quarta-feira, 17 de junho de 2009

BRASIL! MOSTRA A TUA CARA, QUERO VER QUEM PAGA, PARA A GENTE SER ASSIM...

O GLOBO
"O CIRCO BRASIL"

Na década de sessenta, no ensino fundamental, éramos obrigados a decorar datas e fatos históricos, além de lutarmos contra a tabela periódica dos elementos e as organelas celulares, sendo esses alguns dos óbices para a nossa aprovação.
A decoreba era infinita: revolução industrial; população brasileira; regiões; agricultura; comunismo; pecuária; capitais do Brasil e do mundo; relevo; revolução francesa; clima; densidade demográfica; o assombroso folclore; etc.
Meio século se passou e não sabemos como anda o processo ensino-aorendizagem nas escolas brasileiras, se é que anda, apenas constatamos os resultados da educação pública, um grande fiasco.
Acreditamos que a decoreba tenha ficado no passado, porém, isso não pode ter significado que os nossos jovens estejam apartados de conceitos fundamentais.
Imaginamos a dificuldade de um professor(a) tentando facilitar a aprendizagem de um aluno, viabilizando condições para que ele aprenda sobre a atual forma de governo do Brasil.
Sinceramente, teríamos imensas dificuldades para construirmos tal conceito.
Não temos qualquer dúvida que o Brasil não é uma democracia, todavia, não sabemos definir qual seria a nossa forma de governo.
Talvez, o melhor palpite seja na direção de que somos um conjunto de oligarquias, cada uma com os seu mandatários.
Grupos que governam o país, interligados aos três poderes, garantindo a sua sustentabilidade e a sua permanência no poder.
E, para materializar esse domínio, hoje, os currais eleitorais existem também nas megalópodes brasileiras, fazendo inveja ao antigo e ao atual coronelismo nordestino.
Senhores de pequenos feudos devem obediência aos senhores que congregam esses feudos, constituindo grandes feudos e assim, sucessivamente, até alcançarmos o topo da pirâmide da dominação social.
O Brasil segue dessa forma como sendo o país do futuro, um futuro que nunca chega ao presente.
Apartados da cidadania, milhões de brasileiros, são cidadãos de terceira classe, muitos sem qualquer identidade.
São os Joãos e as Marias, excluídos da educação e por consequência, impossibilitados de alcançarem a cidadania plena.
Vida que segue...
Lula agora defende Sarney (clique e leia), enquanto o delegado da Polícia Federal resolve pedir 50 ingressos grátis, para o grande prêmio Brasil de fórmula 1 (clique e leia).
E, a família Sarney parece estar toda recebendo do Senado Federal (clique e leia).
Enquanto isso, por todo Brasil, professores maltrapilhos, recebendo salários famélicos, tentam interagir com alunos imersos na miserabilidade, que nem conseguem entender o que eles falam.
Viva Lula!
Viva Dirceu!
Viva Sarney!
Viva Dilma!
Viva Collor!
Viva Mercadante!
Viva Renan Calheiros!
Viva Roberto Jeferson!
Viva Cabral!
Viva Eduardo Paes!
Viva Jorge Picciani!
O Brasil é deles!
Por derradeiro, qual a forma de governo do Brasil, alguém sabe ...
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Um comentário:

Alexandre, The Great disse...

Monarquia despótica?
Acertei?