quarta-feira, 3 de novembro de 2010

GUERRA DE MADUREIRA: GOVERNO DO RIO OPTA POR NÃO USAR TÁTICA ESPECIAL E PARTE PARA O TRADICIONAL "TIRO, PORRADA E BOMBA".


Finalmente, o governo do Rio de Janeiro resolveu adotar alguma ação com relação à "Guerra de Madureira", que há um mês atemoriza os moradores do Morro da Serrinha e das proximidades, diante da luta de traficantes de drogas de facções rivais pelo controle das bocas.
A explicação para a demora em vencer a inércia parece ter sido o fato da cúpula da segurança pública estar nos Estados Unidos.

O governo Sérgio Cabral (PMDB) decidiu não usar a tática adotada nas comunidades da Zona Sul do Rio, ou seja, simplesmente transferir os traficantes com suas armas de guerra para as outras regiões do Rio, optando pela tática antiga o "tiro, porrada e bomba", como a mídia noticia.

Estranho a tática escolhida considerando que transferir criminosos se mostrou mais "eficiente" e muito mais fácil, pois eliminou os confrontos armados. Pensei que o governo do Rio iria transferir novamente para a Zona Sul os traficantes de drogas com suas armas de guerra, considerando que bastava fazer o caminho inverso.

Vamos aguardar os desdobramentos.
"SITE G1
Operação no subúrbio do Rio tem um morto, diz PM

Segundo a polícia, suspeito trocou tiros com agentes.

PM acredita que ainda existam comparsas feridos na mata.
Um homem foi baleado em confronto com agentes no final da manhã desta quarta-feira (3), no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, no subúrbio do Rio. Segundo a PM, ele morreu a caminho do hospital. A polícia fez uma incursão na mata que liga a favela ao Morro da Serrinha, em Madureira, também no subúrbio. Quatro batalhões participaram da ação.
De acordo com a polícia, o suspeito estava com uma pistola. Os policiais também encontram na mata uma escopeta e sete quilos e meio de maconha. Segundo o comandante do 41º BPM (Irajá), tenente-coronel Alexandre Fontenelle, é possível que exista uma espécie de enfermaria do tráfico na mata do Juramento, onde seriam tratados os traficantes baleados em confronto.
Por isso, embora a operação tenha sido encerrada, ele acredita que existam suspeitos feridos escondidos na favela. Eles teriam sido atingidos durante tiroteio com traficantes rivais na terça-feira (2) e policiais encontraram rastros de sangue na mata.
De acordo com Fontenelle, a PM está ocupando as favelas da Serrinha e São José da Pedra, em Madureira.
Operação com quatro batalhões
A operação contou com cerca de 80 homens do 41º BPM (Irajá), do 14º BPM (Bangu), do 9º BPM (Rocha Miranda) e do 3º BPM (Méier). A favela fica no mesmo maciço do Morro da Serrinha, que fica do outro lado, em Madureira, onde traficantes estão em guerra pelo controle dos pontos de venda de drogas.
Também na manhã desta quarta-feira, cerca de 30 policiais do 41º BPM fazem operação no alto do Morro da Serrinha. Na chegada dos policiais, houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. Também não foram encontrados suspeitos ou feitas apreensões de armas e drogas.
Desde a última segunda-feira (1º) moradores da Serrinha vivem assustados com os constantes tiroteios entre traficantes rivais. Segundo a PM, traficantes do conjunto de favelas do Alemão, na Penha, no subúrbio, estariam tentando invadir a favela".
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL

PROFESSOR E CORONEL

Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: