segunda-feira, 14 de junho de 2010

UPP DO BATAN - INVASÃO - DENÚNCIA GRAVE.

O nosso espaço democrático recebeu na Cbox a seguinte denúncia:
"Caro Cel quero lhe informar que ontem por volta das 01:30 da manhã traficantes do fumacê invadiram o BATAN e fizeram uma algazarra só, gostaria de saber onde estão os policiais da UPP. Tudo começou após uma discursão em uma festa junina que acontece na comunidade entre moradores do fumace e traficantes que ainda vivem no BATAN que não concordam em moradores do fumace frequentar a festa e logo em seguida foram ao fumace e voltaram fortemente armados aterrorizando a comunidade, isso não sai no jornal né. PM da UPP do Batan, ainda bem que eu não estava de serviço".
COMENTO:
Uma denúncia anônima deve ser vista sempre com cautela, porém não deve ser descartada de pronto. Eu estive visitando a UPP do Batan alguns meses atrás e fiquei espantando com o diminuto efetivo existente, na época além dos Policiais Militares que estavam de serviço, na comunidade só existiam três duplas de serviço. As bicicletas que tinham sido alvo de reportagem do jornal O Globo estavam todas encostadas, inclusive a guiada por Beltrame para a reportagem. Um efetivo tão reduzido quase nada poderia fazer diante de uma invasão de traficantes, portanto, a invasão pode ter ocorrido.
Recentemente soube que o efetivo foi reforçado, porém não conheço os novos números.
Diante da denúncia, solicito que os Policiais Militares que trabalham no BATAN que confirmem ou neguem essa invasão.
Eu tentarei buscar por meios próprios essa informação.
Quem sabe alguém da mídia independente decida publicar algo.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

7 comentários:

Anônimo disse...

Sr. cel Paul, venho trazer um informe com relação a denuncia de invasão de bandidos armados na comunidade do Jardim Batan.
Estava de serviço na segunda feira e de acordo com os proprios policias que passaram o serviço, realmente ouve um pequeno tumulto apos a festa e fora da comunidade devido a uma suposta rixa antiga entre moradores da comunidade do Fumacê e do batan. Porem nenhum comunicado de elementos armados ou invasões do genero. Sabemos que infelizmente do outro lado da av. Brasil, no Fumacê, existe forte tráfico de drogas e que os moradores anceiam por uma extensão da unidade do Batan mas por motivos desconhecidos ainda não é possivel essa extensão.
Atualmente um efetivo de cerca de 50 homens deram novo sangue a unidade, e ai existe uma indagação: como em um efetivo de 40 policias (efetivo estimado diariamente) nenhum deles recebem esse informe e ao menos ouve um disparo de arma de fogo? Em um certo momento essa suposta invasão seria até benefica para que se pudesse dar início a uma extensão da unidade já citada entes.

Anônimo disse...

PARECE QUE ALGUNS NAO ESTAO QUERENDO COLABORAR COM A PAZ QUE FOI ESTABELECIDA NO BATAN,QUE RECONHECIDAMENTE ESTAO DE PARABENS TODOS OS ENVOLVIDOS NESSA AÇAO,EM TRAZER A ORDEM AO BATAN.O QUE AQUI RELATO É DA PALHAÇADA QUE ESTA HAVENDO EM FRENTE AO BAR DO INDIO,POIS TODA NOITE FICAM MARMANJOS E A PROPRIA FILHA DO DONO DO BAR NUMA FARRA,COM PALAVROES E GUERRINHA DE PEDRA,O QUE ME INDIGNOU FOI UMA SENHORA PASSAR E AMEAÇA-LOS DE CHAMAR A POLICIA,POIS OS MESMOS RIRAM E MANDARAM A SENHORA CHAMAR QUEM QUER QUE FOSSE ,A POLICIA ,O SR VOLNEY,QUE ALI QUEM MANDA É A MOLECADA,BASTARIA APENAS QUE AS VIATURAS PASSASSEM COM MAIS FREQUENCIA NO LOCAL E ATE MESMO APLICASSE UM CORRETIVO,POIS COM CERTEZA,NESSE FRIO,FAZENDO ALGAZARRA AS 02:00 DA MADRUGADA,SO PODEM SER DESOCUPADOS QUE NAO TEM COMPROMISSO COM NADA NO DIA SEGUINTE,EM NOME DA COMUNIDADE AGRADEÇO!

Anônimo disse...

