sábado, 19 de junho de 2010

GOVERNO SÉRGIO CABRAL: A CRISE DAS UPAs.

O governo Sérgio Cabral (PMDB) trouxe na manga da camisa uma possível solução para a saúde pública fluminense: a MILITARIZAÇÃO.
Primeiro, atrelou o Corpo de Bombeiros à secretaria de saúde, retirando da pasta da segurança pública, em desacordo com o definido pela constituição federal. Em seguida, abriu concursos para a área médica do Corpo de Bombeiros, transformando a corporação em um grande hospital, tamanha a quantidade de Oficiais e de Praças na área médica, em detrimento da atividade fim, o quadro de combatentes.
Finda essa parte, Cabral demitiu mais de 1.500 funcionários do SAMU 192, colocando Bombeiros Militares no lugar, criando o único SAMU militarizado do Brasil.
Finalmente, vieram as UPAs, a saúde alugada, considerando que tudo nelas é alugado. Todavia, o tiro foi na água, pois os médicos começaram a solicitar baixa do Corpo de Bombeiros e as UPAs começaram a ficar esvaziadas, forçando o aperto nas escalas, o que trouxe mais insatisfação.
A providência veio logo: AUMENTAR AS GRATIFICAÇÕES.
Não adiantou, as baixas continuaram, provocando uma falta de PEDIATRAS nas UPAs e os clínicos gerais estavam se negando a atender crianças, aumentando a crise.
Diante da crise, parece que veio uma velha solução mágica.
Eu ouvi que novamente teriam AUMENTADO AS GRATIFICAÇÕES, o que considero plenamente possível, pois gratificar pequenos grupos que atendam aos interesses do governo tem sido uma prática da atual gestão. Apenas não considero verdadeiro o valor dessas gratificações que chegou ao meu conhecimento: R$ 7.500,00 mensais.
Sinceramente, não acredito que Sérgio Cabral (PMDB) se proponha a pagar para um Tenente médico do Corpo de Bombeiros, uma gratificação igual ao salário mensal de um Coronel Bombeiro Militar.
Penso que esse boato não represente a verdade, embora tenha surgido junto com a informação de que após a divulgação do aumento da gratificação, teriam surgido cerca de 50 clínicos gerais dispostos a atuar como PEDIATRAS.
Vamos aguardar melhores informações.
Na caminhada ds servidores públicos surgiu outra denúncia:


JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

6 comentários:

Anônimo disse...

cel paul fui informado por um colega meu,que as gratificações irão acabar,como podem acabar com os médicos ganhando tudo isso mais do que um cel com 30 anos de serviço,fico com o aumento da gratificação para 7.000 e pouco!!!!

Rick Sardella disse...

Olá Cel Paul!

O sr. retirou os links de blogs parceiros?

:/

Grande abraço!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Não. Deve ter sido algum ataque. O blog é um alvo fácil, sofre toda sorte de invasões. Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Muito simples a resposta sobre estas graificações de R$7.500,00 e com certezaelas irão acontecer para que no príodo eleitoral que as UPAs funcionem as mil maravilhas.Passando-se as eleições o DESGOVERNADOR vai certamente cancela-las

Paulo Ricardo Paúl disse...

Pode ser... Do Cabral podemos esperar tudo. Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

eu sei que as gratificações dos médicos está 4.000 reais,enfermeiros 1.800 reais e os escravos dos auxiliares e técnicos de enfermagem 700 reais(por uma escala de 24x48)inclusive para oficiais enfermeiros!!!!