terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O PREÇO DA POPULARIDADE DE LULA: 10 BILHÕES DO NOSSO DINHEIRO.

BLOG DO GIOVANI MIGUEZ
Em oito anos, Lula gastou quase R$ 10 bilhões em publicidade

A jornalista Amanda Costa, do Contas Abertas, escreve: "Se propaganda é a alma do negócio, não à toa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrará o mandato com uma aprovação popular recorde de 83%, segundo pesquisa do Instituto Datafolha. Em oito anos de mandato, Lula gastou pouco mais de R$ 9,3 bilhões dos cofres públicos no intuito de manter a sociedade informada sobre os atos de governo – em valores corrigidos pela inflação. Um balanço preliminar da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), divulgado na última semana, informa aplicações de R$ 1,1 bilhão em publicidade neste ano, apenas até o início de dezembro, uma média diária de R$ 3 milhões. A cifra refere-se a todos os ministérios, autarquias, fundações, empresas estatais e sociedades de economia mista."
Entenda como Lula investiu na sua popularidade.
Confira uma tabela anual do investimento.
Meu pitaco:
Está explicado a popularidade de Lula. Dizem que um político não precisa fazer, basta dizer que fez. Se isso for verdade, Lula aprendeu essa lição. Graças ao site Contas Abertas, podemos saber agora o quanto custa ter uma popularidade de 83%. Ou seja, nada que R$ 10 bilhões não pague.
Tem muito prefeito aí, guardada as devidas proporções, seguindo o mesmo caminho. A diferença é que em municípios, a exemplo de Volta Redonda, a publicidade governamental serve para, além de fazer propaganda, amordaçar a imprensa.
E aí, prefeito Neto (de Volta Redonda), vai abrir as contas ou esperar alguém fazer um balanço de quanto custa sua popularidade?
Tome muito cuidado, pois isso pode acontecer numa auditoria ou, pior, numa CPI.
Aí vai ficar muito feio para o prefeito "honestidade" e "competência".
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: