segunda-feira, 16 de novembro de 2009

EU NÃO SEI FAZER TRÓIA.

Um dos meus desafetos que me honra com a leitura frequente do nosso espaço democrático tem insistido que eu esperei chegar a Coronel de Polícia para manifestar a minha indignação, afirmando que eu aceitei as regras do jogo para conseguir a promoção ao último posto.
Eu compreendo o desespero, afinal não é fácil encontrar um Coronel de Polícia que se manifeste de forma tão cristalina e tão ostensiva contra os desmandos governamentais e das últimas gestões da Polícia Militar, inclusive por escrito junto ao poder judiciário e ao ministério público.
Aliás, o convido a citar outro.
Além dessas verdades, ele não me conhece, melhor, não me conheceu Tenente, Capitão, Major ou Tenente Coronel, pois nunca deixei de manifestar a minha opinião, apenas não tinha um blog, ninguém tinha.
Todavia, concordo com ele plenamente, quando cita o Major de Polícia Wanderby como exemplo.
Wanderby é único.
A sua coragem, a sua honestidade de propósitos, o seu idealismo e o seu amor corporativo chegam a ser incomuns, valores que ele coloca em prática vinte e quatro horas por dia.
No curso do período eleitoral para a presidência da AME/RJ eu afirmei que a vitória de Wanderby seria o equivalente à eleição de alguns Policiais Militares e Bombeiros Militares como deputados estaduais, ele faria a AME renascer e com ele a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar.
Ele perdeu a eleição e a AME continuou sendo o que era, não evoluiu um milímetro na luta pela dignidade dos Policiais Militares e dos Bombeiros Militares.
Wanderby é um dos raríssimos Oficiais que enfrenta o poder quando esse poder não é exercido em prol da Instituição.
Ele incomoda aos que agem errado e aos omissos que buscam acusá-lo de ser radical e "meio maluco".
Esse Oficial que provoca tanto medo e tanta inveja escreveu um novo artigo:
15/11/09
Eu não sei fazer "Tróia"
Nunca aprendi!
Não me ensinaram no curso de formação, de aperfeiçoamento ou superior...
Também não aprendi que poderia ser forçado a exercer mister inerente à posição hierárquica (muito) inferior, que poderia ter o gozo de direito interrompido manu militari, que poderia ser reiteradamente "ameaçado" por autoridade (muito) superior, nem tampouco que deveria assimilar calado constrangimentos impostos ("é preciso pensar na família").
Não aprendi que bens públicos poderiam ser utilizados de forma particular impunemente.Não aprendi a lidar com "conspirações" (reias ou não).
Não aprendi que dependendo das circunstâncias a impessoalidade poderia ser relegada até mesmo nas relações profissionais mais basilares.
Não sabia nem mesmo o que significava a sigla "mm" (menção frequente no Twitter)...Não aprendi nada sobre "espólio de guerra".
Também não aprendi a ser Chefe de qualquer coisa pela metade.
Eu realmente não aprendi nada disso nos bancos escolares.
Não aprendi que a opacidade poderia ser um importante mecanismo de defesa.
Talvez meu tempo já tenha passado...
Ou quem sabe, o tempo tenha passado e eu é que tenha ficado parado (no tempo).
"As coisas mudaram", foi o que disse Robespierre, opositor de outrora da pena de morte, ao defender a guilhotina para garantir o êxito da Revolução. Talvez estivesse certo (ele mesmo acabou sendo guilhotinado)!
As coisas realmente parecem haver mudado muito, mas eu não aprendi e não consigo - nem quero - aprender a assimilá-las da forma como estão.
Tudo parece muito estranho...
Postado por Wanderby.

Prezado Wanderby, vivemos tempos terminais, a Polícia Militar tal qual um paciente vítima de uma infecção generalizada, agoniza sob o bastão de quem não a ama.
Nos nossos 200 anos de existência, nunca havíamos experimentado a vergonha de ter o comando geral trocado 3 vezes por um único governador, em apenas 30 meses.
Isso sem falar nas vergonhosas passagens de comando geral feitas às "escondidas" entre quatro paredes.
A incompetência, a corrupção, a traição e o oportunismo nunca estiveram tão em moda no Rio de Janeiro.
Wanderby, eu concordo, tudo parece muito estranho.
Ultimamente, quando busco forças para continuar lutando pela ressureição da PMERJ, me sinto como se fosse um socorrista que ao atender a um chamado encontra um cadáver em adiantado estado de decomposição, no qual passa a fazer manobras respiratórias e cardíacas, apesar do fedor que o corpo exala.
Eu também não sei fazer Tróia.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

7 comentários:

Wagner de Medeiros disse...

