quarta-feira, 17 de junho de 2009

A CIDADANIA EM CHICAGO E A CIDADANIA NO RIO DE JANEIRO.

UOL NOTÍCIAS:
17/06/2009 - 09h12
Sob protestos, Chicago-2016 se apresenta ao COI com apoio surpresa de Obama.
Das agências internacionais.
Em Lausanne (SUI).
A candidatura de Chicago para receber os Jogos Olímpicos de 2016 foi a primeira a se apresentar nesta quarta-feira a 92 membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) em Lausanne, Suíça.
Durante quase 1h30, os organizadores da campanha norte-americana tiveram sua última chance de mostrar seu projeto para os votantes da eleição do dia 2 de outubro e ainda responderam a 22 perguntas dos próprios membros da entidade.
Única das quatro cidades a não contar com dinheiro público em seu plano, Chicago, que concorre com Rio de Janeiro, Tóquio e Madri, teve de responder principalmente sobre como conseguirá acolher as Olimpíadas apenas com aporte privado. E a comissão americana já estava preparada para isso.
"Nós falaremos sobre aquilo que chamamos de 'um novo modelo de garantias público-privadas'", já dizia Pat Ryan, chefe da candidatura de Chicago, pouco antes do início da apresentação.
"Nós achamos que isso está de acordo com o que os membros do COI querem e, principalmente, de acordo com os dias de hoje. Sabendo desde o início que este seria um ponto importante, nós trabalhamos duro para trazer uma resposta e assegurar aos membros do COI que não há riscos financeiros".
Mas durante sua sabatina, o grupo norte-americano apresentou um apoio surpresa. Por meio de um comunicado oficial divulgado em Lausanne, o presidente Barack Obama anunciou a criação de um Escritório Olímpico e Paraolímpico dentro da Casa Branca.
Permanente, o comitê terá por função promover o movimento olímpico e incentivar o crescimento da participação dos jovens no esporte.A estratégia foi clara: mostrar que, mesmo sem dinheiro público, a campanha de Chicago conta com apoio do governo federal.
"Não sei como seria uma demonstração mais poderosa de apoio", celebrou Pat Ryan.
"Enquanto o Comitê Olímpico Internacional dá seqüência ao processo de seleção, nós esperamos que este novo escritório possa servir de modelo para um envolvimento da juventude em todo o mundo", afirmou Obama no texto.
"Muitas crianças americanas, particularmente nas zonas urbanas, não têm alcance a uma atividade esportiva organizada, e este novo escritório reflete nosso compromisso de dar a nossos filhos uma oportunidade de prosperar".
O comunicado assinado por Barack Obama também atingiu em cheio a um propósito do COI, que já insinuou que o mais importante das campanhas é o legado que as Olimpíadas deixariam nas cidades.
Apesar do apoio, o presidente não compareceu à apresentação de Chicago sequer em vídeo. Entretanto, o comitê de campanha conta com a presença do presidente no anúncio final do COI sobre a cidade escolhida, em 2 de outubro, na capital dinamarquesa Copenhague.
Protesto.
Apesar do otimismo do comitê norte-americano, a apresentação de Chicago enfrentou protestos nesta quarta.
Três membros do grupo "No Games Chicago" ("Sem Jogos em Chicago", em tradução literal) apareceram em frente ao Museu Olímpico do COI para argumentarem que a realização dos Jogos na cidade seria um desastre para as finanças de Chicago e poderia desabrigar milhares de pessoas. Os protestantes levaram cinco grandes caixas contendo documentos e um dossiê contra a candidatura de Chicago.
"Nós amamos as Olimpíadas, mas Chicago não tem condições de recebê-las", afirmou Rhoda Whitehorse, uma professora pública aposentada.
"Eu tenho filhos e netos e não quero que eles sofram mais tarde com todas estas dívidas".
JUNTOS SOMOS FORTES!
ISOLADOS SOMOS MASSA DE MANOBRAS!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Nenhum comentário: