quinta-feira, 3 de setembro de 2009

SEGURANÇA SÓ REMUNERANDO BEM POLICIAIS MILITARES E BOMBEIRO MILITARES - DEPUTADO FEDERAL ÍNDIO DA COSTA - DEM.

EMAIL RECEBIDO:
SEGURANÇA SÓ REMUNERANDO BEM PMs E BOMBEIROS
Indio da Costa (*)
Nesta quarta-feira (dia 02/09), a Câmara dos Deputados deu um passo importante no sentido de fazer justiça a duas corporações indispensáveis à segurança e ao bem-estar da sociedade: a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Nesse dia, instala-se a comissão especial destinada a apreciar a Proposta de Emenda à Constituição nº. 300, de 2008 (PEC 300/08). Ela estabelece que a remuneração dos policiais militares e bombeiros de todo o País não poderá ser inferior ao que recebem os seus colegas do Distrito Federal.
No DF, um soldado da PM ou do Corpo de Bombeiros ganha o maior salário da categoria: cerca de R$ 4 mil por mês. Em contraste, no Rio de Janeiro, o salário está na faixa de R$ 800, para desempenhar as mesmas missões, porém num contexto urbano e social muito mais complexo, mais exigente e acima de tudo, mais perigoso.
Já passou da hora de se corrigir essa tremenda e iníqua distorção!
Uma remuneração condigna para os membros desses dois grupos – sejam eles oficiais ou praças, não importa – é algo tão crucial e prioritário quanto os investimentos no treinamento e qualificação para a tropa, ou na modernização tecnológica e material dos seus equipamentos, veículos e instalações.
Apesar do baixo salário e das pressões e riscos que enfrentam no seu cotidiano, PMs e bombeiros não têm direito a FGTS, aviso prévio, horas extras, adicional noturno nem filiação sindical. Ainda assim, esses pais e mães de família modestos e abnegados arriscam diariamente a vida em benefício da comunidade.
Além do reconhecimento à relevância dos serviços prestados e da motivação indispensável para o cumprimento de sua nobre e perigosa missão, a PEC 300, se aprovada, possibilitará a ambas corporações recrutar, selecionar e manter em seus quadros os candidatos mais capazes e promissores, sem o que nenhuma organização pode se renovar para enfrentar os crescentes desafios que o narcotráfico, o crime organizado, a violência e as calamidades públicas colocam para a coletividade.
Nessa batalha parlamentar, lutarei com todas as minhas forças até a vitória final.
( * ) Índio da Costa participou do nosso ato cívico em defesa da aprovação da PEC 300/2008, no dia 30 de agosto, na orla da Zona Sul do Rio de Janeiro.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: