, o engenheiro não deve começar pela base como peão. Nós QOA, não somo mais peões, estudamos e somos Oficiais, queiras você ou não. Lembra do que falou no texto: “Há que se entender, para ser respeitado tem que ser dar ao respeito” (do jeito que escreveu). Então major Hélio todos nós QOA exigimos respeito. Com toda certeza do mundo major Hélio, enquanto você ficava afastado longe da Policia Militar, nós estávamos aqui, combatendo ou administrando os Quartéis. E não se esqueça que muito dos serviços internos nas seções ou companhias eram realizados pelos nobres praças e que você só assinava;
Major Hélio, quando diz que “Em virtude de estar fora faz muito tempo, mesmo quando na ativa não me identificava como tal, hoje com mais razão, é por isso que ao conversar, as pessoas contam-me as barbaridades praticadas por integrantes da corporação.
Daí reafirmar que a maior contaminação está no seio das praças”. Respondo: Percebe-se que o tempo que ficou afastado da Corporação foi suficiente para não saber o que acontece nos Batalhões ou nas circunscrições dessas Unidades. Afirmar que a maior contaminação está no seio das praças, pode ser até verdadeiro, mas infelizmente vou colocá-lo a par de como acontece esse fator: Só não vê quem é cego. Quando existe um praça corrupto, também existe um oficial. Procure saber nas Unidades como isso funciona? Vou citar os fatos: Começando pela P/1, com raras exceções, toda semana determinados policiais pagam determinada quantia ao chefe da seção para continuarem naquele serviço, pois a corrupção arrecadada beneficia os dois lados. Aqueles policiais honestos que não querem pagar são escalados nos piores policiamentos. Dependendo do P/1 cobra-se de tudo; folga. Férias. LE, etc. Você acha que o policial safado vai tirar o que paga ao oficial do salário? Não! Vai roubar a sociedade. Na P/2, por ser um serviço executado sem uniforme, fica mais fácil a arrecadação; transporte irregular, gato net, ferro velho, ônibus pirata, transportadora, jogo do bicho, maquineta, clínica de aborto, e o chamado mão de macaco, etc, os valores arrecadados são vultosos, que dificilmente não tem a participação de todo o Estado maior do Batalhão, do subcomandante e comandante. Na P/3, aí é que a coisa pega, é a menina dos olhos do comandante corrupto, a arrecadação é maior, contudo, nesta seção não há efetivamente a participação do praça, a não ser, aquele escalado para o recolhimento, como o corrupto tem medo de tomar uma volta, o recolhimento nesse setor é feito pelo próprio oficial P/3. Como já disse anteriormente, são RAROS, desde os comandantes de BTL até o oficial mais moderno na Unidade que não está envolvido na corrupção, esclarecendo que o aspirante a oficial só não participa da divisão, porque todos alegam que ainda estão em estagio probatório, e que para alguns é desculpa para a divisão ficar mais gorda. É só fazer uma pesquisa e veja se com o salário de PM dá pra comprar carro de 80.000 e aptº na Barra e Recreio - o salário dos policiais mal dá para o sustento da família.
Posso parar por aí ou quer que continue? Os filmes Tropa de Elite 1 e 2 retratam a verdade. Todos não querem acreditar, mas é a verdade, estou lá e vejo acontecer. É como disse o ator do filme: “A polícia militar tem que acabar” e completo, não tem mais jeito, todos fingem não saber de nada. O motivo de não tem um grande contigente nas passeatas da PEC 300, é porque a maioria não está passando necessidade, o dinheiro da corrupção vem semanalmente, e eles ainda xingam os pobres coitados da manifestação.
Sobre o tema de que reafirma. “Outrossim, reafirmo que ninguém com 3° grau bem feito irá ser praça na PM”.
Respondo: Major Hélio, Major Hélio! Quando entrei para a polícia Militar nos meados de 1981, como soldado, foi porque a antiga ESFO, não admitia pessoas casadas, como tinha vindo da antiga Escola Técnica Federal, hoje, CEFET, poderia muito bem não querer ser praça, mas mesmo assim quis ser soldado. Naquela época as provas para oficial eram realizadas pela própria corporação, e como tal, sem os mandamentos da futura Constituição de 1988, só passavam os filhos de coronéis, isso é fato, tanto que antes de vir para a polícia fui aprovado na Escola de Oficiais Bombeiro Militar e como tal, me reprovaram com a alegação de ter problemas no ouvido, coisa que nem sofria, e olha que não aceitavam os recursos externos, com certeza fui preterido por um filho de coronel bombeiro, assim como, tantos foram na Policia Militar. Tudo de arbitrariedade era cometido. Quem mandava na Polícia Militar eram os Oficiais, hoje quem manda é a sociedade (se é que entende). Depois de 01 ano como soldado passei no concurso para sargento e detetive, mas mesmo assim, optei por ficar aqui. Continuei estudando e ainda como sargento fui cursar a Universidade de Direito, com 05 anos de duração, logo após, também como sargento fui aprovado no concurso do QOA. O que sugeriu em seu texto: “Vamos a ela, quando falo em exigência de formação em direito para o ingresso na Academia D. João VI, é tão somente com o objetivo de elevar o nível dos cadetes e com isso poderíamos reduzir o tempo de permanência dos mesmos nos bancos escolares, onde lhes seriam ministrados todos os conhecimentos relativos ao exercício da profissão, podendo ser considerado um curso de pós-graduação”. Com a devida alteração no texto acima de “cadetes” pela expressão “Oficial QOA”, foi o que fui fazer lá. Não ter entrado na ESFO da época, não determina o grau de sabedoria de ninguém, muito menos o seu, tantos outros fatos podem ter sido os motivos de outros praças. Ter feito a Academia D.João VI não o torna superior a ninguém. Lembra de como chegamos ao posto de Oficial Superior. Primeiramente alguns coronéis queriam que o posto
de Major QOA fosse de Oficiais oriundos de praças com nível de 3º grau, entretanto, alguma viva alma opinando alertou os demais que o quadro de Oficiais QOA daquela forma seria um quadro diferenciado dos demais oficiais QOPM, haja vista, os componentes desse quadro sem distinção possuíam o 3º grau, coisa que nem todos os oficiais QOPM possuir. E nem me fale sobre seu curso superior da academia, porque é um outro debate. Somente depois de outros estudos, a proposta foi encaminhada à Assembléia legislativa que julgou e aprovou a Lei.
Major Hélio, não devemos nada e nenhum favor a você, a Lei foi votada e tem que aceitá-la, profissionalmente somos iguais.
Ademais major Hélio sua afirmação foi por água abaixo, pois com o 3º grau continuei sendo praça, somente com as oportunidades e com o desejo de aspirar melhores cargos, qualidade de qualquer ser humano, ainda nos estudos, fiz duas pós-graduação, fui aprovado no concurso para agente federal e por ironia do destino, na época de Tancredo Neves, assumindo Sarney, que proibiu a admissão ao serviço público Federal Estadual e Municipal durante 06 anos, contrariando a validade do edital que era de 02 anos prorrogável por mais 02 anos. E vem você falando de inteligência, sabedoria, superioridade, etc, Tá de brincadeira major, não sei nem quem és, nunca te vi mais gordo e nunca vi teu nome assinados nos anais da Corporação.
Ass: Major QOA (são tantos)
Quantas verdades no tocante a grave crise imposta pela banda podre.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

