quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PRECISAMOS MUDAR O INEFICIENTE SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA BRASILEIRO.

A entrevista na TV ALERJ foi muito interessante e deverá ser inserida no site da ALERJ amanhã ou depois.
Ela será publicada no nosso espaço democrático.
A deputada Alice Tamborindegui apresentou um projeto para por fim as centrais de flagrante, o que fará com que em toda delegacia da Polícia Civil exista um delegado para presidir os flagrantes, inclusive nos finais de semana e feriados, terminando assim com os deslocamentos desnecessários até a delegacia concentradora com a vítima, o autor, as testemunhas e a guarnição de RP, que mais parece um táxi.
Aproveitamos para comentar sobre a responsabilidade da Polícia Federal no controle do tráfico de drogas e do contrabando de armas, missões constitucionais da instituição. Comentamos a necessidade imperiosa do governo federal promover um significativo aumento no efetivo da Polícia Federal, viabilizando o cuimprimento de suas missões e desafogando as Polícias Militares e as Polícias Civis que são empregadas de forma desviada, em razão da inoperância da Polícia Federal.
Cidadão brasileiro, todos nós concordamos que precisamos mudar radicalmente o modelo de segurança pública brasileiro, um monstrengo ineficiente e consumidor de recursos públicos.
Temos que discutir seriamente essa questão para que possamos mudar com segurança. Assim sendo, aconselhamos que todos pensem sobre os temas a seguir relacionados, que já comentamos várias vezes no nosso blog, para que possamos servir como interlocutores dessa proposta:
- Adoção do ciclo completo de Polícia para todas as Instituições Policiais, que passarão a atuar em espaços geográficos diferenciados;
- Independência da Polícia Técnico-Científica (Perícia);
- Afastar as Polícias Militares da visão militarista como forma de atuação, centrando na função policial, o servir e proteger o cidadão.
- Criação do curso único de formação para os Profissionais de Segurança Pública, estabelecendo uma única porta de entrada nas Instituições;
- Extinção do Programa da Força Nacional, recuperando recursos humanos que estão à disposição do programa e economizando recursos para serem investidos nas Instituições e nos profissionais de segurança pública; e
- Unificação dos salários em todo Brasil.
Obviamnte, outros temas podem ser elencados, talvez com maior ou menor importância, porém, o mais importante é que comecemos a pensar em como implementar mudanças na segurança pública, pois o modelo atual é um fracasso.
Agradecemos ao convite da deputada estadual Alice Tamborindegui (PSDB).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: