segunda-feira, 21 de setembro de 2009

OS POLICIAIS MILITARES E OS BOMBEIROS MILITARES SÃO CIDADÃOS BRASILEIROS, EMBORA ALGUMAS PESSOAS PENSEM QUE NÃO.

Hoje eu passei a tarde na Auditoria de Justiça Militar do Estado do Rio de Janeiro, fui prestar depoimento na condição de testemunha e tive a oportunidade de conversar com vários Policiais Militares, Coronéis e Soldados. Os assuntos foram os mais variados, ingressando até no campo nebuloso da política. Recebi apoio de Oficiais com relação à realização da Segunda Marcha Democrática PEC 300/2008 e convidei alguns Praças que ainda desconheciam o evento, apenas não convidei aos Coronéis que encontrei, pois sei que não irão.
A AJMERJ é a casa da justiça quando falamos dos crimes militares, assim sendo, simultaneamente é a casa da cidadania, pois todo cidadão tem direito a ter acesso à justiça; assim como, pode procurar o fiscal da lei - o Ministério Público - quando estiver diante de uma ilegalidade e ainda, tem direito a defensoria pública para defendê-lo, caso não possa arcar com as custas de uma dvogado.
Portanto, estava imerso na cidadania e pensei como algumas pessoas dentro das Instituições Militares Estaduais do Rio de Janeiro ainda têm a ousadia de afrontar os direitos cidadãos dos Policiais Militares e dos Bombeiros Militares. Isso nada mais é do que o mais puro autoritarismo, uma ação ditatorial, uma ofensa aos princípios da cidadania e um abuso de autoridade.
Não se pode impedir alguém de fazer o que a lei lhe permite, nem exigir que alguém faça algo contrário à lei.
É inimaginável que um Comandante, Chefe ou Diretor da PMERJ ou do CBMERJ recomendem o não comparecimento à Segunda Marcha Democrática PEC 300/2008, mas parece que esses absurdos estão ocorrendo, envergonhando toda uma corporação.
Como esperar que um PM ou um BM respeite à cidadania de todos nós, se a cidadania deles não é respeitada dentro dos quartéis?
Quem age nessa direção comete crime e deve ser responsabilizado.
Diante dessa verdade, denuncie qualquer tentativa de constrangimento no sentido de impedir o comparecimento na marcha, inclusive possíveis escalas extras sem sentido no dia 27 de setembro.
Não deixem que violem os seus direitos de cidadão brasileiro pleno.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Anônimo disse...

Mas há constrangimento sim!
O fato citado no 8º GBM é verdade.
Por que no RJ?
Só pode ser por causa do governo pmdb!

Rose Mary Motta Prado disse...

E a liberdade de expressão que é comumente cerceada aos PMs?
Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar,receber e transmitir informações e idéias porquaisquer meios e independentemente de
fronteiras.
O que eu acho engraçado é que só não pode falar a verdade...

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Todo e qualquer constrangimento deve ser combatido em nome dos direitos humanos e da democracia.