terça-feira, 22 de dezembro de 2009

ARMAS DESAPARECEM NA POLÍCIA FEDERAL.

O GLOBO:
Desvio
No Rio Grande do Sul, PF investiga sumiço de armas entregues na campanha do desarmamento.
PORTO ALEGRE - A Polícia Federal (PF) investiga sumiço de armas entregues durante a campanha do desarmamento. Revólveres e pistolas encaminhados à instituição foram desviados por funcionários e antigos proprietários tiveram nomes envolvidos em crimes mesmo depois de repassar armamento.
Um empresário de Porto Alegre entregou ano passado um revólver à PF. No entanto, no início do mês, ele recebeu uma intimação para depor em uma delegacia da cidade. Motivo: a arma de sua propriedade foi apreendida após a prisão de criminosos durante um roubo a estabelecimento comercial.
O problema é que este empresário tem todos os documentos que comprovam o encaminhamento do revólver à PF, inclusive com ressarcimento.
O empresário não quis que seu nome fosse revelado. O advogado dele entrou em contato com a PF para resolver a situação.
O superintendente da PF, delegado Ildo Gasparetto, confirmou o desvio de armas da instituição. Ele destacou que foi instaurado neste ano inquérito e sindicância, sendo que dois funcionários foram demitidos no primeiro semestre:
- Tomamos as medidas imediatamente e todos foram identificados. Assim como acontece com contratados, acontece com agente, com delegado. Nosso objetivo é cortar na carne e foi isso que fizemos neste caso.
Gasparetto destacou que as investigações continuam para tentar localizar mais armas. Ao todo, 14 foram desviadas e sete já foram apreendidas. Além dos dois funcionários, mais dez pessoas foram indiciadas no inquérito. Duas delas foram presas. Os envolvidos são da Capital e de Viamão. Os crimes são de peculato, quando funcionário público usa o cargo para favorecimento próprio, receptação e contrabando.
Desde 2004, a PF recebeu no Estado mais de 43 mil armas durante a campanha do desarmamento. Devido ao desvio identificado este ano, o sistema de recebimento e envio para o Exército foi modificado para evitar novos problemas.
O desvio de armas ocorre também em outras instituições gaúchas. Há dois anos, 63 armas sumiram do Fórum de Esteio. Quatro meses atrás, outras 24 desapareceram da delegacia de Polícia da cidade. Em Canoas, três armas foram desviadas da primeira delegacia e 38 no mês de junho do terceiro distrito.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: