sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

DATA VENIA, JORGE ANTÔNIO BARROS.

O repórter Jorge Antônio Barros publicou no seu blog um artigo com o titilo “Por que a banda podre pode estar por trás da reação do tráfico”, no qual exalta o governo estadual e do qual destaco o parágrafo a seguir:
“Além de prosseguir no firme propósito de fazer o que nenhum governo conseguiu nas últimas três décadas - ocupar, prender ou expulsar o tráfico armado das comunidades pobres do Rio - os setores de inteligência da Secretaria de Segurança têm desafio ainda maior, que é o de deter a banda podre que certamente está por trás da reação do tráfico em Copacabana. Mais importante do que conhecer o faturamento do tráfico é saber quanto desse dinheiro vai parar no "arrego" - a propina paga, em sua maioria, a policiais militares que atuam na área”.
Não sei de onde Jorge tirou que a “banda podre certamente está por trás da reação do tráfico”, não conheço as suas fontes, porém discordo plenamente e sigo nessa direção com a experiência de mais de dez anos na área correcional da Polícia Militar.
As reações citadas são o incêndio provocado em um coletivo e uma granada caseira atirada na via pública.
Se a banda podre da PM, a banda podre da Polícia (PM, PC e PF) ou a banda podre do Rio de Janeiro resolvessem retaliar a ocupação das comunidades, em razão de qualquer prejuízo com a perda da receita de propinas, Copacabana estaria em chamas.
Salvo melhor juízo, Jorge deu um mero palpite.
O importante a ser discutido nesse momento, além da violência de todo dia, trata-se de esclarecer se as UPPs estão acabando com o tráfico de drogas nas comunidades ocupadas ou estabeleceu-se um equilíbrio que tem permitido a venda de drogas, como o Extra noticiou. Além disso, caso os vendedores de droga tenham sido afastados, para qual comunidade seguiram para reforçar a venda de drogas?
As respostas nos permitiram uma melhor avaliação, inclusive com relação ao alegado prejuízo do tráfico de drogas.
Caso contrário ficaremos sempre no terreno das especulações e o Consulado Americano fará sempre alertas em desfavor do Rio (leia).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

# Cel Alvaro está com a corda toda. Colocou mais um do grupo da CAVALARIA pra assumir comando. TC Gaspar será nomeado nos proximos dias. about 1 hour ago from Echofon
# RT @FlavioBolsonaro Contratar Giuliani, de NY, (..) coisa d palhaço. Qm entende d seg. púb. são os Policiais do RJ, abandonados por Cabral! about 3 hours ago from Echofon
# Existe uma unidade da área de saúde pronta para ser fechada. É só aguardar. Será um marco da administração MARIO SERGIO about 3 hours ago from Echofon
# Alô @mp_rj Olho nos editais dos concursos da PMERJ, estão fazendo mudanças p/ facilitar o ingresso na corporacao, inclusive na area de saude about 3 hours ago from Echofon

Paulo Ricardo Paúl disse...

Denúncias graves.
Grato pelos comentários.

Alexandre, The Great disse...

Este jornalista pertence a legião denominada "mídia isenta", aquela que abana o rabinho e lambe os sapatos do serginho.

Jorge Antonio Barros disse...

Quem conhece o meu blog, Repórter de Crime, sabe que é um dos poucos de jornalistas que faz críticas abertas à política de segurança pública, mas também elogia quando a polícia acerta. O blog não tem a pretensão de ser imparcial porque ninguém é. Isso é um mito criado pela imprensa americana. O blog Repórter de Crime tem opinião clara e aberta para o debate de qualquer um que chegar lá no blog e discutir qualquer assunto com educação e civilidade, sem ofensas nem bravatas. Tanto assim que foi o únicoo que até hoje entrevistou o Boca de Sabão, o crítico mais contundente das irregularidades na PM.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelo comntário.
Prezado JAB, o seu blog é um importante veículo para discussão sobre segurança pública, mas como vc mesmo afirma, ninguém é isento e imparcial.
Fraternalmente.
Juntos Somos Fortes!