Venho por meio desta, expressar minha indignação e revolta à certos policiais que fazem parte do efetivo do Batan. Em contrapartida,parabenizo todos os novos policiais, recém- formados, que colocam em prática tudo aquilo que aprenderam. Há pouco tempo, fui fui abordado com truculência por um sargento e um cabo.Por motivo torpe. Inclusive o caso está em juízo, e por incrível que pareça ainda vou responder por desacato à autoridade. Mas sei dos meus direitos e deveres, e com certeza os usarei em meu favor. O que me deixa mais chateado é que não foi a primeira, nem a segunda e sim a terceira vez, que esse mesmo fato ocorreu comigo. Fui agredido covardemente, tapas na cara, humilhações perante meus familiares, e até mais, ameaçado... Meus familiares pediram até que eu viajasse, com medo de represálias. Enfim, minha revolta é que mesmo sendo filho de militar, com uma educação totalmente inclinada aos valores éticos e morais,inclusive o meu sonho e de ser um policial militar, já participei de vários concursos, e participarei deste que estar por vir. Eu venho de uma linhagem de militarismo. Meu avô, meu pai, todos os meus tios seguranças, um deles já é reformado do exército. Digo e repito, jamais desrespeitei um policial na minha vida, e mais numa tentativa de assalto à mão armada em se não me engano 2003, policiais de Vista Alegre, me ajudaram a não ser assaltado, justamente e juntamente com minha ajuda, pois de frente com os bandidos, os chamei em questões de segundos, os mesmos policiais cumpriram com seus deveres e eu com meus de cidadão.
Desculpe à extensão do texto, e obrigado pelo espaço dado. E com certeza de uma coisa eu tenho certeza, infelizmente a esses policiais do qual eu citei, pagarão pelos seus atos e jamais, jamais ficarei com rancor deles ou com raiva, pois todos os meus valores ainda estão e sempre estarão comigo....
Sou à favor da PEC 300 rsrsrsrsrsrsrs! Valeu

Anônimo disse...

Infelizmente no que diz respeito aos salários, melhores condições de trabalho,enfim, sabemos que muita coisa ainda tem que melhorar.
Acho que deveria haver unificação e não união,o que vem acontecendo há tempos e com resultados insatisfatórios, como vemos atualmente. E quem paga somos nós cidadãos, uma vez que o Estado não mantêm o policial, seja ele militar, civil, Bombeiros...
Aqui no Batan não é diferente, todos os dias vemos policiais, almoçando "de graça" em pensões da área. Muitas das vezes "pedem", água, refrigerante, e outras coisas aos bares que em princípio superfulas,mas........
Certo ou errado ? Depende do ponto de vista. Ou seja, estamos pagando pela proteção e fazendo o papel do Estado. Talvez seja por isso que o Brasil não vai pra frente, por isso sou à favor da unificação dos salários (PEC 300), aí fica uma bola de neve, vem as eleicões, trocam se os governantes, e tudo cai por terra, no esquecimento. Só um aviso ao policiais da UPP do BATAN, fiquem espertos pois isso que fazem é errado,e estamos de olho, sabemos das dificuldades, mas não suportamos mais isso, não podemos pagar pelo Estado.E não se esqueçam que vocês são policiais, não abusem do seus poderes, dados por nós cidadãos,fechando o comércio local, ora por ordem do comandante, ora por ordem do"presidente da associação". Saibam que estamos no mesmo barco, somos cidadãos de bem assim como vocês. E ao Comandante responsável pelo gerenciamento no Batan, peço que fique tranquilo, pois o BATAN com certeza absoluta já está pacificado. Posso afirmar que mais ou menos 99% da população é do bem, trabalham, estudam, cumprem com suas obrigações. Não sou ou somos diferentes de ninguém, numa reportagem vi o então atual presidente da associação Sr Walney, dizer que mora na comunidade há mais de 25 mais ou menos,sendo ele da BOPE, temos a maior admiração por ele, e sabemos o que ele fez durante esses anos. Mas, em contrapartida, eu 26 anos de idade, também nascido e criado no local, meus avós aqui moraram, meus pais ainda moram, e aqui estou eu também com minha esposa e meus filhos. Resumindo meu raciocínio ,vamos "unificar", ainda temos muito a fazer para a comunidade, já fomos beneficiados com trocas de geladeiras pela LIGHT, existem melhorias no saneamento básico, diversos cursos profissionalizantes,enfim é o Estado fazendo o seu papel.
Não podemos deixar que nossos valores se percam com o tempo, que nossa história seja apagada, espero que vocês policiais estejam entendendo meu ponto de vista, honrem a farda que vestem, não se corrompam, sei que muitas das vezes vocês recém-formados são guiados pelos mais antigos,pela hierarquia, mas se ordenarem uma coisa que é errada ao seu entendimento, não o faça, mantenha vivo seu valores éticos e morais.
Aprendi muiatas coisas nessa vida e ainda tenho muito que aprender, mas de uma coisa que aprendi e passarei para minhas futuras gerações é que "EU SOU O ESPELHO DO MEU PAI", E MESMO QUE ESTE ESPELHO SE QUEBRE,AINDA REFLETIRÁ .....

Anônimo disse...

Infelizmente no que diz respeito aos salários, melhores condições de trabalho,enfim, sabemos que muita coisa ainda tem que melhorar.
Acho que deveria haver unificação e não união,o que vem acontecendo há tempos e com resultados insatisfatórios, como vemos atualmente. E quem paga somos nós cidadãos, uma vez que o Estado não mantêm o policial, seja ele militar, civil, Bombeiros...
Aqui no Batan não é diferente, todos os dias vemos policiais, almoçando "de graça" em pensões da área. Muitas das vezes "pedem", água, refrigerante, e outras coisas aos bares que em princípio superfulas,mas........
Certo ou errado ? Depende do ponto de vista. Ou seja, estamos pagando pela proteção e fazendo o papel do Estado. Talvez seja por isso que o Brasil não vai pra frente, por isso sou à favor da unificação dos salários (PEC 300), aí fica uma bola de neve, vem as eleicões, trocam se os governantes, e tudo cai por terra, no esquecimento. Só um aviso ao policiais da UPP do BATAN, fiquem espertos pois isso que fazem é errado,e estamos de olho, sabemos das dificuldades, mas não suportamos mais isso, não podemos pagar pelo Estado.E não se esqueçam que vocês são policiais, não abusem do seus poderes, dados por nós cidadãos,fechando o comércio local, ora por ordem do comandante, ora por ordem do"presidente da associação". Saibam que estamos no mesmo barco, somos cidadãos de bem assim como vocês. E ao Comandante responsável pelo gerenciamento no Batan, peço que fique tranquilo, pois o BATAN com certeza absoluta já está pacificado. Posso afirmar que mais ou menos 99% da população é do bem, trabalham, estudam, cumprem com suas obrigações. Não sou ou somos diferentes de ninguém, numa reportagem vi o então atual presidente da associação Sr Walney, dizer que mora na comunidade há mais de 25 mais ou menos,sendo ele da BOPE, temos a maior admiração por ele, e sabemos o que ele fez durante esses anos. Mas, em contrapartida, eu 26 anos de idade, também nascido e criado no local, meus avós aqui moraram, meus pais ainda moram, e aqui estou eu também com minha esposa e meus filhos. Resumindo meu raciocínio ,vamos "unificar", ainda temos muito a fazer para a comunidade, já fomos beneficiados com trocas de geladeiras pela LIGHT, existem melhorias no saneamento básico, diversos cursos profissionalizantes,enfim é o Estado fazendo o seu papel.
Não podemos deixar que nossos valores se percam com o tempo, que nossa história seja apagada, espero que vocês policiais estejam entendendo meu ponto de vista, honrem a farda que vestem, não se corrompam, sei que muitas das vezes vocês recém-formados são guiados pelos mais antigos,pela hierarquia, mas se ordenarem uma coisa que é errada ao seu entendimento, não o faça, mantenha vivo seu valores éticos e morais.
Aprendi muiatas coisas nessa vida e ainda tenho muito que aprender, mas de uma coisa que aprendi e passarei para minhas futuras gerações é que "EU SOU O ESPELHO DO MEU PAI", E MESMO QUE ESTE ESPELHO SE QUEBRE,AINDA REFLETIRÁ .....

Anônimo disse...

senhor coronel o que falta para colocar uma upp aqui na comunidade do fumace .estao esperando muitas pessoas inocentes morrerem , porque tudo e midia ne explica no batan so tem upp por causa da reportagem do o dia ,nos moradores queremos ter o direito de ir e vir do trabalho para casa .hoje as 6 da manha um grupo entra na comunidade e da tiro nas janelas ,furam carros e matam moradores que nao tem nada a ver ,nos nao aguentamos mais isso eo pior ainda falam na imprensa que mandaram policia para ca ,ja estamos cansados queremos segurança e tranquilidade .

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Sérgio Cabral (PMDB) é elitista. As UPPs são para pacificar a Zona Sul. As UPPs daTijuca têm o objetivo de enfraquecer a votação de Gabeira na área, pois ele arrasou Eduardo Paes na região. Juntos Somos Fortes!