terça-feira, 16 de junho de 2009

GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL PODE NOMEAR UM CORONEL DO EXÉRCITO PARA COMANDAR A POLÍCIA MILITAR.

BLOG DO JORNALISTA GUSTAVO DE ALMEIDA.
Segunda-feira, 15 de Junho de 2009
Rádio-corredor à toda no Palácio Guanabara
"A mudança na PM, se acontecer mesmo, será via Palácio Guanabara. A incapacidade de ultrapassar a faixa dos 28% está a cada dia sendo colocada mais e mais nos ombros da Segurança Pública, que vem passando por um verdadeiro colapso. Ocorrências diárias dão a impressão de um Rio em guerra: Linha Amarela, Linha Vermelha, assaltos, sequestros, assassinatos, execuções a sangue frio, quadrilhas atuando, tráfico corrompendo polícia, enfim, desabou de forma vertiginosa a política de Segurança Pública.
Uns insistem em dizer que um ou outro bandido foi preso - mas o fato é que a sensação de insegurança não deixa o povo respirar.
No Palácio, se sabe que a primeira mexida é na PM - e terá de ser contra a vontade do secretário. Há um nome, um coronel que já esteve no quartel-general em cargo de diretoria, e que no momento está "na letra", sendo cogitado. Um nome de consenso, altamente técnico, inteligente e capaz de unir forças.
Não, não, apesar da descrição - tirando o "na letra" - bater, NÃO É o coronel MáriO Sérgio de Brito Duarte. Nem se cogita a hipótese.Fora do Palácio, continua tudo dantes: o comando da PM fica, está tudo ok e normal".
Gustavo de Almeida sempre brilhante, dessa vez abusou da crença na nossa capacidade de matar charadas...
Os caminhos que ele apresentou são tortuosos, considerando que pelo que me lembro, só existe um Coronel de Polícia, ainda na ativa, que se encontra na "letra" (geladeira).
E, ele não exerceu a função de diretor no QG.
Vida que segue, vamos aguardar.
A grande verdade é que o Governador Sérgio Cabral patina em uma fina camada de gelo (ele que gosta tanto da Europa), na área da segurança pública.
Na Polícia Civil foi fácil encontrar um substituto para o delegado Gilberto, que vinha se esquivando dos "inimigos internos".
Agora na Polícia Militar, a coisa tá muito feia.
Obviamente, o atual Comando Geral é insustentável, aliás, desde o começo, pois foi um comando imposto, sem legitimidade.
Na Polícia Militar dos nossos tristes dias inexistem lideranças naturais, após a perseguição aos Coronéis Barbonos.
Mário Sérgio, o preferido da SESEG, não é burro, não vai querer afundar com o navio, prefere aguardar o novo governo, quando terá boas possibilidades, pois tem as mãos limpas e já comandou o "famoso" BOPE.
Contra ele, o provável retorno de alguns Coronéis de Polícia, atingidos pela mudança do estatuto feita como represália por Sérgio Cabral, tendo em vista que o próximo governo deverá reverter essa ilegalidade, isso se o Judiciário não promover isso antes.
O certo é que o governador não tem um único nome para tirar da manga da camisa, quem sabe ele não opte por colocar um Coronel do Exército no Comando da Polícia Militar, como o "factóide" que lançou quando atacou os Coronéis Barbonos, para minimizar o desconforto criado, elevando o atual Comando Geral a condição de "salvador da pátria".
Nem os postes da cidade acreditaram nessa brincadeira de mau gosto.
O único Coronel de Polícia que tem legitimidade para assumir o Comando Geral, não deverá aceitar, a não ser que o governador permita um grande expurgo na Polícia Militar, começando de cima para baixo.
Pena que isso não agrade o SISTEMA, que quer o continuismo.
Dia 20, compareça ao ato cívico:
"RIO DE JANEIRO - UM GRITO PEDINDO SOCORRO!"
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Um comentário:

Anônimo disse...

Só existe um nome com legitimidade para assumir o Comando Geral: o CORONEL DE POLÍCIA RONALDO MENEZES.
Duvido que o político tenha coragem de convidá-lo!
Mas não tem mesmo...