Graças à internet, que democratiza a informaçõa, se pode amplificar as vozes destes oficiais-militares, como de outros, que têm como maior compromisso a busca do agir com consciência e princípios éticos, em defesa do interesse coletivo, ao invés da simples e exclusiva defesa de interesses pessoais e, até pelo contrário, assumindo riscos de prejuízo destes. A nova comunicação também permite que se difundam ações de represália truculentas, bem como de ameaças aos que apenas querem exercer suas funções profissionais e sociais, para as quais foram qualificados pela formaçao ética e profissional-militar que receberam, não se atendo a subtefúgios de meandros políticos. Felizmente, como vivemos em estado de direito, o que se espera é que a justeza/justiça dos princípios democráticos basilares se sobreponha ao uso do poder discricionário conjuntural.

Wanderby disse...

Sr Cel
Obrigado pelas palavras, generosas como sempre.
Lembro-me de que ouvi do Sr na 1ª DPJM que a maior distância do mundo é a que separa palavras de ações.
Talvez sejamos "meio loucos" mesmo!
Minha continência.

COTURNO CARIOCA disse...

CONVITE

CONVIDAMOS TODOS OS BLOGUERIS DO RIO DE JANEIRO , PARA UM ENCONTRO DE CONFRATERNIZAÇÃO DIA 11/12 ÀS 15 HORAS NO BAR DO AMARELINHO NA CINELÂNDIA. O ANOS DE 2009 ESTÁ TERMINANDO E EM 2010 TEREMOS QUE NOS UNIR PARA COMBATER O DESCASO DOS NOSSOS POLÍTICOS, MOSTRANDO ASSIM A NOSSA FORÇA.
INDEPENDENTE DO SEU PARTIDO POLÍTICO OU CANDIDATO, COMPAREÇA NUM GESTO DE AMIZADE E CONFRATERNIZAÇÃO, POIS NÓS BLOGUEIROS TEMOS UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE NAS MÃOS!

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel.Paúl:

Sr.Major Wanderby:

Realmente está tudo muito estranho, mas tenho a impressão, que veremos coisas mais estranhas ainda!
Creio que os valores mudaram muito, que os "Exilados de Capela" vieram todos para o nosso Brasil, porém, concentraram-se no Rio de Janeiro.
Sabemos que somos um Planeta de "Provas e Expiações", mas tenho a impressão que lá de cima mandaram alguma ordem para que tais "Provas e Expiações" fossem todas aglutinadas neste nosso Estado!
Se eu tentar pensar de forma diferente, como, ter a certeza que valores morais estão à níveis rasteiros: Ah! Major... Vou ficar maluca, com atestado e tudo (sem atestado já sou!).

Mas, como tenho idade (de sobra) para ser sua mãe, vou dar uma dica a sua esposa, que admiro muito!

- Cole (com Super B.....) estes dedinhos teclantes do seu marido, até esta "nuvem" dissipar!

Um beijo ao Sr. e Família!


AO COTURNO CARIOCA!

Oh, amiga... Manda o convite por email!
Imagina que satisfação seria, todos aglutinados no Amarelinho, e a marginalidade (em todos os níveis), resolvendo acabar com a Blogsfera! Não ia ser difícil!
Troca o local, hora e data, e manda por email, para não haver problemas...
Lembre-se que estamos em tempos estranhos!

Um beijo para todos !
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Edson Lopes disse...

Fora Cabral e fora PAES!! Fora HIPOCRESIA !!!

Alexandre, The Great disse...

Esse convite do Ten Melque para reunir todos os blogueiros está parecendo mais uma arapuca.
Mas afinal, como já disseram, está tudo muito estranho.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Concordo que o ideal seja marcar o encontro através de email, seria mais seguro, embora não vislumbre problemas maiores.
Wanderby é um ícone, portanto, devemos preservá-lo a todo custo contra eventuais desmandos.
Amiga Maria Christina, acho que os excilados que vieram para o Brasil foram escolhidos a dedo.
Juntos Somos Fortes!