quarta-feira, 3 de junho de 2009

RIO DE JANEIRO - A MÍDIA AMORDAÇADA.

Em vários artigos postados nesse espaço democrático tratamos da necessidade imperiosa da existência de uma imprensa livre, para que possamos sonhar um dia viver em uma democracia de verdade no Brasil.
Um dos tópicos tratados tem sido a proibição tácita da mídia falar sobre os "Coronéis Barbonos", uma proibição que já impediu que um renomado jornalista, realizasse uma matéria sobre os primeiros seis meses sem os Coronéis Barbornos, onde abordaria a situação de cada um de nós, após as exonerações ocorridas no mês de janeiro de 2008.
Isso em julho de 2008.
Volta e meia, alguém faz um comentário sobre um de nós, como ocorreu no caso da detenção do Coronel de Polícia Menezes, por ter manifestado a sua opinião neste blog, que teve uma grande repercussão e a mídia acabou noticiando com destaque.
Aliás, o que foi decidido pelo Governador Sérgio Cabral (PMDB) a respeito da documentação encaminhada pelo deputado estadual Flávio Bolsonaro, solicitando a anulação da punição?
Indo em frente, nós temos conseguido uma notícia aqui e outra ali sobre a nossa mobilização cívica.
O fato mais recente, que "pode" ter uma relação com essa proibição tácita, trata-se da não publicação da matéria feita pelo jornal O Dia, a respeito da blogosfera policial, feita há mais de 15 dias e que sairia no domingo retrasado.
Convém destacarmos, que a blogosfera policial é a novidade mais expressiva no campo da segurança pública e que já foi alvo de uma reportagem ampla na Folha de São Paulo.
Não sabemos por qual motivo, apesar da maioria esmagadora da blogosfera policial ser de autoria de Policiais Militares do Rio de Janeiro, nenhum jornal fluminense tenha publicado uma matéria sobre ela.
O jornal O Dia seria ou será (tomara) o primeiro.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr.Paul,leio seu blog sempre que posso e leio diferentes jornais para me atualizar e ter maiores informações sobre a segurança pública, pois é uma área que eu quero atuar(acima de tudo). Tenho visto que a mídia tem massacrado diariamente as polícias, com notícias de corrupção,incompetência,falta de estrutura...
Isso não seria uma forma de levar o cidadão a pensar em privatização(o que na minha opinião é um absurdo)? Isso muito me assusta!
Parabéns pelo blog e pela luta!