concordo com o maj QOA, toda podrídão começa de cima, 90% dos p1, p2,p3 p4, é uma VERGONHA!
sr maj Helío o sr não sabe, ou fíngi não saber?


sgt 1/

Anônimo disse...

Defendo para combatentes tanto para bombeiros,como policiais militares formação superior em direito para a pm,e engenharia para bm,o quadro de saude deve permacer com os oficiais de saude entrando todos como 1ºten assim como os formados em direito e engenharia e 2ºten os praças com foramção superior!!!!!!

Helio Rosa disse...

Caro amigo Paul
Deixo de responder ao Major QOA, porque o individuo,
com curso superior, duas pós-graduações como afirma.
Não consegue entender o que lê, dizendo que eu insinuei,
estar o Oficial QOA em desigualdade com os demais Oficiais,
é demais.
Abarco.
J. S. F.
Helio.

Helio Rosa disse...

Caro amigo Paul
Deixo de responder ao Major QOA, porque o individuo,
com curso superior, duas pós-graduações como afirma.
Não consegue entender o que lê, dizendo que eu insinuei,
estar o Oficial QOA em desigualdade com os demais Oficiais, é demais.
Abraço.
J. S. F.
Helio.
Solicito republicar abraço ao invés de abarco.
Obrigado.

Anônimo disse...

Major Hélio QOC à distância da Corporação o deixou sem rumo. Pergunte aos seus amigos Oficiais o que pensam a respeito dos Oficiais QOA e das praças. São pouquíssimos os componentes dessa PMERJ que nos tratam com igualdade e respeito; os demais fingem como você porque são obrigados, mas sabemos que no interior de cada um o sentimento é diferente.
Procurarei saber quem você é, assim como foi sua vida profissional, caso não seja merecedor do meu respeito, postarei comentários.
Ass: Major QOA